top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Como escolher a melhor época do ano para viajar?



O que eu quero vivenciar durante a minha viagem? Quando irei viajar? Folhas de plátano pelas calçadas, carros brancos de neve ou os campos floridos do verão e da primavera? Na maioria das vezes a resposta não é nenhuma ciência: quando eu tiver férias. Mas, se você tem alguma flexibilidade considere alguns fatores antes de comprar as passagens. Veja o que você deve pensar para escolher a melhor época do ano para viajar:

Você é uma pessoa do calor ou do frio? Há quem se sinta mais confortável no calor, com roupas leves e a luz amarela. Esse é o meu caso. Mas também há quem prefira a elegância dos sobretudos e o branco da neve. É uma escolha pessoal, porém lembre-se dos impactos que o clima tem no ritmo da viagem.

Imagine o quadro

O verão vai te fazer andar debaixo do sol quente, suar e ficar com muita sede. Em contrapartida, vai te dar muito mais horas de luz do sol, noite agradáveis, uma mala leve e estabelecimentos abertos até tarde. O inverno, dependendo do destino da viagem, pode te congelar. Ou quase. Há a beleza da neve (quando há neve), algo que não é muito comum para nós brasileiros, então pode valer a experiência. Também há as comidas típicas da época, os casacos bonitos e belas paisagens. Mas não se esqueça que o inverno oferece menos tempo de dia e te obriga a carregar uma mala bem pesada. O que pode não ser problema se o seu orçamento tem gordura o suficiente pra te proteger do frio, levando sua mala de táxi.

Leve em conta o destino Quanto mais perto dos polos, mais severos são os invernos. Também, mais longos são os dias de verão, mesmo que não tão quentes. Há lugares em que simplesmente não há muita escolha, se você vai viajar para Luanda no inverno, vai passar calor na mesma. E se quer dar uma passada em Edimburgo no verão, leve um sobretudo (aconselho luvas também e, dependendo do vento, um cachecol). O meu fator de escolha principal, e pessoal, é a quantidade de horas de luz do sol por dia. Durante o inverno nos países mais ao norte ou mais ao sul, o dia dura muito pouco. Não bastasse a simples falta de luz, isso significa menos tempo de estabelecimentos abertos, o que inclui os museus. Para o meu tipo de viagem, não vale a pena o gasto pelo aproveitamento.

E o seu estilo de viagem A escolha da melhor época do ano para viajar depende principalmente do seu estilo de viagem. E do seu objetivo. Se busca conhecer exaustivamente as cidades ou aproveitar um tempo para relaxar. É uma viagem romântica, em família ou com amigos?

E, claro, quando você tem férias? As estações intermediárias, outono e primavera, provavelmente são as melhores opções para quem quer fugir dos extremos. Contudo, a maioria das pessoas não consegue tirar férias do trabalho ou dos estudos nessas épocas. Então, há que lidar com o frio ou com o calor. O que você prefere?


bottom of page