top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Guia de viagem de Córdoba | Espanha



ROTEIRO DE CORDOBA ESPANHA

Nesse guia de viagem de Córdoba na Espanha você vai encontrar:

1. Sobre Córdoba

2. Como chegar em Córdoba

3. O que fazer em Córdoba?

3.1 Passeios gratuitos

3.2 Passeios pagos

4. O que comer em Córdoba

5. Quanto tempo ficar na cidade?

6. Onde se hospedar em Córdoba?

7. Quanto custa?

Sobre Córdoba na Andaluzia

Córdoba é uma cidade no Sul da Espanha, na região de Andaluzia, que foi de domínio árabe durante toda a Idade Média. Essa região da Espanha é inconfundível, resultado de uma mistura de culturas milenar. O ponto mais conhecido da cidade é uma prova disso, a Mesquita-Catedral de Córdoba foi construída no século 10 pelo povo muçulmano que vivia ali, mais tarde, em vez de ser destruída após a conquista cristã, foi transformada em uma catedral católica.

Andaluzia é a parte mais quente da Espanha, mesmo no inverno você vai encontrar temperaturas amenas. E no verão, pode esperar pelos 40 graus. Por isso, as cidades do sul tem sistemas de irrigação construídos pela cidade. Há fontes em todos os cantos, canaletas de água corrente e bebedouros de modo a tornar a temperatura mais suportável.

Uma das cidades mais antigas do mundo, Córdoba pertenceu ao Império Romano, recebeu diversas imigrações bárbaras e depois foi conquistada pelos mouros (árabes), no início da Idade Média. Mais tarde, conquistada pelos reis cristãos, Córdoba se tornou a primeira sede da Inquisição Espanhola.

Córdoba é muito agradável, hospitaleira e charmosa. É uma cidade pequena, praticamente todo o turismo pode ser feito a pé.

 

Como chegar em Córdoba

O aeroporto mais perto de Córdoba é em Sevilha, depois o trajeto tem de ser feito de trem, carro ou ônibus. Mas é tranquilo também, e mais barato, ir de Madri para Córdoba diretamente por terra.

Eu fiz o trajeto Lisboa-Córdoba de ônibus, com a Flixbus. Esse trecho custa a partir de 10 euros.

Dica: Para descobrir como chegar a Córdoba a partir de qualquer cidade do mundo (e a forma mais econômica de fazer isso) use o site ou app Rome2Rio.

 

O que fazer em Córdoba na Espanha?

Passeios gratuitos

Mesquita-Catedral


mesquita catedral de córdoba

Interior da Mesquita de Córdoba


mesquita catedral de cordoba

Vista da Ponta Romana de Córdoba

Esse é o ponto turístico mais famoso de Córdoba e o motivo pelo qual a maioria dos turistas vai. A construção do século 10 é impressionante, gigantesca e linda. São dezenas de arcos e séculos de história. Ela é chamada de Mesquita-Catedral porque dentro da construção original da Mesquita muçulmana foi erguida uma catedral, são dois tipos de arquitetura completamente diferentes no mesmo prédio.

A Mesquita é murada, com um pátio interno de livre acesso. Só a visita ao interior que é cobrada, são 10 euros. Mas é possível ir lá de graça!

Como entrar na Mesquita-Catedral de Córdoba de graça?

Para não pagar pela entrada da Mesquita é só chegar lá as 8:30 da manhã! Até as 9:30 (de segunda à sábado) a entrada é grátis, mas você só pode permanecer nesse período lá dentro.

Ponte Romana


Há dois mil anos a Península Ibérica fazia parte do Império Romano e a ponte romana de Córdoba fazia parte da Via Augusta, um caminho que cobria 1500km da Espanha, indo dos Pirineus até Cádiz.

Essa ponte foi construída no século 1 e se conserva até hoje!

Dica: as fotos mais bonitas e emblemáticas de Córdoba podem ser tiradas na ponte, com a Mesquita de fundo.

Templo Romano


Também é da época do Império Romano o Templo Romano de Córdoba, que fica perto da praça principal da cidade, a Plaza de Las Tendillas. Mas o templo que nós vemos hoje é em parte uma reconstrução. Ele foi escavado no século 20 e remontado como as pesquisas mostram que seria na época em que foi erguido.

