top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Autor

Ilha da Madeira: 10 pontos turísticos imperdíveis na Pérola do Atlântico em Portugal

Atualizado: 23 de mai. de 2023


Já ouviu falar da Ilha da Madeira, em Portugal? Veja os top 10 lugares para visitar na pérola do Atlântico!

10 – Centro histórico do Funchal


centro historico do funchal

Foto: Júlia Orige

As ruas históricas da capital madeirense oferecem arte, música e bons restaurantes!! São muito movimentadas e um bom ponto de partida para descobrir a cidade! A partir destas é possível chegar à barreirinha onde se tem uma vista espantosa para a cidade e o mar.

9 – Centro de Câmara de Lobos


Foto: Miguel Gomes


Foto: Miguel Gomes

Além de se poder apreciar o cais e o som do oceano onde outrora nadavam lobos-marinhos, é possível percorrer as ruas antigas e os bares onde se servem as tradicionais Nikita e Poncha, bebidas tradicionais deste concelho e que se generalizam um pouco por toda a ilha.

8 – Miradouro (mirante) com vista para a Madalena do Mar


madalena do mar madeira

Foto: Miguel Gomes

Este miradouro situa-se perto do restaurante Costa Verde, no Arco da Calheta e tem uma vista que corta a respiração a qualquer um. É possível ver tudo a uma escala em que os carros parecem de brincar e as pessoas parecem formigas.

7 – Eira do Serrado


eira do serrado

Foto: Júlia Orige

Outro miradouro nesta lista, onde podemos ver o Curral das Freiras, situado no interior do concelho de Câmara de Lobos. Diferente do descrito anteriormente, pois não se vê o mar, mas sim o recorte das montanhas que parecem rasgar as nuvens brancas como o algodão.


curral das freitas madeira

Foto: Júlia Orige - Vista para o Curral das Freitas

6 – Pico do Areeiro


Foto: Júlia Orige

Um dos picos mais altos da ilha que conta também com uma vista panorâmica incrível!! Uma curiosidade sobre o local: marca a divisão de três concelhos, sendo eles, Funchal, Câmara de Lobos e Santana.

5 – Monte


Foto: Wikipedia

A freguesia do Monte, no Funchal, é das mais visitadas por turistas. Além dos jardins exóticos e do património arquitetónico, é possível andar nos típicos carrinhos de cesto que descem as ruas inclinadas com uma vista para o mar. Uma dica para visitar este local: ir de teleférico e desfrutar da vista sobre a cidade.

4 - Cabo Girão


Foto: Wikipedia

Este miradouro situado em Câmara de Lobos, encontra-se no topo de um dos cabos mais altos de toda a Europa, com 580m de altura sobre o mar. É possível ver-se o mar debaixo dos nossos pés, literalmente e é também um dos sítios mais populares entre os que visitam a ilha.

Curiosidade: Chama-se Cabo Girão porque segundo a lenda, marca o fim do giro no primeiro dia de reconhecimento da costa da ilha na altura em que foi descoberta.


3 - Percurso do Cais do Sardinha


Foto: Miguel Gomes

Este percurso situa-se no Caniçal e permite ver o mar de uma forma maravilhosa e quase poética. É um lugar perfeito para uma caminhada e para um belo mergulho no cais que se situa no fim do percurso. Além disso, proporciona uma vista para a Ponta de São Lourenço.

2 – Piscinas Naturais do Porto Moniz


Foto: Miguel Gomes

Como o próprio nome indica, estas piscinas são naturais, com as únicas alterações feitas para facilitar o acesso por parte dos visitantes. A água salgada entra naturalmente na piscina onde se pode ver no fundo uma espécie de coral.

1 -Ribeiro Frio/Balcões


ribeiro frio

Foto: Júlia Orige

Sendo as levadas uma parte importante da história da ilha, não poderia deixar de fora da lista, o percurso do Ribeiro Frio/Balcões. Enquanto andamos embalados pelo som da água transportada pela levada, estamos rodeados pela beleza da Floresta Laurissilva que é Património da Humanidade desde 1999. No fim do percurso somos surpreendidos por uma paisagem natural surpreendente e por uns passarinhos que são mesmo amorosos e adoram cantar para os visitantes do local.

Curiosidade: As levadas são canais de irrigação que começaram a ser construídas no séc. XV, na altura do povoamento da ilha. A sua função original e que ainda se mantém até aos dias de hoje, é a de transportar a água da zona norte da ilha, mais chuvosa, para a zona sul, mais quente, solarenga e fértil, onde se plantava a cana-de-açúcar e mais recentemente a banana. A partir de 1940 e principalmente depois da ditadura que acabou em 1974, passaram também a ser usadas para fornecer água às centrais hidroelétricas um pouco por toda a ilha.


Foto: Miguel Gomes


Foto: Miguel Gomes

Bónus - O que ver na Ilha da Madeira:

Casinhas de Santana

casinhas de santana madeira

Foto: Júlia Orige

Estas casinhas são típicas da região e estão muito ligadas à zona norte da ilha e ao folclore. São dignas de uma visita devido ao facto de preservarem a história e de se poder ver como as pessoas viviam na época em que eram mais usadas. Além disso, os funcionários vestem um traje típico folclórico da região.

Ilha do Porto Santo

Foto: Miguel Gomes

É muito conhecida por Ilha Dourada, devido aos seus 9km de extenso e contínuo areal dourado, banhado por um mar azul-turquesa. A sua praia é diferente de todas as praias da Madeira, que são de calhau (pedrinhas) ou de areia preta vulcânica. A areia tem propriedades medicinais terapêuticas, sendo que é uma das causas que levam o turismo à ilha. A praia do Porto Santo é desde 2012 uma das 7 Maravilhas de Portugal, na categoria de Praias de dunas.


miguel gomes

Miguel Gomes

20 anos. Natural da Ilha da Madeira em Portugal. Estudante de Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. Apaixonado pela escrita, pela música, por conhecer novos lugares e pessoas. Fascinado por viver novas experiências e poder contá-las. Realizei Erasmus na Università di Pisa, Itália.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page