• Júlia Orige

Como fazer backup automático das suas fotos de viagem?



Perder arquivos é sempre motivo para dor de cabeça. Ainda mais se forem aquelas fotos de uma viagem especial. Perder os arquivos é fácil, basta estragar o celular, dar um pane no computador ou simplesmente o HD cair no chão. Felizmente já temos uma solução bastante satisfatória: guardar os arquivos na nuvem. O problema é que a maioria dos servidores cobram mensalmente para fazer isso.

Alguns sites só passam a cobrar a partir de um certo limite de armazenamento, mas esse limite é baixo e fotos são pesadas, não é mesmo? Até agora eu só encontrei uma ferramenta que faz backup automático de fotos com qualidade e de graça. É o Google Photos. Ele tem limite de armazenamento se for feito o upload em tamanho original, mas se você escolher a opção de compressão o espaço é ilimitado. A compressão não afeta muito drasticamente a resolução das fotos. Ficam ainda perfeitamente bem para a maioria dos propósitos, como web ou impressão em tamanhos regulares (10x15 ou 20x30).


Como fazer backup automático das suas fotos de viagem?


A grande vantagem do Google Photos é que você pode instalar um app no seu smartphone e deixar de se preocupar com o armazenamento das fotos. Isso porque ele faz backup automático de todas as fotografias feitas pelo aparelho ou guardadas nele. Também é possível instalar a ferramenta para desktop e guardar as fotos passadas para o computador. Eu utilizo as duas formas, assim tenho todas as fotos do celular guardadas e quando passo as fotos tiradas com a máquina elas ficam automaticamente salvas na nuvem.


Além disso, como uma ferramenta do Google, ele tem um ótimo mecanismo de pesquisa. O robô

faz reconhecimento das fotos e você consegue pesquisar por local onde elas foram tiradas, por objetos reconhecíveis nelas ou por rostos (esse é um pouco assustador, mas é legal ao mesmo tempo). O Google Photos separa os seus arquivos de backup automático ou salvos por data e o assistente da ferramenta monta animações, colagens e álbuns. Essas montagens automáticas são enviadas para você e assim pode escolher salvá-las ou não. Algumas ficam muito boas, outras uma piada. Se possível o Google Photos também faz panoramas e vídeos.


Também é possível fazer essas montagens manualmente, escolhendo várias fotos e selecionando a opção desejada. O Google Photos é uma solução incrível também para compartilhar as imagens, já que dá para separá-las em álbuns e compartilhar a pasta completa, seja via email, redes sociais ou link.

A melhor maneira de fazer backup automático e não perder suas fotos de viagem é utilizando o Google Photos. Assim, você não irá perder nenhum momento especial por causa de falha técnicas.


Navegue pelo Quem vai e quem fica:
Páginas principais:
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest
Assine a nossa newsletter