top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Projeto Literatura Clássica + biografia de Saramago



resenha saramago

Olá, tudo bem?

Hoje trago para você a apresentação para vocês o projeto “Leitura Clássica”, uma parceria do blog Nathália Orige com o Lisboa na Ponta dos Pés!

Em suma, o projeto resume-se a uma resenha quinzenal de grandes clássicos da literatura mundial, começando pelo autor português José Saramago e contando também com a presença de autores como Gabriel Garcia Marquez e Fernando Pessoa. Cada resenha falará o contexto histórico, do resumo da obra e terá uma opinião pessoal sobre a minha experiência de leitura.

Como já dito, o projeto terá inicio com as obras de José Saramago e hoje optei por apontar para vocês uma breve biografia do autor.

Biografia de José Saramago

Nasceu em 1922 em Azinhaga, província do Ribatejo, em Portugal, porém com dois anos de idade mudou-se para Lisboa, onde residiu grande parte de sua vida.

Seu primeiro romance “Terra do Pecado” foi publicado em 1947, porém Saramago passou a trabalhar exclusivamente com literatura apenas a partir de 1976, inicialmente como tradutor e, logo após, como escritor.

Sua escrita é completamente única e não convencional. O uso de travessões em diálogos é inexistente e os períodos são longos e com uma pontuação usada de maneira peculiar.

Auto declarado ateu e comunista , o escritor foi extremamente criticado por cristãos e sua obra “Evangelho Segundo Jesus Cristo” foi impedida pelo governo português de participar de um prêmio literário europeu, acusado de heresia.

Conquistou o prêmio Camões em 1995 e em 1998, tornou-se o primeiro escritor português a receber o premio Nobel de Literatura. Faleceu em 18 de junho de 2010, em sua casa em Lanzarote.

No total, Saramago tem mais de 15 romances, 4 crônicas e 5 peças teatrais publicadas, além de seus contos e poesia. Os livros do autor que, inicialmente, serão lidos por mim são “Ensaio Sobre a Cegueira”, “As Intermitências da Morte”, “Memorial do Convento” e “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, além da biografia “Saramago”, do autor João Marques Lopes.

Fiquem ligadinhos pois daqui a quinze dias a resenha de “As Intermitências da Morte” sai aqui no blog!

Um beijo e ate a próxima!


Nathália Orige, 18, catarinense. Criadora do blog www.nathaliaorige.com


bottom of page