top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Pontos turísticos históricos em Lisboa que você tem que conhecer


Lisboa é uma das cidades mais antigas da Europa. Os primeiros habitantes humanos foram os Neandertais. Desde então, muitos diferentes povos passaram por onde hoje é Lisboa, antes mesmo de se tornar Olisipo, parte do Império Romano. E essas migrações não pararam (continuam até hoje). Durante a Idade Média passaram por Lisboa visigodos, suevos, hunos, celtas, mouros e mais alguns.

Em Lisboa você encontra objetos e ruínas da Idade do Bronze, Teatros Romanos, castelos mouros e catedrais. Tem história para todos os gostos. Veja alguns pontos turísticos históricos em Lisboa que você tem que conhecer:

Castelo São Jorge


castelo são jorge lisboa

O Castelo São Jorge não é bem o que se espera de um castelo. Esse não é um palácio, com camas ou mesas de luxo. É um castelo medieval, de pedra e hoje sem interior. É no castelo que você vai encontrar a vista mais bonita de Lisboa, ruínas de casas pré-históricas e um museu arqueológico de objetos encontrados na cidade. A região do castelo foi a primeira a ser habitada, por causa da sua localização estratégica perto do Tejo e mesmo assim no alto.

O castelo foi construído pelos muçulmanos, no século onze, antes da "reconquista". E foi a tomada do castelo por D. Afonso Henriques (primeiro rei de Portugal) que marcou a conquista de Lisboa. Saiba mais sobre a história do Castelo São Jorge aqui.

Mosteiro dos Jerónimos


mosteiro dos jeronimos lisboa

Uma das atrações mais procuradas em Lisboa é o Mosteiro dos Jerónimos, no bairro de Belém. O mosteiro foi construído no século 16, por ordem de D. Manuel I. Os monges da Ordem de São Jerónimo que ali viviam tinham como obrigação rezar pelo rei e ajudar os navegadores que passavam por ali. Veja mais sobre o Mosteiro dos Jerónimos.

Ruínas do Carmo


ruinas do carmo lisboa

As ruínas do Convento do Carmo são uma expressão da Idade Média em Lisboa e do terremoto de 1755. A construção foi parcialmente derrubada pelo terremoto e não foi reconstruída, como o resto da cidade. Mas, mesmo incompleta, é maravilhosa. Além da história do próprio prédio, na parte coberta funciona um museu arqueológico. O museu é pequeno, mas tem uma coleção impressionante. Veja mais aqui.

Museu de Lisboa


Foto de: http://tintacompinta.blogspot.com.br/2011/05/museu-da-cidade-de-lisboa.html

O Museu de Lisboa está espalhado pela cidade em 5 prédios diferentes. O núcleo do museu, no Campo Grande é dedicado à história de Lisboa. A exposição mostra a evolução da cidade, dos primórdios até o começo do século 20. O museu é em um palácio do século 18 (Palácio Pimenta), um tanto afastado do centro histórico de Lisboa, mas bastante acessível por metro ou autocarros. Para quem quer aprender sobre a história de Lisboa, esse é o lugar ideal. Entre no site do museu aqui.

Lisboa é toda história. Andar nas ruelas do Bairro Alto também é presenciar a história viva no ar e nas pedras da cidade. Mas esses pontos são especiais, condensam as lembranças de um belo passado. Você conhece mais algum lugar especial para a história de Lisboa? Comente aqui embaixo.


Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page