top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Cachoeira da Capivara: como aproveitar o complexo ecológico em Capitólio

Atualizado: 2 de dez. de 2023


cachoeira da capivara

Passar o dia na Cachoeira da Capivara foi um dos meus passeios preferidos em Capitólio, Minas Gerais. O local é bem estruturado, oferece passeios de quadriciclo, restaurante e um pedaço de natureza fantástico. Dá facilmente para passar o dia todo ali e não é necessário contratar guia para visitar.


Mas para chegar lá eu recomendo ir de carro, aliás, eu recomendo muito ir de carro para Capitólio. A região é muito mal servida de táxis, não há carros de aplicativo e é tudo longe. Se você não for de carro vai ficar refém de passeios com agências.


A Cachoeira da Capivara foi um dos locais mais lindos que eu visitei em Minas, uma adição perfeita de roteiro de viagem.


Como é o complexo da Cachoeira da Capivara?

A principal atração do local, que dá nome ao empreendimento, é a Cachoeira da Capivara, mas você vai ver mais de 40 piscinas naturais e pelo menos mais duas cachoeiras lindíssimas (que eu tenha conhecimento, podem haver mais).


A primeira parada é na recepção, onde também fica o restaurante e as saídas de quadriciclo. Ali você consegue comprar os seus ingressos ou retirar a pulseirinha para ingressos já comprados online. Recomendo que você compre com pelo menos 3 dias de antecedência pelo site deles, que dá desconto!


Ai você vai descer com o carro mas para perto de onde começa a trilha principal, que tem 900 metros até a Cachoeira da Capivara, essa da foto abaixo:

cachoeira da capivara capitólio

Essa trilha de 900 metros é na beira do rio, costeando, então não é inclinada. Eu achei uma trilha leve, mas são muitas pedras então tem que ter atenção para não torcer o pé. Em nível de esforço físico mesmo é leve. Dá para fazer de chinelo se você for bem devagar.


Ao longo da trilha você vai encontrar diversos pontos pra banho, piscinas naturais e áreas mais abertas do rio. A água é uma delícia, mas gelada em alguns pontos.


A trilha é bem sinalizada, nada demais, dá para fazer sozinho tranquilamente. Tem vários funcionários do parque que ficam circulando também, então dá uma segurança maior.


Tem standup também, caso você queira treinar um pouco de abdômen.


Nós fomos de manhã, descemos tudo até a Cachoeira da Capivara para ir voltando devagar. Eu gosto de concentrar o maior esforço físico no começo, quando eu tenho mais energia. Ai ficamos um pouco lá na cachoeira mesmo e fomos voltando.


Como estávamos gravando conteúdo acabamos perdendo o horário de almoço, mas soube que o restaurante é muito gostoso e tem comidas típicas.


Veja o vídeo que eu gravei no complexo ecológico da Cachoeira da Capivara:

Cachoeira da Pedra Ancorada

Logo no começo da trilha, há uma cachoeira, que vai para baixo. Ela é um desnível do nível em que você está para baixo, então pode ficar meio escondido num primeiro momento. É a Cachoeira da Pedra Ancorada, que eu achei surpreendente e arrisco dizer que é mais bonita do que a Cachoeira da Capivara.


É que ela é mais diferente, então acaba chamando mais a atenção. Para descer nela existe um apoio de cordas, porque é uma descida meio perigosa, com muita água e pedras lisas.


É essa cachoeira aqui:

Eu achei o visual mais lindo do parque, vale muito a pena ficar um tempinho por ali.


Passeio de quadriciclo na Cachoeira da Capivara

Além de conhecer as cachoeiras, nós fizemos um passeio de quadriciclo, que foi incrível. Optamos por fazer o passeio das 16:30 para pegar o pôr do sol. O passeio dura cerca de 1h. Eu achei o horário perfeito, o sol já não estava tão quente e conseguimos curtir bastante na cachoeira.


Para dirigir o quadriciclo você precisa ter carteira de motorista, mas não precisa de experiência com moto ou quadriciclo mesmo. Eles dão um treinamento rápido antes de começar o circuito e depois você se vira. É muito divertido, eu amo dirigir então sou suspeita pra falar. Mas acho uma delícia.


O passeio tem um circuito definido, passando por dentro da vegetação e em um campo aberto, com uma vista incrível. É feito em grupos, com vários quadriciclos. Cada quadriciclo pode ser ocupado por duas pessoas, se as duas quiserem dividir podem trocar de lugar nas paradas.


O circuito de quadriciclo inclui paradas para apreciar a vista e fazer fotos.


Para participar do passeio de quadriciclo a gente paga à parte do ingresso do parque, nós pagamos R$ 250 pra duas pessoas, dividindo o quadriciclo.

quadriciclo cachoeira da capivara

cachoeira da capivara

Dicas práticas para aproveitar a Cachoeira da Capivara:

  • Não esqueça do protetor solar

  • Compre o ingresso pelo menos 3 dias antes pelo site oficial para ter desconto

  • Leve tênis para maior estabilidade na trilha e no quadriciclo

  • Repelente é bem interessante

  • Se organize nos horários para não perder o almoço, ou leve lanches

  • O passeio de quadriciclo das 16:30 pega o pôr do sol e fica lindo!

Gosta de dicas de viagem? Me acompanhe no Instagram, estou sempre postando minhas aventuras em tempo real por lá

bottom of page