top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Coliseu em Roma: dicas para visitar, história e ingressos

Atualizado: 12 de fev.



coliseu em roma
Coliseu visto do Foro Romano

Uma das 7 maravilhas do mundo, o Coliseu é o lugar mais impressionante de Roma. Um enorme anfiteatro de dois mil anos, construído para entreter o público com execuções, combates entre gladiadores e entre gladiadores e animais selvagens. Em todas as opções, a arena servia bem na sua função de absorver o sangue derramado. Inclusive, foi muito bem pensada pra isso, sendo coberta de areia (por isso o nome).


Mas ao longo do tempo o Coliseu teve outras funções. Serviu como residências, fortaleza, sede de ordem religiosa e santuário.


Hoje o Coliseu em Roma é um dos monumentos mais visitados do mundo inteiro, recebendo mais de 6 milhões de viajantes por ano.


Justamente por isso é melhor ir visitar o Coliseu munido de algumas dicas de viagem, para evitar ficar em filas absurdas e não conseguir aproveitar direito esse lugar tão magnífico.


Vai viajar para a Itália? Abra sua conta global Nomad para praticidade e economia no câmbio. Foi o que eu usei na minha viagem. Use o meu código de convidado JULIAORIGE20 para ganhar até 20 dólares de cashback adicionando dinheiro na conta em até 15 dias


Navegue pelo post:


Como visitar o Coliseu em Roma?

Existem vários ingressos para visitar o Coliseu, é preciso entender um pouco como funcionam as visitas para acertar o certo. Eu achei bem confuso e não tinha muita certeza do que eu comprei quando fui, então organizei bem as informações aqui para você ir com tudo mais claro.


O Coliseu tem 4 andares, originalmente e parcialmente hoje. A visita tradicional te dá acesso aos dois andares intermediários. Depois há ingressos especiais para visitar o terraço, a arena e os subterrâneos, de onde saíam os guerreiros e os animais na hora da luta.


Impressionantemente, existia uma espécie de elevador, que erguia o guerreiro do subterrâneo até a arena, tal qual a Taylor Swift em seus shows.


Eu fiz uma visita guiada, comprei nesse link aqui, o meu tour incluiu acesso ao terraço superior e à arena, além do circuito tradicional e do ingresso para o Fórum Romano e o Monte Palatino, que está incluso em todos os ingressos do Coliseu.


Em qualquer tipo de visita, mesmo sem guia, você vai comprar o ingresso do Coliseu junto com o Fórum Romano e Monte Palatino, eles não são vendidos separados.


Minha visita ao Coliseu em Roma:


Tipos de ingressos para o Coliseu em Roma

Pra você não se perder:


Ingressos sem guia


Ingressos com guia


Algumas coisas só é possível fazer com o tour guiado, como subir no terraço Belvedere e o passeio noturno, que deve ser incrível. Eu acho que vale a pena, mas são bem mais caros.


Todo ingresso para o Coliseu te dá acesso ao Fórum Romano e ao Monte Palatino, que ficam ao lado do Coliseu em Roma.


Atenção: o Coliseu, o Fórum Romano e o Monte Palatino tem segurança tipo de aeroporto, você precisa passar sua bolsa num detector de metais e é necessário apresentar o seu passaporte. Não é permitido levar bolsas ou mochilas grandes.


coliseu em roma
Vista do último piso do Coliseu em Roma

Visitas guiadas valem a pena no Coliseu em Roma?

Eu gostei muito de fazer essa visita guiada, eu já tinha ido ao Coliseu anos atrás na visita tradicional. E foi muito legal, claro, o Coliseu é muito impressionante. Mas com o guia as coisas tomam outra dimensão, porque ele vai apontando para as coisas e contando a história.


Buracos na parede se tornam ganchos para amarrar cavalos na Idade Média e algumas rochas são assentos usados pelos imperadores romanos há dois mil anos.


Acho que vale muito a pena, até porque a visita guiada que eu peguei dá acesso ao terraço, que as pessoas não conseguem ver sem guia. Quando eu voltar a Roma quero pegar o tour noturno, que deve ser sensacional e bem menos cheio.


