top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

6 praias de Florianópolis para conhecer

Florianópolis é um dos destinos brasileiros mais procurados para o verão. É a capital com o maior IDH do país e se destaca por sua segurança. Apesar de não possuir o melhor trânsito do mundo, é perfeita para quem busca os confortos da cidade grande acompanhados da tranquilidade de estar próximo à natureza. Além disso, é conhecida por ser LGBT-friendly, com várias opções de praias e vida noturna para o público.


Há muito o que fazer em Floripa, mas o que mais atrai turistas à cidade são suas belezas naturais. As praias de Florianópolis são numerosas e de uma beleza marcante, atendendo a todas as diferentes necessidades dos visitantes.


Para te ajudar a escolher entre as mais de 100 praias da ilha, selecionamos neste Guia de Floripa 6 praias que você não pode deixar de conhecer:


1. Ingleses

Foto por Júlia Orige

No norte da ilha, a Praia dos Ingleses é uma das que mais atrai turistas na temporada. Apesar da curta faixa de areia, ela possui cerca de 4km em extensão e é uma das mais bem estruturadas praias de Florianópolis. Não faltam opções de hospedagem, barzinhos à beira-mar e lojas, além de ser sempre movimentada.


A Praia dos Ingleses fica em uma enseada e é dividida em duas partes. Ingleses Norte, que vai até a Ponta da Feiticeira (já próximo à Praia Brava), é uma opção para quem busca um bom local para surfar, por conta do agito do mar. Já Ingleses Sul, que vai até as Dunas do Santinho, tem um mar mais calmo e é adequada para visitar com a família.


2. Jurerê


Jurerê é dividida em duas partes, a Internacional — lembrada como a Miami brasileira — e a Tradicional. De um lado, mansões luxuosas, beach clubs e carrões. Do outro, simplicidade, tranquilidade e tradição dos antigos moradores da região.


As praias ficam na região Noroeste da ilha e possuem águas tranquilas, assim como as outras nas redondezas. Jurerê Internacional é uma região bem badalada, onde você encontrará som alto e muito agito à beira-mar. Já Jurerê Tradicional é mais requisitada por famílias com crianças e por quem quer tranquilidade.


3. Joaquina


A Praia da Joaquina é marcante por suas dunas — muito buscadas para praticar sandboard — e por suas ondas. Ela é palco de campeonatos internacionais de surf, mas também muito frequentada por banhistas do mundo inteiro, que fazem questão de visitá-la por sua fama. A praia fica na região Leste da ilha, próxima à Praia Mole, também uma das mais conhecidas praias de Florianópolis.


Subir as dunas da Joaquina para ver a vista, que é bela e muito requisitada, é quase que obrigatório ao visitá-la. A água do mar costuma ser gelada e o clima entre as pessoas, de festa (principalmente em alta temporada).


4. Campeche

Foto por @rodri555

Indo para o sul da ilha, a Praia do Campeche é uma das mais procuradas e belas de Florianópolis. Ela possui uma larga faixa de areia branca e fina, perfeita para se instalar e passar o dia admirando as ondas e o céu.


Se estiver indo de julho a novembro, será possível ver a presença das baleias francas, espetáculo natural que todos os anos atrai turistas. Inclusive, existem passeios de barco que podem te levar para ver mais de perto.


As ondas costumam ser fortes e a temperatura da água, fria. Em frente à praia, fica a Ilha do Campeche, local com piscinas naturais, mais praias paradisíacas e ótimas condições para a prática do mergulho.


5. Pântano do Sul

Com areia firme e águas calmas, Pântano do Sul é uma praia muito tranquila, ideal para caminhadas à beira-mar e para levar as crianças. A região é uma das mais tradicionais entre os pescadores, e, por isso, possui os melhores restaurantes para comer frutos-do-mar.


Dando uma volta pelo bairro, você poderá apreciar as casinhas coloridas e a cultura açoriana preservada no local, além das belas flores plantadas pelos moradores — principalmente girassóis.


Um local de parada obrigatória na praia é o Bar do Arante, restaurante tradicional que há anos recebe turistas do mundo inteiro. Lá, os visitantes escrevem bilhetinhos e colam nas paredes, que já estão forradas de fora a fora de papéis — o que torna o ambiente único e, a experiência, marcante.


6. Lagoinha do Leste

Considerada uma das praias mais lindas do Brasil — e, definitivamente, das mais lindas praias de Florianópolis —, a Lagoinha do Leste é frequentada por surfistas e por quem gosta de acampar e fazer trilhas. Ela é praticamente intocada, e, por isso, não possui estrutura alguma (vá preparado com água e comida para o dia inteiro).


Existem duas opções de trilha para chegar lá: a da Praia do Matadeiro e a do Pântano do Sul. A primeira tem duração de cerca de 3 horas, a segunda, de 50 minutos. Se optar pela trilha do Matadeiro, se certifique de que você está com o condicionamento físico em dia — ela possui uma vista deslumbrante, mas é extensa e difícil em alguns trechos. A do Pântano do Sul vai pela mata fechada, portanto não é tão bonita, mas é mais fácil para iniciantes.


Apesar da dificuldade para chegar lá, avistar a praia no fim da trilha faz valer a pena todo o esforço. O ponto alto da Lagoinha é poder nadar com os peixinhos prateados que estão na lagoa, próxima ao mar.



Selecionar as melhores praias para o Guia de Floripa não é tarefa fácil, a Ilha da Magia abriga deslumbrantes belezas naturais para serem desbravadas. Mas, se você começar pelas praias citadas acima, já poderá sentir o clima que Florianópolis proporciona.


Gostou das dicas de viagem? Quando estiver se despedindo de Floripa, poste uma story respondendo o desafio que está nesse template! Não se esqueça de marcar o blog (@quemvaiequemfica) para vermos onde você foi.


bottom of page