• Júlia Orige

Luz e sombra em Lisboa - Lunatic Pics



Uma das minhas maiores paixões é a fotografia. Comecei com fotojornalismo e fotografia de viagem, mas hoje também faço ensaios e amo retratos. Quando eu comecei a estudar fotografia, uma das coisas que o meu professor disse foi que não era para tentar tirar fotos em ambientes com mais de um tipo de luz, ou que tivessem sombra. O campus da minha faculdade era quase um parque, haviam árvores por todo lado e, claro, combinações maravilhosas de luz e sombra.

Segundo o professor, era muito difícil capturar o que nós vemos com os olhos através da câmera. Então melhor nem tentar. Com a câmera da faculdade eu realmente não pude ir nessa aventura, só depois com uma nikon para chamar de minha é que fui atrás das sombras que eu vejo.

Fotografia é uma daquelas coisas que se julga impossível aprender, que soa como algo que precise de talento nato e nada mais. Contudo, eu consigo nitidamente ver o quanto minhas fotos melhoraram desde que comecei, há quase três anos. Eu aprendi muito e pouco disso foi durante as aulas. Aprendi tentando mesmo, fazendo fotos estouradas ou escuras demais. Eu amo fotografar, treinar não é nenhum sacrifício.

Uma coisa que me ajuda muito, antes de sair para a rua atrás de uma boa foto, é buscar dicas de outros fotógrafos. Entrei num grupo no Facebook esse ano, o Lunatic Pics, que me têm dado alguma luz, no sentido metafórico. É um grupo para trocar dicas de fotografia, fazer desafios e interações. Se você quiser entrar, clique aqui.

Esse post é uma das tarefas desse mês, compartilhar as minhas fotos com o tema "Luz e Sombra". Eu resolvi restringir as minhas à Lisboa. Vamos às fotos?


Castelo de São Jorge


Muralhas do Castelo de São Jorge


Pátio do Castelo de São Jorge



Ensaio que fiz com uma amiga na Mouraria.

A foto principal do post foi tirada no claustro do Mosteiro dos Jerónimos.



Navegue pelo Quem vai e quem fica:
Receba dicas de viagem por email:
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest
Páginas principais:
Atalhos: