top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Museu de Florianópolis: tudo o que você precisa saber antes de ir


Museu de florianópolis

O Museu de Florianópolis abriu em novembro de 2021, em um dos prédios mais antigos da capital catarinense. Ele ficou anos em reforma e agora está prontinho para receber visitantes do mundo todo. Eu fui conferir como é o museu para saber se adicionava ou não ao meu roteiro do Centro Histórico de Florianópolis.


A Ilha da Magia carece de bons museus, o único outro que eu fui e gostei de verdade foi o Palácio Cruz e Sousa. Então fiquei bem feliz de ver que tinha inaugurado uma nova opção.


O que você vai ver no Museu de Florianópolis?

O museu conta a história da cidade, numa exposição tecnológica e interativa. Você vai aprender sobre a migração, colonização e crescimento da Ilha da Magia. É bem interessante a história muito bem apurada, prezando pela veracidade das informações, mas de uma forma que todos possam entender.


Ele fica no prédio que já foi Casa da Câmara e Cadeia, construído em 1780. São dois andares, na parte do térreo você vai encontrar uma sala interativa para crianças, uma sala de estudos para eventos e uma exposição temporária. No momento em que eu fui visitar a exposição era sobre o próprio prédio do Museu de Florianópolis.


Na parte de cima é que fica a exposição permanente. São algumas salas, onde você vai interagir com telas para ver vídeos, fotos e textos sobre a cidade. Tem alguns objetos arqueológicos também, mas a maior parte da exposição é mídia.


Uma das salas é uma apresentação programada, que acontece a cada 15 minutos e conta a história de Floripa com uma animação e narração. O vídeo é projetado em uma estrutura de madeira futurista, com desníveis que aumenta o dinamismo. No fim do vídeo as janelas do prédio se abrem automaticamente, para completar as informações com a vista para a Praça XV.


Para mim os pontos altos da exposição foram essa apresentação e o mapa na outra sala, que mostra a chegada de imigrantes na ilha e o aumento da população ao longo dos anos.


No geral a visita é rápida, mas bem interessante e acho que valeu muito a pena.


Quanto custa o ingresso do Museu de Florianópolis?

A entrada custa R$ 10, inteira e R$ 5 a meia.


Além do Museu de Florianópolis também tem o café do museu, na parte de trás do prédio. Eu não tive a oportunidade de comer lá, mas o ambiente é lindíssimo e parece uma delícia. Para quem tiver um tempinho, vá experimentar.

Café do Museu de Florianópolis
Café do Museu de Florianópolis

Vai viajar para Florianópolis? Veja mais dicas de viagem de Floripa


A localização do Museu de Florianópolis está assinalada aqui no Mapa mundi de dicas de viagem:


bottom of page