Plaza de Las Tendillas

É a praça central de Córdoba, onde você vai encontrar barraquinhas de comida e artesanato. Além dos mercados em épocas especiais como o Natal.

Dica: é na Plaza de Las Tendillas, em uma casinha de informações turísticas, que você pode comprar as passagens de ônibus até Medina Azahara (compre sempre no dia anterior ao passeio)

Juderia


patio interno de cordoba

Juderia é o bairro que rodeia a Mesquita-Catedral e onde você pode encontrar os famosos jardins internos de Córdoba. As ruas em si são super charmosas e é onde eu me hospedei, no Hostel Option Be.

Passeios pagos

Medina Azahara


Vista superior de Medina Azahara



Porta do ministro | Medina Azahara

A alguns km de Córdoba fica Medina Azahara, uma cidade árabe construída no século 10 pelo Califa Abderramão III. A cidade durou menos de 1 século e foi destruída em uma guerra civil. Hoje é considerada um dos sítios arqueológicos mais importantes da Espanha, em sua época podia abrigar 12 mil pessoas e era um símbolo de poder do califado.

O projeto era muito bem planejado, contando com um sistema de abastecimento de água e de coleta de esgoto. Além disso ostentava toda a riqueza do Califa, com superfícies revestidas em mármore, ouro, pátios, jardins e banhos.

Você precisa pegar um ônibus turístico, que custa 9 euros (ida e volta) e tem de ser reservado no dia anterior. Você pode comprar os bilhetes pro transporte na Plaza de las tendillas, em um centro de informações.

Lá eles irão te informar sobre os horários de saída do ônibus de ida e de volta. Chegando em Medina Azahara você precisa adquirir o ingresso da atração, apanhar um outro ônibus e subir para a cidade, que fica a cerca de 2km do local onde você compra o ingresso e o ônibus que vem da cidade vai te deixar.

O ingresso para Medina Azahara custa 1,50 euros. Mas para residentes na União Europeia é grátis.

Alcazar de los Reyes Cristianos


patio interno do alcazar de córdoba



O Alcazar de Los Reyes Cristianos é conhecido assim porque foi lar da rainha Isabel de Castela e do rei Fernando de Aragão, responsáveis pela conquista da Península Ibérica pelos católicos. Apesar da arquitetura com elementos mouros, o Alcazar foi construído em sua maior parte sob domínio cristão.

O local onde fica o castelo foi utilizado já pelos visigodos, que tinham ali uma fortaleza. Isso foi antes da conquista do território pelos muçulmanos, que expandiram a fortaleza para abrigar banhos, uma biblioteca e enormes jardins. Mas a estrutura antiga foi destruída e o que vemos hoje foi erguido durante a Idade Média.

O Alcazar serviu como casa para os reis católicos e depois como sede para a Inquisição Espanhola. Os antigos banhos árabes foram convertidos em salas de interrogatório e tortura. O Alcazar ficou sob o domínio da igreja por 3 séculos. Foi nesse castelo também que Cristóvão Colombo se encontrou com os reis antes de partir para a sua viagem de descobrimentos.

A visita ao Alcazar é muito bonita, os jardins chamam a atenção, assim como a estrutura do edifício. A entrada para o Alcazar de Los Reyes Cristianos custa 4,50 euros.

Free walking tour

Mas não era free? A tour guiada pela cidade é teoricamente de graça, mas não é bem assim. Você precisa dar uma gorjeta no final, que vai da sua boa vontade. Tem quem dê 20 euros, 10, 30 ou até 50.

Essa tour acontece todos os dias as 10:30 da manhã e sai da Plaza de Las Tendillas. Tem uma guia que fala espanhol e outra que fala inglês e elas passam pelos pontos mais importantes da cidade, contando a história e as curiosidades locais.

Meu vlog de viagem em Córdoba:


Veja toda a minha viagem neste vídeo

 

O que comer em Córdoba?

