top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Como é morar em Portugal? Um relato sincero

Atualizado: 26 de abr. de 2021



Eu sou apaixonada por Lisboa e já fui morar em Portugal por 3 anos. Atualmente vivo no Brasil, em Florianópolis, mas sabe se lá para onde eu vou depois. Eu gosto muito de mudar e de viver experiências novas, por isso vivo circulando. E morar em Portugal foi uma experiência incrível e enriquecedora, apesar de ter passado por alguns perrengues. Quem me acompanha sabe que eu sou bem sincera e crítica, não fico mascarando as partes ruins.


Portugal está nas nossas raízes históricas, mas não no nosso cotidiano atual. Morando no Brasil não temos acesso à cultura portuguesa no dia-a-dia, talvez porque superamos Portugal em tamanho (muitas vezes) e também em produção de música, cinema e literatura.


E é incrível descobrir os costumes portugueses, os sabores diferentes, a forma de fazer poesia, de cantar e de ver a vida.



Já a cultura brasileira está nas ruas de Lisboa, do Porto e do interior do país, há muitos brasileiros que vão morar em Portugal (e eu já fui um deles). Mas nem é só por isso, o Brasil realmente tem um alcance cultural internacional grande. Mesmo nos países que não tem uma ligação histórica com a gente.


Por isso os portugueses tem uma boa noção do que é o Brasil, mesmo sem nunca ter pisado aqui. Nós não temos muita noção do que é Portugal antes de ir pra lá.


As diferenças são gritantes, políticas e históricas. Enquanto o Brasil faz parte de uma lógica americana, do sonho americano, do capitalismo e de uma grande mobilidade social (ainda que com muita desigualdade), Portugal não tem nada a ver com isso.


E isso é cultural. Está dentro de nós, de mim e de ti. Seja você quem for.


E eu não tenho como explicar isso sem recorrer à uma comparação. O Brasil é América, uma versão latina e mais sucateada dos Estados Unidos. Portugal é Europa, aristocracia, calma e estagnação. Não estou dizendo que qualquer um dos dois é melhor que o outro.


Depende de quem você é e do que você busca.


Eu falo apenas do que eu vi, vivi e fui descobrindo convivendo com pessoas diferentes de mim mesma.


O que eu quero dizer é: se você quer morar em Portugal, não pode ser com o objetivo de enriquecer. O lugar onde o sonho americano acontece, onde é possível sair da base do mercado de trabalho para comprar uma Ferrari e se tornar dono de uma grande empresa é na América.


É mais fácil e provável isso acontecer no Brasil.


Claro, lidando com todos os riscos que esse sonho envolve.


Portugal é o local da qualidade de vida, onde as coisas funcionam de forma mais fluída (tirando os servidores públicos, nunca vi nada tão ineficiente), o transporte público é bom, os índices de criminalidade são baixíssimos e não há tanta desigualdade.


É um país bom para criar crianças, ter uma vida tranquila, passar a aposentadoria e comer bem.


O governo de Portugal é de esquerda, e por mais que os serviços públicos não sejam totalmente gratuitos, são acessíveis.


Quando você vai ao hospital, por exemplo, é cobrada uma taxa de 18 euros, mas lá dentro eles fazem o que for preciso para você melhorar. Independente de quanto custe de fato, a taxa é a mesma.


Muitos brasileiros buscam morar em Portugal pela qualidade de vida que o país proporciona.


A verdade é que é muito mais agradável ser pobre em Portugal do que no Brasil. Mas também é muito mais difícil enriquecer em Portugal do que no Brasil. A própria cultura do povo impede certos modelos de negócio. Não há a cultura do consumo exacerbado ou dos pequenos negócios.


No Brasil é possível viver inventando algo criativo, tipo lembrancinhas de aniversário com fotos das crianças. Em Portugal essas ideias não colam.


Tudo depende muito da sua área de atuação, se você já sai do Brasil com um emprego por lá ou se vai buscar depois de já estar em território português.


Se você tem vontade de morar em Portugal, eu recomendo investir nesse manual aqui. É um guia completo para morar em Portugal, explicando direitinho como faz em cada caso.


Eu fui como estudante, pedi transferência da minha faculdade e me formei lá, em Ciências da Comunicação - Jornalismo pela Universidade Nova de Lisboa.

Aluguei meu apartamento pela Uniplaces, que é uma plataforma de aluguel de casas e quartos para estudantes. É ótimo porque eles não pedem fiador, e estudante de intercâmbio simplesmente não tem como ter fiador.


Lisboa é linda demais. É uma cidade com mais de 2 mil anos, mesmo que boa parte tenha sido destruída no terremoto de 1755 e reconstruída depois. Tem a beleza natural do Rio Tejo e das 7 colinas, o Castelo de São Jorge, que foi construído na Idade Média, palacetes e casinhas típicas.


O charme de Lisboa é incontestável. O clima é bem agradável, tem muitooos dias de sol ao longo do ano. Mas chove muito durante o inverno. As quatro estações são bem definidas e no verão faz bastante calor.


Eu tive também a oportunidade de conhecer várias partes de Portugal enquanto morei lá, gostei especialmente da Ilha da Madeira e de Évora, no Alentejo.


Ainda quero voltar muitas vezes para visitar e talvez para morar em Portugal por mais um tempo!





bottom of page