top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Mochilão na Europa? Conheça o meio de transporte mais barato para a sua viagem



trem na europa

Quando pensamos em fazer uma viagem à Europa no estilo mochilão, com a aventura como premissa, associamos automaticamente o trem como meio de transporte. Porém, nem sempre as ferrovias serão a melhor opção. Nas viagens que cruzam fronteiras pode ser preciso agendar com antecedência, pagar extras pelo assento e tudo por um preço não muito amigável. No fim das contas, cada caso é um caso e é preciso analisar um por um. Conheça todas as possibilidades e escolha o meio de transporte mais barato para a sua viagem:

Linhas de trem que valem a pena

As linhas de trem que valem a pena usar geralmente são as regionais, que não atravessam fronteiras de países. Aqui não é preciso reservar as passagens com antecedência e os preços não mudam conforme a data chega, como acontece com os trechos internacionais. E, mesmo que não tenham preços mais baratos que os ônibus, valem a pena pelo conforto.

No leste europeu é possível viajar de trem, mesmo nos trechos internacionais, por um bom preço e com a melhor qualidade. O segredo é planejar a viagem e comprar as passagens pela RegioJet, também conhecida como Student Agency.

E que tal viajar pela Europa de ônibus?

Talvez o ônibus não seja a sua primeira opção numa viagem pela Europa, mas pode ser o meio de transporte mais barato que você vai encontrar. E a melhor parte é que é possível comprar as passagens no mesmo dia, via aplicativo ou site e ainda conseguir um preço incrível. Claro que viajar de ônibus não é tão confortável como o trem e é bem mais lento que o avião, mas certamente irá compensar se você está buscando uma viagem mais improvisada e econômica.

Para encontrar as melhores passagens de ônibus você pode procurar na RegioJet, mesma companhia que opera linhas de trem no leste europeu, ou na FlixBus, que tem um alcance maior geograficamente. As duas empresas oferecem preços incríveis e um serviço de qualidade. Com a FlixBus você tem a melhor flexibilidade, podendo alterar a passagem até 15 minutos antes da saída do ônibus. E tudo pode ser feito via aplicativo, sem tomar tempo. Os pagamentos também podem ser feitos por PayPal.

Avião: longas distâncias que compensam o transtorno do aeroporto

A Europa está muito bem servida de companhias aéreas low cost, que tem preços surpreendentes e são ótimas para cobrir as maiores distâncias. Por exemplo, não vale a pena pensar numa viagem por terra de Lisboa a Berlim, que duraria mais de um dia, quando pode-se achar uma passagem da EasyJet por 40 euros. As melhores passagens low cost para viajar dentro da Europa podem ser achadas direto nos sites da EasyJet, da Vueling e da Ryanair.

Qual o melhor para mim? Avião, ônibus ou trem?

Cada um dos meios de transporte tem suas vantagens e desvantagens. A melhor solução para você vai depender do seu estilo de viagem. Se for optar pelo avião deve saber que é preciso carregar bem pouca bagagem, caso contrário irá pagar a mais para levar as suas malas. Nos voos internos na Europa qualquer mala é cobrada, a não ser que você a leve consigo no avião. Então é necessário viajar com uma mala de no máximo 50cm x 40cm x 20cm.

Viajar de trem ou de ônibus dá mais liberdade para carregar as bagagens. Só depende da sua capacidade de levá-las. Porém, para longas distâncias é bastante cansativo. E as viagens noturnas podem ser uma furada se você não funciona muito bem sem dormir. Se quer economizar com hospedagem, pense num hostel.

Está planejando a sua viagem e já tem um trecho em mente mas está em dúvida nos meios de transporte? Pode me contactar que eu ajudo! Comente aqui embaixo ou mande-me um email (juliaorigeoliveira@gmail.com) ficarei feliz em aconselhar :)

bottom of page