• Júlia Orige

5 dicas para planejar viagem



Planejar viagem é mais difícil do que parece. Acredite em mim, você vai precisar tirar umas boas horas para planejar viagem com eficiência e não jogar dinheiro fora. Principalmente se estamos falando de viagens mais longas, que passam por mais de uma cidade e em países estrangeiros.


São muitos fatores para se considerar. Para se sentir seguro em algum lugar você precisa ter conhecimento prévio, então tire um tempo para fazer uma pesquisa e anotar todas as dicas que forem úteis.


Hoje eu já faço algumas viagens na base do improviso, e elas funcionam bem, mas isso é porque eu já tenho experiência e estou lidando com terrenos mais ou menos conhecidos. Não iria para a Ásia, que eu nunca estive, sem um planejamento feito.


Eu recomendo muito planejar viagem com antecedência e com calma, seguindo algumas dicas incríveis que eu tenho para dar para vocês! E se você ainda não me conhece, me segue lá no Instagram para se inspirar para as suas próximas viagens!


5 dicas para planejar viagem - e economizar muito


1. Monitore os preços

A primeira dica é saber quanto custa cada parte da sua viagem. Os preços de passagens aéreas e de hospedagem costumam varias bastante, de acordo com a temporada ou com a demanda. Por isso você precisa saber quanto custa um hotel no seu destino, as passagens em baixa temporada ou em alta. Essa é a única forma de não ser enganado com falsas promoções ou pacotes de viagem.


Como monitorar os preços da viagem:

Para saber as variações de preços de passagens aéreas você pode ir testando vários dias diferentes na ferramenta de busca do Skyscanner. Ou então, caso já tenha a data da viagem definida utilize os alertas de preço do Skyscanner. O site vai te mandar por email todos os dias quanto está custando aquele trecho para aquela data e assim que baixar o valor você vai e compra!


Monitorar os preços de hospedagem já é um pouco mais manual, você precisa entrar no Booking e ver quanto custa para aquelas datas. Os preços são mais estáveis do que os de passagens aéreas, a dica aqui é reservar com antecedência porque a variação fica por conta da lotação da cidade.


2. Os melhores sites para reservar passagens aéreas e hotéis

Eu organizei nessa página aqui do Quem vai e quem fica todos os links que eu utilizo para viajar. Eu gosto de pesquisar passagens pelo Skyscanner, pelo Passagens Promo, Skiplagged e na KLM. Esses sites são dicas para planejar viagem valiosas.


No Skyscanner você consegue criar alertas de preços para o trecho completo e pesquisar por datas diferentes. O Passagens Promo é mais para comprar direto, depois de fazer a pesquisa, não deixe de olhar o preço do mesmo trecho em todos esses sites. Muitas vezes um deles está mais barato que todos os outros! Abra essa página aqui no seu navegador e salve nos favoritos para não esquecer de verificar cada link na hora de comprar.


3. Utilize um mapa para fazer o roteiro

O Google tem uma ferramenta que quase ninguém conhece e que é perfeita para planejar viagem. O My Maps permite que você crie mapas pessoais, em cima do próprio Google Maps. Ou seja, dá para adicionar todas as atrações que você quer visitar, trocar a cor dos ícones, ver onde fica cada atração turística no mapa e quais dá para ver no mesmo dia, etc.


4. Faça o seu roteiro no Google Agenda

Outra ferramenta do Google que é incrível pata planejar viagem é o Google Agenda. Nele você consegue ver os blocos de tempo que você vai levar para cada atração, colocar quantas horas levam os deslocamentos e os dias de cada hotel. Eu utilizo o Google Agenda no meu dia-a-dia também, mas para viagens ele é ainda mais útil!


Veja como fica:

5. Faça um checklist de viagem

Anote num papel todos os itens que se aplicam para a sua viagem e utilize como base para se planejar:


1. Precisa de visto?

2. O passaporte está em dia?

3. Comprar passagens

4. Seguro de viagem

5. Hospedagem

6. Calcular o orçamento

7. Pesquisar sobre o destino

8. Fazer uma lista de lugares que você quer visitar em cada cidade

9. Defina qual vai ser a sua bagagem

10. Arrume as malas


Planejar viagem é uma delícia! Tire um tempo antes e prepare tudo com calma, que eu te garanto que a sua viagem vai ser bem mais legal e leve!


Me siga no Instagram para viajar comigo!


#planejamento #viagem #dicasdeviagem

Posts recentes

Ver tudo
Navegue pelo Quem vai e quem fica:
Páginas principais:
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest
Assine a nossa newsletter