O Museu de Florianópolis abriu em novembro de 2021, em um dos prédios mais antigos da capital catarinense. Ele ficou anos em reforma e agora está prontinho para receber visitantes do mundo todo. Eu fui conferir como é o museu para saber se adicionava ou não ao meu roteiro do Centro Histórico de Florianópolis.
A Ilha da Magia carece de bons museus, o único outro que eu fui e gostei de verdade foi o Palácio Cruz e Sousa. Então fiquei bem feliz de ver que tinha inaugurado uma nova opção.
O que você vai ver no Museu de Florianópolis?
O museu conta a história da cidade, numa exposição tecnológica e interativa. Você vai aprender sobre a migração, colonização e crescimento da Ilha da Magia. É bem interessante a história muito bem apurada, prezando pela veracidade das informações, mas de uma forma que todos possam entender.
Ele fica no prédio que já foi Casa da Câmara e Cadeia, construído em 1780. São dois andares, na parte do térreo você vai encontrar uma sala interativa para crianças, uma sala de estudos para eventos e uma exposição temporária. No momento em que eu fui visitar a exposição era sobre o próprio prédio do Museu de Florianópolis.
Na parte de cima é que fica a exposição permanente. São algumas salas, onde você vai interagir com telas para ver vídeos, fotos e textos sobre a cidade. Tem alguns objetos arqueológicos também, mas a maior parte da exposição é mídia.
Uma das salas é uma apresentação programada, que acontece a cada 15 minutos e conta a história de Floripa com uma animação e narração. O vídeo é projetado em uma estrutura de madeira futurista, com desníveis que aumenta o dinamismo. No fim do vídeo as janelas do prédio se abrem automaticamente, para completar as informações com a vista para a Praça XV.
Para mim os pontos altos da exposição foram essa apresentação e o mapa na outra sala, que mostra a chegada de imigrantes na ilha e o aumento da população ao longo dos anos.
No geral a visita é rápida, mas bem interessante e acho que valeu muito a pena.
Quanto custa o ingresso do Museu de Florianópolis?
A entrada custa R$ 10, inteira e R$ 5 a meia.
Além do Museu de Florianópolis também tem o café do museu, na parte de trás do prédio. Eu não tive a oportunidade de comer lá, mas o ambiente é lindíssimo e parece uma delícia. Para quem tiver um tempinho, vá experimentar.
Vai viajar para Florianópolis? Veja mais dicas de viagem de Floripa
A localização do Museu de Florianópolis está assinalada aqui no Mapa mundi de dicas de viagem:
Comentários