top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Gruta do Lago Azul em Bonito: o que você precisa saber antes de ir


gruta do lago azul bonito mato grosso do sul

A Gruta do Lago Azul é o cartão postal de Bonito, a primeira atração a ser aberta ao turismo na cidade e uma das mais visitadas ainda hoje. É um passeio fascinante, onde você tem a experiência de conhecer o interior de uma gruta pré-histórica com suas formações rochosas de milhares de anos.


Dentro das águas da Gruta do Lago Azul em Bonito foram encontrados os esqueletos dos personagens da Era do Gelo! Estou apenas médio brincando, foram encontrados esqueletos de um bicho preguiça pré-histórico, um mamute e possivelmente um tigre dente de sabre. O esqueleto do tigre ainda está em análise, então não sabemos com certeza se é o Diego ali.

Visitar a Gruta do Lago Azul é muito recomendado no seu roteiro de viagem, mas tem que ter um condicionamento físico médio. Meu pai acabou não entrando, porque ele tá com alguns problemas de saúde e não pode fazer esforço físico.


São 200 metros de caminhada no meio da mata e mais 300 degraus para descer na Gruta do Lago Azul, e os mesmos 300 degraus de subida.


A descida eu achei tranquila, só tem que cuidar porque as pedras são escorregadias. Mas a subida já exige mais fisicamente. Nada muito uau, o guia vai parando também, porque os visitantes não são atletas, são só pessoas comuns passeando. Só pra você saber caso tenha algum problema de sáude/joelho/coluna etc.


Por que a água é tão azul?

gruta do lago azul bonito
Gruta do Lago Azul em outubro de 2023

As águas da Gruta do Lago Azul não são realmente azuladas, elas são extremamente cristalinas. O que acontece aqui para ficar tão azul é um fenômeno natural chamado de espalhamento, que faz com que a luz do sol reflita dessa forma. Quanto mais ensolarado, mais azul fica o lago.


Em dias chuvosos e nublados a gruta não abre para visitação.


O que levar para o passeio na Gruta do Lago Azul?

O passeio é contemplativo, não pode entrar na água do lago, então vá com roupas normais, não de banho. A caminhada é pesada também, então vá com roupas confortáveis para isso. Eu fui de vestido com um shortinho de academia da Shein por baixo para não assar as coxas.


É obrigatório ir de tênis, porque as escadas são irregulares e tem muita pedra escorregadia. E é obrigatório levar uma máscara também, essa medida nada tem a ver com o Covid, é porque na Gruta do Lago Azul vivem morcegos e isso faz com que o ar tenha muitas bactérias e fungos, o que pode te fazer passar mal ou contrair alguma doença.


Na hora das fotos lá embaixo pode tirar a máscara. Também não pode levar bolsas soltas, porque você pode precisar das duas mãos para subir ou descer, por segurança, não precisei me apoiar em nada no trajeto todo.


Então eu recomendo:

  • Máscara (se esquecer dá pra comprar lá na lojinha)

  • Tênis

  • Roupa confortável para caminhar

  • Celular para fotos

  • Água

  • Mochila para ir nas costas ou bolsa transversal que te deixe com as mãos livres e possa guardar sua água

gruta do lago azul bonito
Ponto final do passeio, mirante mais próximo à água

Como comprar ingresso para a Gruta do Lago Azul?

Para visitar a Gruta do Lago Azul em Bonito é necessário ir em grupos com um guia credenciado. E tem que comprar o ingresso antecipado, não vende na hora. É uma das atrações mais concorridas de Bonito, recomendo comprar pelo menos uma semana antes.


Eu comprei o meu ingresso pelo site da Bonitour, eles tem uma ferramenta de planejamento de roteiro muito legal e dá pra comprar várias atrações por ali. E ainda parcela no cartão de crédito.


Os passeios em Bonito não são baratos, principalmente na alta temporada. Eu vim no feriadão do dia das crianças, então paguei mais caro em tudo. Mas valeu super a pena, a região é linda demais!


Gosta de viajar? Acompanhe minhas viagens e dicas lá no Instagram, eu sempre posto as melhores dicas que eu encontro pelo caminho!



0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Commenti


bottom of page