top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Como usar um planner para ser mais produtivo: 5 dicas práticas

Atualizado: 27 de out. de 2021


planner numerologico
Página mensal do Planner Numerológico

O planner é uma ferramenta de planejamento pessoal, o primo chique da agenda. Mesmo que essas duas ferramentas sigam os mesmos princípios (anotar compromissos), aprender a como usar um planner pode ser um desafio.


É que o planner é uma ferramenta muito mais holística, que engloba vários hábitos e que pode aumentar sua qualidade de vida, além de te fazer ser mais produtivo. Mas para funcionar é preciso se comprometer e fazer do planner um hábito, incorporando na sua vida de verdade.


Enquanto a agenda foca no gerenciamento de tempo diário, com compromissos datados, reuniões, horas, etc., o planner te dá uma visão mais geral. Existem vários modelos de planners, dependendo de como você pretende gerir a sua vida.


Se você ainda não escolheu o seu planner 2022, dá uma olhada no meu planner dos signos e no planner numerológico, que foi feito em parceria com a Letícia do Numerologia Quântica. São duas ferramentas incríveis, o primeiro com base na astrologia e o segundo com base na numerologia, para você aplicar o autoconhecimento

no dia-a-dia.



Por que os planners podem aumentar a produtividade?

A grande diferença dos planners para as agendas é o seu design inteligente. Os planners são pensados para atender personalidades específicas, diferentes objetivos e formas de pensar. Ao desenhar um planner o designer adapta ao seu público alvo, normalmente com uma visão mais ampla dos objetivos desse público.


Por isso é muito importante encontrar um planner personalizado para o seu modo de pensar e funcionar.


Além das páginas diárias ou semanais para que você faça a gestão do seu tempo no dia-a-dia, o planner te dá páginas de visão mensal, anual e controle de hábitos, por exemplo.


Essas páginas especiais permitem que você visualize seus objetivos com mais clareza e pense com estratégia em como atingi-los. Elas vão te ajudar com a motivação necessária para realizar as tarefas.


O planner é uma ferramenta poderosa para quem quer ter controle sobre a própria vida. Com ele você consegue organizar os pensamentos, colocar no papel aonde você quer chegar e como vai fazer para chegar lá.


5 dicas práticas de como usar um planner:

1. Revise seu planejamento periodicamente

Parar de tempos em tempos para revisar o seu planejamento vai te ajudar a colocar os pensamentos em ordem, entender o que está funcionando e o que não está. Essa periodicidade pode ser de mês em mês ou de 15 em 15 dias, por exemplo.


Tire um dia para ver se o seu planejamento ainda faz sentido ou se é melhor repensar algumas coisas. Esse tempo dedicado ao planner vai te ajudar a entrar mais em sintonia com a ferramenta também.


2. Tire um tempo todos os dias para anotar

O planner tem que ser um hábito para funcionar bem e te ajudar a ser mais produtivo. Ele é uma ferramenta poderosa, mas precisa ser utilizado sempre.


Tire alguns minutos todos os dias para sentar e anotar seus compromissos, ideias, estratégias e hábitos que você quer criar. Adicione elementos da sua vida pessoal ao planner, além dos elementos profissionais. Anote seus hábitos alimentares, ou copos de água que você bebeu, alongamentos, etc. Coisas que façam parte dos seus objetivos, não apenas profissionais, mas como pessoa mesmo.


Cuidar de si como pessoa pode te ajudar a ser mais produtivo como profissional.


3. Escolha um planner que caiba na sua bolsa

Existem alguns planners impressionantes que são lindos e englobam a sua vida inteira. Mas eles também são grandes e pesados, o que não facilita no quesito de estar sempre em contato com a ferramenta.


Escolha um planner que caiba na bolsa e que você consiga levar sempre consigo. Eu recomendo os planners A5 de 6 meses. Por isso gosto muito do formato de planner para imprimir, assim você consegue imprimir um novo a cada 6 meses e estar sempre com a ferramenta leve nas suas mãos.


Os modelos de planners que eu desenvolvi são assim, um PDF para imprimir que você pode imprimir quantas vezes quiser.



4. Tenha sempre uma caneta por perto

Às vezes as ideias surgem do nada, tenha como anotá-las! Além disso, uma das grandes vantagens de usar um planner no dia-a-dia é tirar o peso da cabeça. Quando temos muitos compromissos, ideias e estratégias na cabeça ficamos sobrecarregados. Anotar é uma forma de garantir que não vamos esquecer e ao mesmo tempo liberar um espaço mental.


Dica extra: escolha uma caneta que você gosta muito. Pode parecer bobo, mas ter uma caneta (ou várias) que te dê uma sensação boa ao escrever vai te dar uma motivação extra para usar o planner. As minhas preferidas são essas aqui.


5. Olhe para o passado também

O planner é para planejar o futuro, mas para tomar decisões mais acertadas eu recomendo que você olhe para o passado. Quando tirar o seu tempo mensal para revisar seu planejamento dê uma folheada nos dias que passaram, veja como você usou o planner, se conseguiu fazer todas as tarefas ou a maioria dos dias tinham mais coisas do que seria humanamente possível cumprir.


Observe como você se comportou perante o seu planejamento e use essas informações para planejar o futuro.


Veja também: Planner dos signos, como imprimir e montar

Atenção: o Planner dos Signos é não-datado, ele foi desenvolvido para 2020 mas pode ser usado para qualquer ano


Os planners são ferramentas incríveis se você souber como usar! Vamos colocar a mão na massa e fazer o próximo ano ser maravilhoso?

bottom of page