Os pratos típicos mais conhecidos de Córdoba são o Rabo de Toro (carne bovina ensopada em molho de tomate), o Flamenquín (filé de porco empanado e frito recheado com presunto e queijo) e o Salmorejo (sopa fria de tomate, cebola, alho, pepino e pão).

Onde comer pratos típicos de Córdoba?

Eu recomendo o Canadian Rio, um restaurante que eu frequentei enquanto estive em Córdoba. Fica na beira do rio, a algumas quadras da Mesquita-Catedral. Os preços são bem em conta e você come muito bem. Além disso, é possível pedir meias porções e experimentar mais pratos sem desperdiçar e sem gastar demais!

Abaixo na galeria de fotos alguns dos pratos que eu comi na cidade:

 

Quanto tempo ficar em Córdoba - Espanha ?

Córdoba é uma cidade pequena, charmosa e muito agradável. Se você quiser conhecer tudo correndo, comprimindo a viagem, é perfeitamente possível conhecer Córdoba em 2 dias. Dedicando 1 ao centro da cidade, dá pra fazer tudo a pé e outro para Medina Azahara. Mas se você tiver tempo, aproveite para mais uns dias nessa cidade, descanse, experimente a culinária local e explore as ruazinhas.

É um bom lugar para uma pausa, para descansar e ainda assim conhecer mais.

 

Onde se hospedar em Córdoba? - Dicas de acomodação low cost

Quase todos os pontos turísticos são próximos, por isso a grande maioria dos seus passeios poderão ser feitos a pé. Vale a pena se hospedar nas regiões tradicionais da cidade, como o bairro Juderia.

Qualquer hospedagem que fique nessa região aqui tem uma boa localização:


centro de cordoba

Opções de hotéis e pousadas low cost em Córdoba:


hotel em cordoba

El Palácio del Corrigidor tem uma arquitetura tradicional da região, de inspiração árabe. O hotel é charmoso e fica perto da Plaza de la Corredera, onde eram realizadas as touradas antigamente. A diária para duas pessoas fica por volta dos 40 euros.


hotel no centro de cordoba

A pousada tem acomodações mais modernas e cada quarto conta com uma mini cozinha, com microondas e geladeira. Fica localizada perto do Templo Romano de Córdoba. O preço saí por 45 euros a noite por quarto duplo.


hotel no centro de cordoba

O Hotel Córdoba Center fica perto da estação central de trens e da rodoviária. As acomodações são mais confortáveis por um preço justo, são cerca de 60 euros por noite para duas pessoas ou 70 euros com café da manhã incluído.

Opções low cost de hostels:

Hostels são acomodações mais baratas onde você pode dividir o quarto com mais viajantes.


melhor hostel em cordoba

O Option Be foi o hostel que eu escolhi para a minha viagem a Córdoba. Eu amei o sistema e as acomodações. Fica pertinho da Mesquita, tem todo o conforto necessário e café da manhã incluído na diária. Fiquei em um quarto com dois beliches, ou seja, para 4 pessoas. A diária para 1 pessoa saí por volta dos 20 euros.

Veja o meu post no Instagram sobre o hostel:



hostel em cordoba

Próximo à Plaza de las Tendillas, o Bed and Be oferece quartos privativos e compartilhados, tem um terraço e café da manhã incluído. Além de um happy hour com sangria grátis para os hóspedes! A diária saí por volta de 25 euros por dia por pessoa.

Airbnb

Você já se hospedou em um Airbnb? É um aluguel de casas, apartamentos e quartos por dia. Costuma ser mais em conta se você está viajando em grupo. Com esse link aqui você consegue R$ 130 de crédito pra usar na sua primeira reserva :)


 

Quanto custa viajar para Córdoba na Espanha?

Eu expliquei aqui nesse post como eu calculo o gasto diário em uma viagem, você pode baixar lá a planilha de para calcular e usar essa tabelinha de preços pra Córdoba:

Café da manhã: 7,00

Almoço: 12,00

Jantar: 15,00

Café: 1,00

Água no mercado: 0,40

Água no restaurante: 1,50

Diária num hotel 2 estrelas: 40,00

Diária num hostel: 20,00

Diária num hotel 4 estrelas: 80,00

Preços em euros

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page