• Guia de Investimento

Você sabe a importância da identidade visual para as redes sociais?



Identidade visual é o uso de elementos gráficos que transmitem ao público os valores, ideias e propósitos de uma marca.


Ela é importante porque, assim como as pessoas, as empresas também precisam ter um conjunto de características que as façam ser reconhecidas e lembradas.


É como se estivéssemos falando do rosto da empresa, pois, como reconhecer as muitas marcas que temos hoje no mercado, se elas não tivessem uma identidade bem definida?


A identidade visual é parte das estratégias de qualquer negócio, por isso precisa ser priorizada. Se ela é bem-feita, fica mais fácil encantar os consumidores e transformá-los em clientes.


Por outro lado, se é mal trabalhada, passa despercebida e não é reconhecida por ninguém. Imagine como seria na hora de comprar, por exemplo, um refrigerante se todas as embalagens fossem iguais e não existissem nomes e rótulos?


Seria difícil, até mesmo, de escolher um produto com base na qualidade dele. Como saber qual é o melhor ou o que você mais gosta?


Pensando na importância desse assunto, neste artigo, vamos falar sobre o que é identidade visual, seus benefícios, vantagens nas redes sociais, como ajuda no engajamento e reconhecimento da marca e dar algumas dicas para aplicá-la nas redes sociais.

O que é identidade visual?

Identidade visual é o emprego de elementos gráficos e visuais que mostram quem é a empresa. Também levam até os consumidores a mensagem de sua marca, missão e valores e como ela enxerga a sociedade.

Devemos pensar nas empresas como pessoas quando falamos de identidade visual. Todos nós temos um nome e algumas características que nos diferenciam de outras pessoas.


As organizações também precisam dessa identidade, como no caso de uma gráfica especializada em impressão de calendário de mesa, para que seja reconhecida de maneira positiva no mercado.


A identidade visual destaca as melhores qualidades da marca, para que ela seja vista como única. Isso vai influenciar diretamente na decisão de compra, fazendo com que as vendas cresçam ou diminuam.

É preciso pensarmos nessa estratégia como a personalidade da empresa, por isso, para ser usada, ela deve ser bem elaborada para que possa ganhar espaço no dia a dia do consumidor.


As marcas mais famosas levam a identidade visual tão a sério que são reconhecidas no mercado apenas por suas cores. Só que para conseguir esse feito, é preciso contar com elementos como:

  • Logotipo;

  • Paleta de cores;

  • Tipografia;

  • Materiais de divulgação;

  • Elementos nas redes sociais.

Agora que você já entendeu o que é identidade visual e como ela é usada pelas empresas, vamos falar um pouco mais sobre a sua importância.


Importância da identidade visual para as empresas

A identidade visual é importante para as empresas, como as fabricantes de guardanapo personalizado casamento, por conta de seus benefícios.


Um deles é o fato de que a marca passa a ser mais reconhecida pelo público, ao ponto de bastar apenas um contato visual para saber qual é a empresa.


Essa identificação é importante porque evita que os produtos e serviços se percam em meio aos concorrentes ou até mesmo passem despercebidos pelos consumidores.


Outro benefício é o reconhecimento do valor da marca, pois quanto mais presentes os elementos visuais dela estão na vida de alguém, maior será a proximidade e a preferência pelo que é vendido.


O consumidor passa a assimilá-la e lembrar dela toda vez que precisar de alguma coisa que a empresa ofereça. Em outras palavras, ele se torna favorável àquela marca de maneira praticamente automática.

Para ter uma ideia melhor desse benefício, podemos nos lembrar das empresas com as quais compramos sem pensar duas vezes.


Isso acontece porque são companhias que investiram na identidade visual durante anos para construir uma imagem forte.


Com isso, conseguiram fazer com que os consumidores se identificassem com elas, despertando sua confiança, pertencimento e engajamento.

Vantagens da identidade visual nas redes sociais

As redes sociais são plataformas indispensáveis para as estratégias de marketing das organizações, como as fabricantes de crachá em branco que posteriormente serão usados pelas corporações.

No entanto, apenas ter um perfil nesses canais não é o suficiente, sendo necessário fazer uso da identidade visual nesse meio também.


