top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Aldeia da Mata Pequena: uns dias de turismo rural



aldeia da mata pequena

A Aldeia da Mata Pequena fica em Mafra, a cerca de uma hora de viagem de carro de Lisboa, e foi especialmente preparada para receber turistas em busca de um ambiente rural. A habitação do local da aldeia vem desde a ocupação do Império Romano, mas sempre foi uma aldeia muito pequena, no século 19 contam-se que havia cerca de 70 pessoas vivendo ali. Recentemente, a aldeia foi reconstruída para receber visitantes.

Durante a estadia a ideia é que se sinta o ambiente campestre com os costumes locais. Todos os dias de manhã o pão chega quentinho à porta, há animais logo ao lado de casa e o interior das habitações é rústico, porém confortável.

Fui para lá passar uns dias com um grupo de amigos. Foi uma viagem especial de final de semestre, para desestressar e esquecer a faculdade por uns momentos. Todas as casas têm um nome, a nossa foi a "Casa do Vinho". Entre a sala de jantar e a sala de estar há um espaço onde se fazia vinho, pisando nas uvas. Tínhamos também uma piscina e uma vista incrível. Passamos nosso tempo descansando no jardim, cozinhando, passeando pela aldeia e pelos morros ao redor. O local é lindo. Há vinhedos, plantações de trigo e uma antiga chaminé vulcânica.

A Aldeia da Mata Pequena é uma ótima opção para quem busca um descanso da vida agitada e da cidade. É uma viagem para recuperar as energias com a beleza natural - e perder algumas subindo e descendo os campos. Recomento o passeio até o Penedo de Lexim, ou o antigo vulcão. É um monumento natural muito bonito e também proporciona uma vista linda. Ali foram encontrados diversos artefatos da Idade do Bronze, indicando que o local foi ocupado pelos nossos muito antigos ancestrais.

Na verdade, na estrutura natural do Penedo de Lexim foi construída uma das primeiras arquiteturas defensivas da Península Ibérica, no terceiro milênio antes de Cristo, ou seja, muralhas.

Veja algumas fotos da nossa viagem à Aldeia da Mata Pequena:


piscina no campo

Essa é a piscina da Casa do Vinho


blog de viagem

Um dos nossos passeios pelos campos.


aldeia da mata pequena mafra


interior da casa do vinho aldeia da mata pequena

Interior da Casa do Vinho


turismo rural


apontando

vista dos campos

Vista do antigo vulcão


gato no batente

Um dos habitantes da aldeia


Viagem de amigos = uma fotógrafa e três casais


Informações práticas:

Onde fica a Aldeia da Mata Pequena?


Como se hospedar na Aldeia da Mata Pequena?

Siga-me no Instagram para mais fotos:



Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page