Newsletter de promoções de viagem:

  • Júlia Orige

O que fazer em Arraial do Cabo: roteiro de viagem de 5 dias

Atualizado: 7 de out. de 2021


Praia do Forno - Roteiro de viagem de Arraial do Cabo
Praia do Forno - Roteiro de viagem de Arraial do Cabo

Arraial do Cabo fica no Rio de Janeiro e é conhecida como Caribe Brasileiro por causa da cor das suas águas, que é realmente surpreendente. O mar fica em tons de azul e turquesa por conta de um fenômeno que acontece na região, chamado ressurgência. E é por isso também que você pode encontrar tartarugas nas praias! Montei aqui o roteiro de o que fazer em Arraial do Cabo para 5 dias baseado no que eu fiz nos dias que eu fiquei na cidade.


Eu me hospedei no Hostel A Coroa, num quarto privado duplo. Amei o hostel, o café da manhã e principalmente quem trabalha nele. Tem um barzinho que funciona durante a noite, tem comidinhas também e uma pequena piscina. Esse vídeo aqui eu gravei no hostel A Coroa, caso você queira ver como é por dentro.


A cidade é pequena e as atrações são de belezas naturais. Se você quiser sair a noite é melhor procurar algo em Búzios ou Cabo Frio. Arraial tem as melhores praias e ótimas trilhas. Veja o que fazer em 5 dias em Arraial do Cabo no nosso roteiro de viagem:


Ps. Eu considerei aqui 4 diárias, 3 dias inteiros e 2 pela metade, que são os dias de chegada e partida.


Roteiro de Arraial do Cabo:


Dia 1: Chegada na cidade

O primeiro dia do roteiro de Arraial do Cabo eu deixei livre, para não atropelar possíveis atrasos na chegada na cidade.


Deixe suas coisas na sua hospedagem, saia para dar uma volta e jantar. Se chegar à tempo do pôr do sol, vá até a Praia Grande, recomendo andar até o Caís dos Pescadores, dá para tirar ótimas fotos lá.


Ali também ficam vários restaurantes legais com uma vista fantástica.


Dia 2: Praia dos Anjos e Praia do Forno

É possível conhecer boa parte de Arraial do Cabo à pé. Mas existem várias praias que só são acessíveis de barco ou por trilha. No segundo dia desse roteiro de Arraial do Cabo fique nas zonas mais tranquilas, que dá para conhecer andando.


Praia dos Anjos

Essa praia é um ótimo cenário para o nascer do sol, se você gostar de acordar cedo. É cheia de barquinhos, por isso não recomendo nadar. Por ali tem alguns restaurantes caso você queira almoçar.


Ao lado da Praia dos Anjos fica a minha praia preferida de Arraial do Cabo: a praia do Forno.


Mas para acessar a praia do Forno você precisa fazer uma pequena trilha, com um nível de dificuldade baixo.


Praia do Forno

Arraial tem várias regras em relação ao uso das praias. Na Praia do Forno não pode levar garrafas e potes de vidro, instrumentos de churrasco e caixa de som. Além disso é proibido deixar lixo na praia, você é responsável pelo descarte em outro lugar.


Para acessar a Praia do Forno você deve fazer uma pequena trilha saindo da Praia dos Anjos, ou ir de barco.


Nessa trilha fica um mirante bem legal para fotos.


Também dá para acessar a praia por outra trilha, passando pela Praia da Graçainha, mas essa é mais longa e mais pesada. Recomendado fazer quando for mergulhar.


Gosta de planejamento de viagem? Baixe aqui grátis o meu planner de viagem


Dia 3: Passeio de Barco + mergulho

Eu comecei com o mergulho na manhã. Fui com a Flutue Arraial para uma trilha até a praia da Graçainha, onde mergulhamos. Subimos até o mirante para a Praia do Forno (esse da foto de capa do post) e saímos lá embaixo, mergulhando de novo na praia do Forno, onde peguei o barco para o passeio.


Os passeios de barco em Arraial do Cabo seguem basicamente o mesmo roteiro, tendo poucas diferenças entre as empresas que oferecem o serviço. O barco que eu peguei tinha churrasco no fim de tarde, mas o espetinho era pago.


O valor do passeio de barco gira em torno de R$ 100 - 150. E ele dura umas 6 horas. O meu eu peguei na praia do Forno, a primeira parada foi nas Prainhas do Pontal do Atalaia, onde ficamos ancorados por 1 hora e meia. Depois paramos na Ilha do Farol (onde não pode entrar com nada que faça lixo), passando pela Gruta Azul.


Vimos o por do sol na frente da Ilha do Farol e voltamos para desembarcar no pier na Praia dos Anjos.


É um passeio de dia inteiro.


À noite se quiser sair para jantar a maior parte dos restaurantes fica na Praia Grande.


Dia 4: Passeio de quadriciclo + Praia Grande

Em Arraial do Cabo tem muitas agências que fornecem passeios pela cidade, tem de Buggy, Quadriciclo, barco... Eu escolhi o de quadriciclo com a Sunset Arraial. Foi bem legal, fizemos algumas trilhas de quadriciclo, você que dirige.


O melhor lugar para ver o pôr-do-sol em Arraial é a Praia Grande. E ali tem restaurantes bem gostosos com vista para o mar.


Dia 5: Praia e viagem de volta

Para finalizar o seu roteiro de viagem para Arraial do Cabo, aproveite a manhã para revisitar a praia que você mais gostou e curtir um pouquinho mais.


Se você quer saber mais como é uma viagem para Arraial do Cabo veja o meu vlog de viagem no YouTube:



Quanto custa esse roteiro de Arraial do Cabo?

Pra te ajudar a planejar sua viagem para Arraial do Cabo eu fiz uma tabela de orçamento de viagem para esse roteiro específico.


Esse orçamento varia conforme o seu perfil de viajante, separei em 4 categorias: mochileiro, econômico, conforto e conforto +.


Para cada um deles eu vou deixar uma sugestão de hospedagem nessa faixa de preços que vai corresponder ao seu padrão de viajante.


Sugestão de hospedagem em Arraial do Cabo:

Mochileiro

Econômico

Conforto

Conforto +


Cálculo de alimentação:

Para fazer o orçamento de alimentação nesse roteiro de Arraial do Cabo eu considerei:

  • Mochileiro: 4 lanches + 4 pratos executivos

  • Econômico: 6 pratos executivos + 2 refeições em restaurante top

  • Conforto: 4 pratos executivos + 4 refeições em restaurante top

  • Conforto +: 8 refeições em restaurante top

Para mais dicas de viagem me siga no Instagram


Para não perder o post, salve no Pinterest:

roteiro arraial do cabo

Esse conteúdo foi útil pra você e quer oferecer um cafézinho como agradecimento? Pode fazer isso via PIX (juliaorige@gmail.com) ou via PicPay (https://picpay.me/juliaorige). Qualquer valor de contribuição é bem vindo mesmo, um café custa R$ 3 aqui do lado! Com a sua ajuda eu posso continuar trazendo dicas exclusivas por aqui.

Posts Relacionados

Ver tudo