Esse tour que eu peguei era guiado só na parte do andar de cima do Coliseu e na Arena, depois você ficava livre para explorar os andares da visita tradicional e o Fórum Romano e Monte Palatino. Achei perfeito, porque eu gosto de andar livremente também. Se fosse uma excursão por tudo ia ser demais, porque a movimentação é meio impactada.


fórum romano
Fórum Romano

Vai viajar para a Itália? Abra sua conta global Nomad para praticidade e economia no câmbio. Foi o que eu usei na minha viagem. Use o meu código de convidado JULIAORIGE20 para ganhar até 20 dólares de cashback adicionando dinheiro na conta em até 15 dias


História do Coliseu

O Coliseu começou a ser construído no ano 72 d.C., por ordem do imperador Flávio Vespasiano, no mesmo lugar onde antes ficava um antigo palácio de Nero, o antigo imperador. A obra levou 8 anos para ficar pronta e foi batizada de Anfiteatro Flaviano.


Levaram alguns séculos até o anfiteatro ser chamado de Coliseu.


A inauguração do Coliseu de Roma foi marcada por 100 dias de combates na arena, onde centenas de gladiadores morreram junto com mais de 5 mil animais. Isso só nos primeiros 100 dias!


Os jogos eram uma forma de entretenimento para o público, que se aglomerava conforme as classes nas arquibancadas. Em cima as classes mais baixas, embaixo os nobres. As mulheres ficavam separadas porque... bem, eram muitos homens num mesmo lugar inflamados pelo calor de ver morte ao vivo, isso corria um risco muito grande de se transformar em um estupro coletivo.


Então as mulheres tinham uma arquibancada separada só para elas, bem no alto.


O Coliseu foi um anfiteatro de lutas até o ano 404, quando os combates entre gladiadores foram proibidos. Depois disso o Coliseu teve várias funções.


Foi usado até como simulador de batalhas navais, tendo a arena alagada para isso.


Ao longo da Idade Média o Coliseu foi muito saqueado, foram retirados o mármore e o bronze usados na estrutura para compor igrejas, inclusive tem pedaços de mármore do Coliseu na Basílica de São Pedro no Vaticano!


Depois o Coliseu foi também uma fortaleza, sendo habitado por uma família de barões na Idade Média. Ao longo da história já serviu de residências, sede de ordem religiosa e santuário.


Veja mais sobre a história do Coliseu:



Colinha de viagem do Coliseu

Agora algumas dicas práticas para você aproveitar ao máximo sua visita ao Coliseu em Roma:


  • Compre o ingresso com antecedência

  • Saiba qual ingresso você está comprando e ao que ele te dá acesso

  • Todos os ingressos para o Coliseu dão acesso ao Fórum Romano e ao Monte Palatino por 24hrs, divida em dois dias para não ficar cansativo, no primeiro dia faça a visita ao Coliseu e no segundo explore o Fórum e o Palatino.

  • A visita guiada leva cerca de 2 horas, mas você pode ficar mais tempo dentro do Coliseu por conta, se programe para pelo menos 3 horas.

  • O melhor lugar para tirar fotos com o Coliseu é no Fórum Romano




O melhor lugar para tirar fotos do Coliseu

coliseu em roma

Eu descobri um local perfeito para fazer fotos do Coliseu sem aquela multidão, mas infelizmente não pude usar porque eu estava fazendo o passeio sozinha, só consegui uma selfie. É esse lugar da foto de capa do post, eu fiz essa foto de dentro do Fórum Romano, no Templo de Venus e Roma.

É um pedaço do Fórum que não é visitado pela maioria das pessoas porque para chegar ali você tem que passar por dentro de uma exposição interna, que acho que muita gente não tem paciência pra ver. Mas eu achei super legal e descobri esse cantinho.


Infelizmente a minha foto com o Coliseu mesmo foi fora, com todas as pessoas e aquele tapume amarelo, mas você pode usar esse cantinho pra fazer fotos incríveis!



A localização desse ângulo é aqui:

Para chegar no templo você entra no Fórum Romano e entra dentro desse Museo del Foro Romano, que é uma exposição interna de objetos e ossadas achados nas escavações. Seguindo o circuito da exposição você vai chegar no Templo de Vênus e Roma.


Visto do Coliseu ele é assim:

Olha como quase não tem pessoas lá!

bottom of page