top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Próximo passo: visto de estudante



novo passaporte brasileiro

Meu passaporte chegou, finalmente. Ele veio com uma arte nova, a capa mudou. Eu, particularmente, gostava do anterior, mas que isso importa? Eu quero é usá-lo! Bom, com o passaporte na mão e um número novo, agora devo partir para a próxima etapa: o visto.

Como pretendo ficar em Portugal mais que um ano, vou terminar a graduação lá, devo pedir o visto de residência, não de estadia. As informações disponíveis no site do consulado são um pouco confusas. Há vários consulados de Portugal no Brasil, o mais perto de mim fica em São Paulo. Mas há vice-consulados, que podem fazer as entrevistas e entregar os vistos, daí, o mais perto é Curitiba. Ainda assim, é uma viagem.

Mas a questão não é essa. O vice-consulado de Curitiba não tem site, por isso não sei as informações deles, estou seguindo as de São Paulo. Basicamente eu tenho de juntar vários documentos e enviar por correio, ainda não sei bem se pra São Paulo ou para Curitiba, via Sedex com outro envelope Sedex já pago dentro, para que possam me devolver. Depois de mandar os documentos, será agendada uma entrevista, em Curitiba, para que eu vá até lá. E essa é a última etapa.

No momento, corro atrás dos documentos e espero a carta de aceitação da universidade, que devo também mandar.

Espero que dê tudo certo.


bottom of page