top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png

Flutuação no rio Sucuri: a experiência de nadar no rio mais transparente do Brasil

flutuação rio sucuri

Se tem um destino no Brasil que nos obriga a fazer escolhas difíceis, esse lugar é Bonito (MS). Com tantas opções de grutas, cachoeiras e flutuações, montar o roteiro perfeito exige estratégia - especialmente quando o tempo e o orçamento são limitados.


Durante o planejamento da minha viagem, me deparei com a dúvida clássica: Rio da Prata ou Rio Sucuri?


Como eu não conseguiria fazer os dois, precisei decidir qual experiência priorizar. A minha escolha foi o Rio Sucuri, famoso por ter uma das águas mais cristalinas do mundo. E, agora que voltei, posso dizer: foi a decisão certa para o que eu buscava.



Um dos fatores que mais moldou minha decisão pela flutuação no Rio Sucuri foi que eu estava viajando com meu pai, que já tem mais de 60 anos e estava num processo de fazer uma cirurgia do coração, então não tem a maior resistência física do mundo. Por isso escolhi o passeio que exigia menos fisicamente para ele não ter dificuldades e conseguir curtir comigo.


flutuação rio sucuri

Nós tínhamos marcado também o passeio pra Gruta do Lago Azul mas ele acabou voltando na metade, com medo das escadarias. Se você vai viajar com idosos, crianças pequenas ou pessoas que não têm muito preparo físico, essa é uma informação de ouro: o Rio Sucuri é muito mais amigável que a Gruta ou outras flutuações mais longas.


Vou te contar todos os detalhes de como é a flutuação no Rio Sucuri, por que ela é considerada a água mais transparente do Brasil e as diferenças cruciais para o Rio da Prata.


Veja o vídeo que eu fiz por lá:

Por que escolhi a flutuação no Rio Sucuri?

Além da questão da acessibilidade para o meu pai, o título de "rio mais cristalino do Brasil" (e o terceiro do mundo!) pesou muito.


A proposta do Rio Sucuri é diferente. Enquanto outras flutuações focam na quantidade absurda de peixes, o Sucuri foca na paisagem subaquática. A visibilidade é tão surreal que a sensação não é de estar nadando, e sim de estar voando sobre um jardim submerso. A água é tão clara que, nas fotos de fora, às vezes parece que não tem água nenhuma e os barquinhos de apoio estão voando.



Rio Sucuri x Rio da Prata: Qual a diferença real?

Essa é a dúvida de 99% dos viajantes. Como eu pesquisei muito antes de ir, aqui vai o resumo sincero para te ajudar a decidir:


Rio da Prata: É uma flutuação mais longa (quase 4 horas no total), com uma trilha maior antes de chegar na água. O foco aqui é a vida aquática. Você vai ver cardumes gigantescos, dourados enormes e muita diversidade de peixes. Porém, exige mais esforço físico e não tem barco de apoio durante todo o percurso. Se cansar, tem que continuar flutuando até os pontos de escape.


Rio Sucuri: É uma flutuação mais contemplativa e relaxante. O percurso na água é mais curto (cerca de 50 minutos flutuando) e a vegetação no fundo é incrivelmente colorida, com tons de verde e azul neon. O grande diferencial? O barco de apoio acompanha o grupo o tempo todo.


Pro meu pai, isso foi decisivo. Saber que, se ele cansasse ou sentisse frio, poderia subir no barco a qualquer momento, tirou toda a ansiedade dele e permitiu que ele aproveitasse o passeio.


Passo a passo: Como funciona a flutuação no Rio Sucuri

A experiência começa na sede da Fazenda São Geraldo, que é super bem estruturada (tem restaurante, redário e piscina).


1. Equipamento

A primeira etapa é colocar a roupa de neoprene (inclusa no ingresso). Ela ajuda a flutuar e mantém a temperatura do corpo, já que a água costuma ficar entre 23°C e 24°C o ano todo. Você também recebe o snorkel e uma papete ou crocs, que ajuda a lembrar de não bater os pés na água.


flutuação rio sucuri

2. A Trilha e a nascente

Diferente de outros passeios com trilhas longas e cansativas, aqui pegamos uma carretinha puxada por um trator que leva até perto da mata. Depois, caminhamos cerca de 400 metros numa trilha plana e suspensa de madeira. É super tranquilo.


No final da trilha, chegamos ao mirante da nascente. A cor da água vista de cima é um azul turquesa inacreditável.


flutuação rio sucuri

3. A descida do rio (a melhor parte!)

Logo que descemos pro rio é feito um mini treinamento de como se comportar durante a flutuação: sem bater os pés, apenas mexendo as mãos de deixando a correnteza te levar. Quem nunca usou snorkel testa as máscaras e vê se está seguro pra continuar.


Você não precisa nadar - nem deve. É só soltar o corpo e deixar o rio te levar. A sensação de paz é indescritível. Vimos muitas piraputangas, curimbatás e mato-grossinhos.


E aqui reforço o ponto do barco de apoio: ele desce o rio junto com o grupo. Eu e meu pai descemos todo o trajeto flutuando, no fim ele amou e foi bem tranquilo. Mas um senhor do nosso grupo pediu na metade do caminho pra ir de barco até o fim e foi super de boas também.



Colinha de viagem: dicas práticas para sua visita

Câmera: se você tiver uma GoPro ou câmera à prova d'água, leve! Se não tiver, eles alugam lá na fazenda (mas garanta logo na chegada). Celular com capinha plástica funciona, mas ai eu recomendo uma bem reforçada, tipo essa aqui da GShield (cupom de desconto JULIAORIGE).


Barba e bigode: para os homens, a máscara de snorkel veda melhor se o rosto estiver liso. Bigodes grandes podem deixar entrar um pouco de água e ai você vai ter que ficar parando pra tirar a água e vedar de novo.


Melhor horário: tente agendar para os horários perto do meio-dia, quando o sol está a pino e a incidência de luz na água deixa tudo ainda mais transparente.


O que levar: roupa de banho para usar por baixo do neoprene, toalha, chinelo e uma muda de roupa seca para depois. Protetor solar e repelente só podem ser usados depois da flutuação, para não contaminar a água pura da nascente.


Pra organizar a sua viagem: compre os ingressos e experiências pela Bonitour, é uma agência online que você consegue montar todo o seu roteiro e pagar em 10x sem juros. Eles são muito famosos por lá e é bem seguro.


Quanto custa e como reservar?

Em Bonito, os preços dos passeios são tabelados e controlados pela prefeitura. Isso significa que o valor é o mesmo em qualquer agência. O preço da flutuação no Rio Sucuri varia entre Alta e Baixa temporada.


Baixa Temporada: Aprox. R$ 289 (adulto)

Alta Temporada: Aprox. R$ 349 (adulto) (Preços de referência para 2026, sujeitos a alteração).


O passeio inclui o guia, todos os equipamentos e o seguro. Eu comprei o meu pela Bonitour aqui nesse link.


flutuação rio sucuri
Grupo de meninas coreanas que eu fiz amizade no passeio

Veredito: vale a pena?

Se você busca a água mais linda que seus olhos vão ver e quer um passeio sem perrengue, seguro e com infraestrutura impecável, a flutuação no Rio Sucuri é a escolha certa.


Foi a decisão perfeita para o meu roteiro com meu pai e saímos de lá muito satisfeitos.



Comentários


IMG_3225.jpg

Júlia Orige

Blogueira de viagem, formada em Jornalismo e apaixonada pelo mundo.

 

Buscando sempre te dar o caminho mais fácil pra conhecer cada lugar da melhor forma. 

Me conheça mais aqui

bottom of page