Sem falar que a internet por si só é um ambiente extremamente competitivo, com muitas empresas lutando pela atenção dos usuários. Só que se destacar é um desafio ainda maior para aquelas que não têm uma personalidade bem definida.


Por isso, nas redes sociais, é preciso construir uma identidade visual sólida, algo que está diretamente relacionado ao branding, porque busca fortalecer a marca e fazer com que ela seja memorizada pelos consumidores.


Para chegar a esses propósitos, é preciso fazer uma comunicação visual coerente, que seja facilmente identificada e possa transmitir a essência da empresa.


Tudo depende de um uso adequado das cores, imagens, elementos que vão remeter à marca, sempre considerando os seus objetivos e outros componentes visuais que já existem.


Assim, chegamos às vantagens que essa estratégia traz para as empresas, por exemplo, agregando mais valor aos seus produtos e serviços.


Além disso, se uma fabricante de anel diamante grande possui um bom design, aumenta o engajamento dos seguidores nas redes sociais, visto que chama a atenção deles a cada nova publicação.


Com o passar do tempo, o perfil tende a crescer e a apresentar melhores resultados, por ter conquistado uma audiência que preza por seus conteúdos.


Dicas para usar a identidade visual nas redes sociais

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a identidade visual e como ela pode ser importante nas redes sociais, vamos dar algumas dicas para você aplicá-la nessas plataformas. Dentre elas:


Definir paleta de cores

A paleta de cores é o principal passo para criar a identidade visual nas redes sociais, e isso para qualquer tipo de empresa, tanto uma confecção de uniforme esportivo masculino quanto uma loja de utensílios para o lar, por exemplo.


A paleta deve levar em conta as cores primárias da marca, presentes, geralmente, no logo e nos materiais gráficos usados pela organização.


As cores usadas nas redes sociais devem ser compatíveis com as usadas em outros meios e materiais, principalmente, para não criar uma diferença visual muito grande.


A mesma paleta pode ser usada em elementos gráficos como vetores e ícones, para que seja possível destacar os elementos que compõem a imagem.


Definir filtros nas imagens

É necessário elaborar um filtro de edição para o feed, pois dessa forma é possível padronizar a maneira como as fotos serão expostas.


O filtro também permite que uma empresa de projeto de stand padronize o tom das cores, brilho, textura e luz, dentre outros efeitos que façam sentido para a marca.


Curadoria de imagens

É importante entender qual o propósito das imagens, afinal de contas, elas precisam fazer sentido para o público-alvo ao transmitir uma mensagem para ele.


Para usar as imagens nas redes sociais adequadamente, é preciso levar em consideração as características da audiência da marca.


Só que nem todas as empresas, como no caso dos pequenos negócios e quem está começando agora, têm condições de produzir suas próprias imagens. Mas isso não é problema, uma vez que eles podem recorrer aos bancos de imagem.


Definir a tipografia

Toda empresa, como uma fabricante de tela branca para projetor, por exemplo, também precisa definir a sua tipografia para aplicar a identidade visual nas redes sociais.


Trata-se de fontes que complementam a composição visual, para reforçar o conceito da marca. A empresa pode trabalhar com tipografias complementares, criando, assim, layouts mais dinâmicos e menos monótonos.


Essas estratégias têm como objetivo harmonizar as publicações e deixar o feed da plataforma usada pela empresa muito mais homogêneo. Elas também o tornam mais agradável e organizado para os seguidores da página.


Tudo isso acaba por interferir na forma como o público enxerga a marca, transmitindo maior seriedade e profissionalismo a cada novo conteúdo produzido pela empresa, como uma gráfica que faça agenda personalizada com logo.


Considerações finais

A identidade visual é muito importante para as empresas, pois é a partir dela que nasce a personalidade da marca e a marca em si.


Se bem elaborada, entra como parte do dia a dia do consumidor e faz com que a sua visibilidade aumente, a ponto de se tornar uma referência em sua área de atuação.


A identidade visual deve estar presente em todos os materiais de divulgação da empresa, mas também nos canais usados por ela para se comunicar com seu público, como no caso das redes sociais.


É uma maneira de personalizar o perfil, para que os seguidores reconheçam a marca imediatamente e possam estar em contato com ela por meio dessas plataformas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


0 comentário
Navegue pelo Quem vai e quem fica:
Páginas principais:
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest
Assine a nossa newsletter