• Guia de Investimento

Vlog de viagem: a relevância do conteúdo para os seguidores



Foto por Freepik

Não é de hoje que o vlog de viagem é bastante popular entre o público, uma vez que é similar aos famosos Stories do Instagram, porém, são mais voltados à documentação das peculiaridades do lugar onde é gravado.


Tendo o mesmo intuito dos blogs, os vlogs tratam-se de pequenos vídeos onde é possível acompanhar o dia a dia de seu produtor. Estes são criados para os mais variados temas, desde rotinas diárias até mesmo o assunto que abordaremos hoje: viagens.


Está pronto para ingressar nessa aventura? Então se acomode, prepare a sua mala antiga de viagem e confira os benefícios dos vlogs de viagem, principalmente para quem atua no ramo turístico.

O segmento de turismo no meio digital

Para começar, é importante saber que as redes sociais estão em alta hoje em dia, sendo utilizadas tanto para entretenimento, quanto para trabalho e comércio.


O Instagram se tornou praticamente uma porta de boas-vindas a todos que gostam de viajar e publicar suas fotos e Stories de suas viagens, sendo bastante visado pelas empresas e turistas.


Enquanto os meios comerciais podem utilizar esse recurso para divulgar seus oásis, praias e estabelecimentos incríveis.


Por esse motivo, muitas empresas buscam influenciadores ou pessoas comuns que costumam divulgar essas fotos, servindo como uma espécie de folder turístico para os que aspiram se aventurar pelo destino apresentado.


O YouTube também é um dos responsáveis pelo crescimento de 600% de visualizações de vlogs de viagem.


Nesta plataforma existem milhares de pessoas que compartilham suas experiências e histórias, fazendo com que aconteça uma frequente oferta e demanda por viagens.


Caso seja por meio profissional ou pessoal, os próximos tópicos irão abordar exemplos de onde são realizados esses vlogs e porque sua empresa deve fazê-lo e/ou incentivá-lo.

1 - Grave vídeos de seu estabelecimento

Caso esteja procurando chamar a atenção dos hóspedes, saiba que criar vídeos diários das instalações de seu hotel é extremamente positivo.


Os seguidores que assistirem ao vídeo conhecerão um pouco mais sobre os serviços ofertados pelo estabelecimento, como os funcionários se comportam e sobre a comodidade do local.


Assim, incentivarão novas pessoas a se hospedarem no mesmo local em uma possível visita. Faça vlogs do interior dos quartos para conhecerem mais o interior do local, evitando filmar banheiros e produtos de higiene pessoal atacado como creme rejuvenescimento do rosto.


Alguns temas gerais podem ser combinados com funcionários para que sempre tenham algo de legal para comentar no vlog do seu estabelecimento ou de um hóspede.

2 - Faça registros da região

Explorar através de um vídeo os pontos turísticos da região do seu estabelecimento ou destino de viagem é uma das opções mais interessantes que o vlog pode oferecer.


Normalmente, pessoas mais jovens utilizando óculos feminino de sol e outros acessórios gravam diversos momentos de boa parte da sua viagem, desde o quarto do hotel até um rochedo próximo a alguma praia.


O importante é acontecer esse engajamento e utilizar-se dos pontos fortes do lugar para se promover. Alguns exemplos de vlogs interessantes a serem gravados são:

  • Sobre comidas típicas locais;

  • Atividades que podem ser realizadas próximas ao hotel;

  • O relacionamento dos funcionários com hóspedes;

  • Pontos turísticos importantes da cidade.

Independentemente de qual for a estratégia abordada, o foco é oferecer uma verdadeira experiência única a quem assistirá ao vlog, de forma simples e autêntica.


Se as pessoas que ali estão se encantarem com o local, é muito provável que isso será transmitido pelo vídeo, mesmo que de forma inconsciente.


Caso decida mostrar lugares com bastante fluxo de pessoas, tome cuidado com o ambiente. Procure um local que esteja limpo e bem cuidado, afinal, ninguém quer ver um banheiro químico ao fundo da gravação.

3 - Utilize o máximo de recursos disponíveis

Os perfis comerciais das redes sociais ajudam os clientes ou outras empresas interessadas entrarem em contato.


O Instagram é um meio de divulgação bastante forte e influente, mas considere também utilizar de outras redes sociais, como o Facebook e até mesmo o YouTube para a publicação dos vlogs.


No caso do Instagram, ao alcançar a marca de 10 mil seguidores, sua empresa terá acesso liberado para a opção “arrastar para cima”, que nada mais é do que redirecionar o seguidor para a sua página na internet.


Já no YouTube, é possível fazer diversos vídeos curtos de aproximadamente 10 minutos sobre variados assuntos de um mesmo lugar.


Por exemplo, é possível fazer um vídeo sobre a comida e os pratos servidos no local, outro sobre o atendimento e atenção, e um terceiro ainda sobre pontos turísticos do local.


Caso não seja uma empresa, foque em acertar nas buscas pelo seu conteúdo com palavras-chave efetivas e crie descrições interessantes sobre seus vídeos, além de que as tags também podem ajudar muito e fazer com que seguidores encontrem o seu canal.


