top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

7 motivos para viajar para Floripa



viajar para floripa

Águas cristalinas, gastronomia variada, clima de férias o ano todo, ambiente jovem, mente aberta, belezas naturais de interior e comodidades de capital. Florianópolis é uma ilha única, que atrai turistas do mundo todo. A capital de Santa Catarina vai te surpreender todos os dias das suas férias, mesmo que você não seja o maior fã de praia.

7 motivos para viajar para Floripa

1. Patrimônio cultural da ilha

A Ilha da Magia é cheia de encantos. Floripa é chamada assim por causa das lendas que rodeiam a história da cidade, principalmente as Bruxas de Cascaes, inspiradas nas curandeiras. A colonização açoriana tem uma grande influência nos costumes manezinhos ainda hoje.

Floripa só começou a crescer de verdade a partir de 1960, quando a Universidade Federal de Santa Catarina foi fundada. Antes disso era majoritariamente composta por vilas de pescadores, descendentes dos açorianos que vieram para o Brasil em 1700. A grande maioria das pessoas que moram em Floripa hoje não nasceram na cidade, mas vieram passear, ou estudar e se apaixonaram.


Santo Antônio de Lisboa - Floripa

Você vai encontrar bairros de arquitetura tradicional, como Santo Antônio de Lisboa, Ribeirão da Ilha ou mesmo o centro. A gastronomia ligada ao mar também é muito importante, já que representava o sustento do manezinho da ilha.

2. É a capital mais segura do país

Florianópolis tem o segundo melhor IDH entre as capitais brasileiras, ficando atrás somente de Curitiba. A melhor pontuação da ilha é na área da segurança pública. Em Floripa você pode viajar mais tranquilo!

3. Vida noturna para todos os gostos

Você busca clubes chiquérrimos, com piscina, na beira da praia? Ou bares e baladas alternativas? Sertanejo, rock ou pop? Floripa tem tudo. Por regra geral os ambientes mais alternativos e LGBT ficam no centro e são mais baratos. Os espaços mais heteronormativos e tradicionais ficam em Jurerê e na Lagoa da Conceição e costumam ser um pouco mais caros.

4. Praias incríveis ao redor da ilha


pantano do sul

Praia do Pântano do Sul em Floripa

A Ilha da Magia tem mais de 100 praias lindíssimas! São dezenas de opções, com o mar mais calmo ou mais agitado, areia mais grossa ou mais fina, mais gente ou menos gente. Tem praia de nudismo (Galheta), tem mar que parece piscina (Jurerê) e tem praia boa pra surfar também (Brava).


Praia dos Ingleses - Norte da Ilha

5. O ambiente jovem de Floripa

Floripa gira em torno da UFSC e do turismo. O clima na ilha é sempre jovem, de mente aberta e leve. As pessoas são bastante receptivas e dispostas a ajudar. Você vai encontrar uma cidade tolerante com o diferente, mas tolerância ainda é uma palavra ruim.

6. Beleza natural e ecoturismo


cachoeira do poção

Cachoeira do Poção no Córrego Grande - Florianópolis

A maior atração para viajar para Floripa é, com certeza, a sua natureza. São dezenas de praias perfeitas e diferentes entre si, paisagens estonteantes, lagoas maravilhosas, trilhas e cachoeiras lindas. Se você gosta de se aventurar em trilhas essa é a sua ilha dos sonhos.

Não deixe de conhecer a Lagoinha do Leste, uma praia deserta que só pode ser acessada por trilha ou barco. Aproveite seu tempo em Floripa e vá também à Costa da Lagoa, essa trilha é mais tranquila e há restaurantes caseiros sensacionais! Aqui você pode provar a mais tradicional gastronomia manézinha.


7. Gastronomia

Como uma ilha colonizada por açorianos, Florianópolis oferece uma gastronomia baseada em frutos do mar. Os pratos típicos da gastronomia de Florianópolis são as ostras (em suas mais diversas variações, desde cruas até gratinadas), o pastel de berbigão, casquinhas de siri e muito peixe!

A Ilha da Magia tem muito a oferecer. Viajar para Floripa é uma ótima opção para as suas férias de verão!

Vai viajar? Veja aqui os melhores hotéis em Florianópolis:


Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page