top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

O que é um planner? Tudo o que você precisa saber sobre essa ferramenta

Eu sempre digo que o planner é o primo chique da agenda, eles ocupam um lugar parecido: cadernos de papel para anotar coisas, que devem ser levados para lá e para cá. Mas um planner é muito mais do que uma agenda, é um primo meio distante e bem mais estudado. Talvez seja aquele primo que passou em medicina na federal com 17 anos.


Os planners trazem um nível de interação que seria impossível para a agenda. Eles são altamente personalizáveis e seguem uma linha mais integrativa com a sua vida como um todo, não fazendo apenas a gestão do seu tempo e marcando compromissos.


Eu sou completamente apaixonada por essa ferramenta, os planners me ajudam a gerir o tempo, planejar projetos de longo, médio e curto prazo, me entender melhor e acalmam a minha ansiedade. É realmente a ferramenta perfeita pra mim, mas vamos descobrir se é pra você também?



O que é um planner e como funciona?

O planner é um "caderno" desenvolvido com um design funcional, para preencher. São várias folhas diferentes entre si, desenhadas para te guiar pelo seu planejamento.


Comparando com a agenda, por exemplo: uma agenda tem uma base de folha diária, é o mesmo design, mudando apenas as datas. As folhas são sempre iguais e se limitam às folhas para o planejamento diário.


Nos planners as páginas são bem diferentes, cada planner é único e tem suas próprias ferramentas. Além do espaço para planejar o seu tempo ao longo do dia, você pode encontrar espaços para colocar seus objetivos diários, anotar quantos copos de água você bebeu, como está se sentindo hoje ou que exercícios fez.


Esses elementos "extra" são bem variados, depende do tipo de planner que você escolher e quem o desenhou. São ferramentas para acompanhar o seu progresso, então escolha o planner de acordo com o seu alinhamento ideológico.


Quer desenvolver mais seu planejamento de longo prazo? Recomendo um planner com visão semanal, o meu planner dos signos é muito bom para planos grandes e projetos.


Quais são os tipos de planners que existem?

De forma geral os planners para o dia a dia são divididos em planners semanais e diários. Esse nome se refere às páginas base, que são as que se repetem, onde você vai planejar os seus dias. Além dessas páginas existem sempre páginas de planejamento mensal, objetivos, etc.


Planner semanal

Nos planners semanais a base são as folhas com visão da semana, ou seja, você não vai ter uma folha para cada dia da sua vida, mas uma folha simples ou dupla para uma semana da sua vida.


Esse tipo de planner é muito bom para quem trabalha sozinho ou estuda, porque te dá uma visão geral dos compromissos da semana inteira. É melhor para quem tem que decidir como distribuir o próprio trabalho ao longo dos dias e para quem trabalha com tarefas super demoradas, que levam dias para serem concluídas.


Ter a visão semanal da sua vida te dá mais controle e melhora a sensação de dever cumprido para esse tipo de trabalho. O meu planner dos signos é semanal, veja como ele é por dentro aqui.


Planner diário

No planner diário você vai ter uma página por dia da sua vida, como a agenda, porém com mais elementos. Esse tipo de planner é bom para quem trabalha com muitos pequenos compromissos num dia só.


Normalmente ele tem mais elementos de bem estar, como acompanhamento de humor, água ingerida, etc. Porque tem mais espaço e porque foca mais nos hábitos diários.


O planner numerológico que eu desenvolvi em parceria com a Letícia do Numerologia Quântica é um planner diário, dê uma olhada em todas as páginas:



Planners especiais

Além dos planners do dia a dia, que você vai usar no lugar da agenda, existem planners especiais para tarefas especiais. Por exemplo, existem planners de blog, para te ajudar a planejar o desenvolvimento do blog como negócio. Existem planners de viagem para planejar a sua viagem, inclusive tem um aqui no blog pra baixar de graça!




Planners para imprimir ou planners pronta-entrega?

Os planners são um produto bem caro, é que a confecção dele é cara. Não só porque é um serviço super especializado, que tem que ser muito bem pensado para funcionar. Mas também porque a impressão é muito cara, como são páginas diferentes entre si, muitas vezes coloridas, em páginas mais grossas etc, saí uma fortuna.


Um planner bem feito pronta-entrega custa em média R$ 220 hoje, comprando pela internet. Tem as versões genéricas feitas pela Cícero e marcas parecidas, que saem mais baratas mas não tem nem de perto a mesma qualidade.


Para ser realmente uma ferramenta diferenciada o planner tem que ser pensado com muito carinho, com páginas que atendam realmente às suas necessidades.


Por isso eu recomendo que seja comprado de uma loja especializada em planners mesmo. Talvez a parte do caderno não seja tão boa quanto da Cícero, por exemplo, mas o design interno vai ser incrível.


Um planner de loja especializada custa mais de R$ 200 por causa da impressão. A forma de driblar esse preço é investindo em um planner para imprimir, que você vai comprar o arquivo digital e imprimir você mesmo na gráfica.


A grande vantagem desse tipo de planner é que você pode imprimir novamente quantas vezes quiser, colocar dentro de uma capinha ou mandar encadernar. Também não é propriamente barato, já que você vai investir no arquivo e depois na impressão, mas sai por menos da metade do preço do pronta-entrega.


Como usar o planner?

Nesse vídeo aqui eu contei como eu uso o meu planner, como preenche etc, dá uma olhada:





bottom of page