top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Ano novo na praia do Campeche: como foi a virada para 2022

Atualizado: 4 de jan. de 2022


Queima de fogos na praia do Campeche 2022
Queima de fogos na praia do Campeche 2022

Não sei bem dizer se eu dou graças aos céus por ter chegado 2022 ou se eu lamento o tempo passado rápido demais, talvez perdido, dos últimos dois anos.


O tempo de reclusão e repetição de tarefas, sempre dentro de casa, fez com que tudo passasse muito rápido. E ao mesmo tempo parecesse passar devagar demais. Os dias foram longos e os meses curtos. Não é estranho pensar que a última vez que o "mundo" esteve normal foi no carnaval de 2020?


A virada do ano chegou demarcando uma mudança de Era. Ao menos é isso que esperamos e acreditamos. Por aqui já dá para notar as coisas voltando ao fluxo regular; estradas lotadas, praias movimentadas, shoppings, bares e até baladas.


A Ilha da Magia está parecida com o que era dois anos atrás. E eu estou feliz por isso. Até curto as filas quilométricas para chegar em qualquer lugar, típicas do verão em Florianópolis.


Para a virada de ano de 2021 pra 2022 eu e minhas amigas decidimos passar na praia. Assim, na praia mesmo. Quando eu contei pra minha mãe ela perguntou se a gente tinha alugado um apartamento ou uma casa. Não, não, acho que você não entendeu. Na praia.


A ideia inicial era se instalar na Joaquina ou na Praia Mole, que é onde se aglomeram as pessoas LGBT. Ou seja, nós e nossos amigos. Mas acabamos nos atrasando no rolê de ir no mercado e preparar nossa ceia. Saímos de casa umas 20h, passamos 2hrs na fila no centrinho da Lagoa e desistimos pra não correr o risco de passar a virada no carro.


ano novo na praia do campeche
Nossa ceia de ano novo

Como chegar na praia do Campeche no ano novo?

Voltamos antes de chegar na avenida das Rendeiras e fomos para a praia do Campeche pela estrada da Lagoa, logo que você desce o morro. Passando pelo Canto da Lago e o Porto da Lagoa. Foi uma ótima decisão, não peguei fila nenhuma ali por dentro, tava super vazio e lá no Campeche tinha estacionamento tranquilo.


Paguei R$ 50 pra deixar o carro num estacionamento privado lá, foi ótimo que o próprio estacionamento tinha saída pra praia. Em dias normais esses estacionamentos costumam custar de R$ 10 a 20. Mas achamos que valia a pena, até porque iríamos embora só de manhã.


Como foi a virada na praia do Campeche?

Nós levamos várias cangas, preparamos uma tábua de frios, patês e pãeszinhos já cortados para nossa ceia de ano novo. Cooler com champanhe, vinho, energético e água.


Tinha bastante gente na praia, alguns preparados para passar a noite e com coolers e outros que só foram ver os fogos depois do jantar em família.


Nesse ano não teve os fogos tradicionais da cidade, o prefeito cancelou a queima dos fogos com medo da aglomeração. Mas o pessoal levou seus próprios fogos e teve vários ali na praia mesmo. Foi bem bonito. Só não aquele show que é normalmente.


Haviam pessoas até com barraca para dormir, inclusive. Não ficou vazio a praia em nenhum momento.


À meia-noite estouramos nosso champanhe e eu e a Milena resolvemos entrar no mar. Afinal, só há um primeiro do ano de 2022, não é mesmo?


Pré e pós mar


O mar estava bem gostoso, meio frio, mas estávamos animadas e não sentimos muito frio na hora. A praia é tranquila pra tomar banho, não tem muita correnteza, na praia Mole já não dá para fazer isso com tanta segurança, por exemplo.


Ficamos bem de frente para a Ilha do Campeche, o que nos proporcionou um nascer do sol inesquecível.


Aliás, a lua foi aparecer lá pelas 3 e pouco da manhã, na mesma trajetória do sol. Ela tava minguante, super fininha. Eu nem sabia que a lua podia aparecer tão tarde assim, baixa e no leste. Mas foi lindo demais.


No meu post do Instagram dá para ver a lua certinho, passa as fotos pro lado:

Aliás, uma das minhas resoluções de ano novo é postar conteúdos mais orgânicos no Instagram, menos pensados, mais pessoais. Eu tô há muito tempo tratando insta como trabalho e isso tirou completamente minha vontade de postar.


Mas agora estou concentrando meu conteúdo mais sério mesmo no blog e no TikTok, justamente porque eu não aguentava mais o Instagram. Então quero trazer um pouco mais da minha vida mesmo lá, tentar refletir quem eu sou de novo.


É muito esquisito trabalhar como blogueira, eu comecei a racionalizar tudo e me perdi no meu próprio personagem. Vai dando medo de postar o que se tem vontade, vai que alguém me xinga? Ou alguma marca deixa de fechar negócio comigo porque não gostou de alguma coisa? Eu não sei quem está vendo ou quem está prestando atenção e isso paralisa.


Mas agora que eu estou mais estável financeiramente e emocionalmente sinto que eu consigo compartilhar mais da minha experiência pessoal sem paralisar.


Passamos a noite toda na praia do Campeche, assistimos o sol nascer e fomos embora depois das 8h. Foi uma ótima experiência. Mas bem cansativa, né?


nascer do sol na praia do campeche
Nascer do sol na praia do campeche

ano novo na praia do campeche
Sol nascendo na ilha do campeche

Dicas para quem quiser passar o ano novo na praia em Floripa:

  • Se quiser ir para os lados da Lagoa (Joaquina e Mole) vá bem cedo, mas bem cedo mesmo. Pra Mole principalmente que os estacionamentos lá são poucos.

  • Ir pro sul da ilha via Lagoa pode ser uma ideia melhor do que ir via Costeira.

  • Se prepare para voltar bem depois, se estiver de Uber vai sair bem caro e vai demorar a aparecer (eu já fiz isso) e se for de carro, tem bastante fila e possíveis blitz. Recomendo voltar pra casa de manhã mesmo.

  • Leve casaco, durante a madrugada dá vento e esfria.

  • Para evitar pegar uma praia com muito vento veja a direção do vento na previsão do tempo. Se estiver com vento sul, prefira as praias do norte, e vice e versa.


Feliz 2022! Ou qualquer ano que você esteja lendo isso :)

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page