top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Ilha da Madeira: 9 comidas portuguesas para provar na sua viagem


Comidas portuguesas da Ilha da Madeira
Prego no Bolo do Caco | Comidas portuguesas da Ilha da Madeira

Em uma viagem a Portugal você vai notar que há muitas variações entre as comidas portuguesas de cada região. O país é muito diverso, principalmente se considerarmos suas dimensões geográficas. Hoje Portugal tem 11 milhões de habitantes e mesmo assim consegue manter sua enorme diversidade cultural, nos sotaques, costumes e na comida.


A Ilha da Madeira tem uma culinária riquíssima - e deliciosa. Muitas das comidas portuguesas dessa lista só são encontradas na Ilha da Madeira, então aproveite sua viagem para provar!


9 comidas típicas da Ilha da Madeira

1. Bolo do Caco

Em Portugal todo mundo é apaixonado por Bolo do Caco - e com razão. Ele é um pão de batata, assado em uma chapa. Essa foto eu tirei em frente a um ponto turístico, sendo vendido como comida de rua, tem o tradicional que é o redondo, ele é servido com manteiga de alho.


E o compridinho ali atrás que é com chouriço (uma linguiça tradicional portuguesa). O pão é feito com batata doce, mas é salgadinho, costuma ser comido com coisas salgadas.


Inclusive é ótimo para hamburgueres ou bife. Se quiser pedir um bolo do caco com bife peça um Prego no Bolo do Caco, é bem comum em quase toda a ilha.


Mas na parte continental já é bem difícil de achar.


2. Gaiado Seco

As vezes que eu estive na Madeira fiquei na casa dos pais de um grande amigo meu, já estive lá duas vezes e pretendo voltar muitas ainda. O gaiado seco é um prato tradicional do Caniçal, freguesia de onde é o meu amigo, foi uma das primeiras coisas que eu provei.


E o gaiado seco me ganhou no primeiro dia, é meu prato favorito. É um peixe seco, depois cozido e temperado. Ele é comido frio, com pão ou torrada, com cebolas, alho e temperos.


O gaiado é um parente do atum, menor e pescado nos arredores da Ilha da Madeira.


3. Espetada

A Espetada é o churrasco madeirense, uma das comidas portuguesas que mais se assemelham com a comida brasileira.


Ele é assado no carvão, a grande diferença é que é cortado em pequenos pedaços e intercalado com folhas de louro. O espeto que é usado para assar é levado à mesa, como na foto. Ficam dois espetos pendurados ali na sua mesa e você vai pegando os pedaços.


4. Milho frito

O milho frito é um parente muito próximo da polenta frita que fazemos aqui no sul do Brasil. É uma massa de farinha de milho, cozida e frita.


Porém o gosto é levemente diferente, talvez seja o tipo de farinha de milho usada ou os temperos.


Na Madeira também serve-se o milho cozido, que é a polenta cozida. Tem de farinha de milho branca e de farinha amarela.


5. Carne de vinho e alhos

Entre as comidas portuguesas é comum encontrar pratos de carne de porco cozida. Pessoalmente eu não gosto muito desse tipo de cozido, a carne é cozida sem fritar então fica com um aspecto feio, esbranquiçado.


É muito bem temperada, com bastante alho e vinho. Eu comi, achei ok, mas não pediria num restaurante.


6. Broas de mel

As broas de mel de cana são INCRÍVEIS. Mas atenção, o mel de cana não tem nada a ver com o mel de abelha, ele é fabricada partir da cana-de-açucar, acredito que seja mais perto do melado.



7. Lapas

Um fruto do mar muito comum na Madeira, serve-se com limão nas próprias conchas.


8. Bife de atum

A pesca e consumo de atum em Portugal são bem presentes, o atum enlatado é extremamente barato e é fácil encontrar o atum fresco em postas ou bifes.


Na Ilha da Madeira o mais comum é preparar-se o bife de atum com alho, vinagre e cebola. Servindo com arroz e milho frito.


Se você gosta de peixe, recomendo muito provar os bifes de atum quando estiver em Portugal - mesmo que não seja na Madeira. É uma das comidas portuguesas que mais me surpreendeu.


Inclusive, na rede de restaurantes Prego Gourmet, que tem em qualquer shopping português, eles servem um bife de atum incrível. Vem com arroz, batata frita e salada.


9. Frutas exóticas

A Ilha da Madeira fica bem mais perto da África do que da Europa, geograficamente. Isso proporciona um clima bem diferente do Portugal continental. A ilha foi escolhida como teste para plantações de cana-de-açucar na época dos descobrimentos e até hoje tem uma forte produção de frutas.


Aqui você encontra frutas exóticas que não costuma se encontrar em grande parte da Europa, muitas frutas tropicais, mas também algumas que surpreendem mesmo os brasileiros.


Ali nessa foto que eu tirei no Mercado dos Lavradores, no centro do Funchal, você consegue ver 5 variedades de maracujá. São enxertos de outras frutas com maracujá, que é uma das frutas mais comuns da Madeira.


Tem maracujá-laranja, maracujá-tomate, maracujá-banana, maracujá-ananás... e por aí vai.


No mercado público você pode prová-los, alguns são melhores do que outros. Só cuidado na hora de comprar algum. 1 quilo de fruta no Mercado dos Lavradores pode ser 40 euros. Acredite, eu caí nessa.


Veja também: 5 lugares para visitar na Ilha da Madeira


Extra: bebidas típicas da Ilha da Madeira

Além da culinária incrível, a Ilha da Madeira nos oferece também algumas bebidas típicas de muita qualidade.


Poncha

O grande orgulho madeirense, a poncha é um drink com aguardente de cana sacarina, limão, laranja e mel. É muito forte, tome cuidado. Mas é deliciosa também.


Vinho Madeira

O vinho Madeira se distingue da maioria dos vinhos portuguesas pela sua doçura, ele é tomado como aperitivo, antes das refeições.


Nikita

A Nikita é uma bebida que pode ou não ser alcoólica. É sorvete de creme com suco de abacaxi e cerveja ou vinho branco.


Dá pra imaginar como fica né?


Saiba mais sobre a Ilha da Madeira nesse vídeo de curiosidades:


Salve esse post no Pinterest para não perder:

comidas portuguesas ilha da madeira

bottom of page