Vincule todas as redes sociais ao mesmo conteúdo, dessa forma caso alguém conheça seu Instagram mas não o canal no YouTube, pode ser que ela comece a acompanhar ambas as redes.


Sempre é possível adicionar esses links nas plataformas já citadas, então, utilize esses recursos e provavelmente a interação de seu público será muito mais ampla e ativa.


Além disso, melhorar os serviços sempre é uma opção. Pense e foque na sensação que deseja entregar ao seu público. Caso necessário, reorganize os móveis e crie um cenário mais adequado, adaptando o ambiente da melhor maneira possível.


Se o estabelecimento for um restaurante local, realize a impressão de cardápios novos. Seja criativo e busque sempre causar as melhores emoções a quem acompanha os conteúdos.

4 - Faça parcerias com influenciadores digitais

Influenciadores são pessoas-chave para a divulgação do negócio, visto que muitas pessoas os seguem e gostam de compartilhar das experiências e histórias que eles têm das viagens.

Muitos desses influencers são especialistas no assunto e podem causar no público aquela vontade de visitar o mesmo lugar, gerando mais visualizações, o que promove uma melhor divulgação de seu estabelecimento.


Portanto, uma parceria com alguns influenciadores pode ser a jogada de mestre necessária para alavancar visitas a seu hotel.


Caso seja possível, auxilie com os gastos de viagem ou ofereça serviços como fretamento de vans para incentivá-los a se sentir ainda melhor enquanto estiverem hospedados no local. Essas sempre são uma boa opção e ainda proporcionam uma certa comodidade.

5 - Invista em um bom equipamento

É importante investir em um equipamento bom se você como empresa ou influenciador digital pretende fazer vlogs diários sobre os locais que visita ou estabelecimentos.


Para começar, invista em uma câmera com uma boa qualidade de imagem e que tenha uma boa captação de áudio, visto que normalmente (embora nem sempre) os lugares contarão com a presença de outras pessoas, criando aquele ruído padrão de lugares movimentados.


Ambos podem ser encontrados pela internet com preços variados, mas que ainda assim cabem em seu bolso.


Caso goste de fazer vlogs em casa ou em um ambiente de escritório, utilize a câmera de um telefone celular para gravar seus vlogs. Um equipamento opcional, mas que pode ajudar nas gravações é um porta celular acrílico.


Ele auxilia no apoio, deixando o aparelho imóvel para gravar seu rosto, expressões e voz, sem que a tela fique mexendo ou que corra o risco de o aparelho cair por conta do apoio não estar muito bom.


Uma outra opção de equipamento é um bastão de selfie, onde o celular se encaixa na ponta da haste, sendo possível esticar o braço e filmar a si mesmo e outros colegas, amigos ou conhecidos, aproveitando as gravações de um novo ângulo.

6 - Passe uma boa imagem

Uma comunidade forte é um dos alicerces para o influenciador digital (e empresas também), portanto, é de extrema importância criar vínculos com os seguidores e sempre que possível, dar a devida atenção nas redes sociais.


Responder e curtir comentários faz com que o seguidor sinta que a opinião dele está sendo ouvida e ele está sendo incentivado a continuar interagindo.


Inclusive, realizar vídeos ao vivo é uma das formas de interagir com o seu público, pois além de eles verem um pouco mais o lado humano do criador de conteúdo, conseguem mandar perguntar, vibrar, interagir e conversar ali na hora.


É interessante disponibilizar as datas de quando essas transmissões acontecerão, sempre trazendo informações adicionais que não trouxe nos outros vlogs, ou até mesmo fazer uma live enquanto caminha, mostrando todo o local em volta, criando assim um vlog ao vivo.


Por fim, monitore os resultados obtidos pelos vídeos através das ferramentas disponíveis pela própria plataforma. Os dados podem te orientar a decidir o que está bom e o que deve ser mudado, além do que deve ser completamente retirado.


Lembre-se de usar os dados obtidos para criar novas e poderosas estratégias que consigam impactar o seu trabalho. Seja como um cientista, que vai testando as mais diversas combinações para chegar a um resultado satisfatório ao final.

Então, já criou o seu roteiro do seu vlog para a próxima viagem? Esperamos que esse artigo tenha servido de pontapé inicial para que você comece a se aventurar no meio digital, criando conteúdo que goste. Arrume suas malas e até a próxima viagem!


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 comentário

Reserve sua viagem aqui:

Júlia Orige
Blogueira de viagem
Oi gente, eu sou a Júlia e o Quem vai e quem fica é o espaço onde eu organizo todos os meus conteúdos de viagem. Pra te guiar pelas suas próximas aventuras.
Aqui eu ofereço os meus erros e os meus acertos para que você possa viajar melhor e mais fácil
Me acompanhe diariamente no Instagram
Para falar sobre parcerias e publis mande um email para comercial@quemvaiequemfica.com
  • Instagram
  • TikTok
  • YouTube
  • Pinterest
Está se sentindo generoso e quer me mandar um pix? juliaorige@gmail.com

Dicas de viagem em destaque:

4.png

Organize a sua viagem:

Vídeos de viagem no YouTube:

kindle unlimited
amazon prime
pacote-sao-luis-lencois-maranhenses-segu