• Júlia Orige

Destinos de viagem que foram sets de Game of Thrones


Viajar tem tudo a ver com sonho e sonho com imaginação. No geral, quem busca a Europa como destino gosta de história. Eu, particularmente, sou apaixonada por uma parte específica dela que só se encontra em território europeu: a Idade Média.

Provavelmente há mais de história medieval em Game of Thrones que nos livros do ensino médio. Há quem diga que Martin exagerou na fantasia, mas houve uma época em que a humanidade realmente acreditava em dragões. As mitologias grega, romana, egípcia, nórdica... são só mitologias agora, uma vez foram religiões.

São Jorge matou um dragão, por que Daenerys não poderia criar três?

George R. R. Martin já deixou bem claro que se inspirou tanto nos épicos de Tolkien como na Europa Medieval. Muitos dos personagens das Crônicas de Gelo e Fogo foram forjados a partir de reis e rainhas medievais, como Robert Baratheon, que veio de Eduardo IV, um guerreiro atraente e grandioso que acabou virando um rei corpulento e sedentário.

Depois dos livros, que incitaram a imaginação, veio a série da HBO para cobrir a falta de imagens. Para conseguirem recriar Westeros os produtores precisaram vasculhar o mundo atrás de paisagens parecidas e dos Sete Reinos perfeitos. Acontece que esse lugar não existe, é uma montagem de Espanha, Irlanda do Norte, Croácia, Islandia, Itália, Malta, Marrocos e sabe-se lá o que ainda há por vir. O mais interessante é que, além de filmarem uma série maravilhosa, mostraram-nos que há mais lugares belos no mundo do que pensa o turismo tradicional.

Por isso aqui listamos os lugares em que Game of Thrones foi filmado, além de seus pontos turísticos.

Floresta Tollymore - Irlanda do Norte

Foi aqui que os caminhantes brancos foram vistos pela primeira vez, aquela em que os selvagens estavam postos em círculo, mortos.


E também onde John achou os lobinhos gigantes!


Na verdade a Floresta Tollymore é um parque muito bonito, aberto para visitas. Ótimo para um piquenique ou uma caminhada. Sem falar nas fotos!

Endereço: Bryansford Road, Newcastle BT33 0PW, Irlanda do Norte

A locação do Castelo Negro e sua muralha na primeira temporada foi uma pedreira perto de Belfast (Megheramorne), o cenário foi parcialmente construído.

Winterfell

A criação de Winterfell precisava ser única, então os produtores optaram por filmar em lugares diferentes e montar. O primeiro lugar a ser filmado foi o Castelo Doune, uma fortaleza medieval na região central da Escócia, onde também foi filmado Monthy Python e o Cálice Sagrado.

Endereço: Castle Road, Doune, Stirling FK16 6EA,Escócia


Para algumas das partes externas foi escolhido o Castelo Ward, na Irlanda do Norte

Endereço: Castle Ward Estate | Strangford,Downpatrick BT30 7LS, Irlanda do Norte

Porto Real

A primeira locação de Porto Real foi Malta, depois os produtores partiram para Dubrovnik para complementar a sua imagem da capital de Westeros. Algumas cenas também foram filmadas no Marrocos, aquelas em que se precisava de ruas estreitas, da Baixada das Pulgas.


Malta


Dubrovnik

Ilhas de Ferro

As cenas em que Theon volta a casa e é batizado foram filmadas em Ballintoy, já o castelo teve de ser feito.



Já que viajar até o mundo de Martin tá complicado, ficamos com este aqui por enquanto. Acho igualmente encantador, tem tanta coisa ainda por descobrir! Mais tarde vou montar uma seção no site para turismo literário e fazer um post sobre cada um desses lugares maravilhosos, com dicas e roteiros!

Quem quer ir para os Sete Reinos?


Navegue pelo Quem vai e quem fica:
Páginas principais:
Atalhos:
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest
Receba dicas de viagem por email: