top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Como ler a tábua das marés e aproveitar as piscinas naturais

Atualizado: 8 de jun. de 2022


piscinas naturais de porto de galinhas
Piscinas naturais de Porto de Galinhas

A tábua das marés é uma ferramenta que nos diz os horários em que a maré sobe e desce em determinado lugar. Para quem vai viajar para o nordeste é bem interessante saber ler a tábua das marés, já que a maré impacta no aparecimento das piscinas naturais em todo o litoral.


Recentemente eu estive em Porto de Galinhas, que é uma praia famosa justamente pelas suas piscinas naturais. E elas só aparecem mesmo na maré baixa, não é durante todo o dia. Para conseguir aproveitar aquele visual que a gente espera é preciso chegar na hora certa.


Onde encontrar a tábua das marés?

Você pode pesquisar no Google mesmo "tábua das marés" e o nome da cidade para onde você vai. Ou pesquisar direto no site da Marinha, que disponibiliza todas as tábuas.


Não se assuste com a aparência, são vários números misturados mas você já vai entender!


No site da Marinha as tábuas de maré tem essa aparência:

Como ler a tábua das marés:

A primeira coisa que você vai fazer é encontrar as datas que você quer, quando você estará viajando naquele local. Os horários de maré alta e baixa mudam todos os dias, variando conforme as fases da lua.


Todos os dias há 2 horários de pico da maré mais alta e 2 de maré mais baixa. Entre esses horários ela está em transição, subindo ou descendo.


Exemplo da foto:


Dia 17, terça feira

03:27 (hora) - 1.4 (maré mais alta)

09:55 (hora) - 0.0 (maré mais baixa)

16:10 (hora) - 1.4 (maré mais alta)

22:23 (hora) - 0.3 (maré mais baixa)


Ou seja, entre as 3 da manhã e as 10 da manhã a maré está baixando, das 10 até as 4 da tarde a maré vai estar subindo.


Perceba que ao longo dos dias vai variando os horários de maré alta e baixa, assim como o quão baixa e quão alta ela fica.


Quando é melhor para encontrar as piscinas naturais?

O nível de maré baixa ideal para ver as piscinas naturais é abaixo de 0.5. Acima disso já não vai ser exatamente aquilo que você viu nas fotos.


Quanto mais perto do 0 melhor, significa que o mar vai estar mais baixo e os corais e recifes aparecem mais.


Dicas para aproveitar melhor as piscinas naturais:

  • A maré fica mais baixa na lua cheia e nova, prefira viajar nessas fases (dá para consultar com meses de antecedência)

  • Os níveis mudam todos os dias e os horários também, não confie muito nos vendedores de passeios que dizem que é sempre num mesmo horário. É só porque facilita pra eles.

  • Chegue 1h30 antes do nível mais baixo da maré do dia, as piscinas vão ficar bonitas nesse período até cerca de 1h depois.

  • Não bobeie muito com os passeios de mergulho, se enrolar demais a maré enche e você perde visibilidade da água. Contrate o mais cedo possível, às vezes eles demoram.



bottom of page