top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

O que comer em Florianópolis? 7 Pratos típicos e 7 restaurantes para conhecer

Atualizado: 8 de jun. de 2022


comidas típicas de florianópolis
Ostras gratinadas no Rancho Açoriano

A culinária da Ilha da Magia é uma mistura das tradições açorianas dos imigrantes com os temperos indígenas. Os pratos mais típicos de Florianópolis são frutos do mar, devido à facilidade da pesca e à colonização portuguesa, que foi a principal na ilha.


Floripa foi uma cidade pequena até os anos 60, quando a universidade federal se instalou na cidade. Até a chegada da UFSC a maior parte da população era de descendentes de açorianos, que vieram para o Brasil em 1746.


Era uma época em que as ilhas dos Açores estavam super populadas e o governo de Portugal incentivou o povo a migrar para o novo mundo, oferecendo terras, animais de fazenda e ferramentas para começar uma vida por aqui.


Os açorianos vieram, enfrentaram o Atlântico de barco e chegaram na Ilha da Magia para encontrar... nada do que lhes foi prometido.

Os primeiros assentamentos dos açorianos foram em Santo Antônio de Lisboa, Ribeirão da Ilha e Costa da Lagoa. Todos são passeios incríveis hoje! E com ótimos restaurantes para você experimentar a comida típica de Florianópolis.


Aqui nesse post eu separei os 7 pratos mais típicos de Florianópolis e 8 restaurantes onde você pode comer esses pratos (e mais alguns).


Todos os restaurantes que eu vou te indicar aqui eu já fui pessoalmente e aprovei. E se quiser mais indicações de restaurantes em outras cidades, acesse o meu mapa mundi de dicas de viagem. Eu sempre vou acrescentando lá os restaurantes que eu experimento.


Se alguma das minhas dicas tornar a sua viagem mais legal, me marca no seu story lá no Insta, vou adorar ver! O meu perfil é @juliaorige.


7 pratos típicos de Florianópolis

pratos típicos de florianópolis
Sequência no Bar do Vadinho

1. Pirão de peixe

O pirão de peixe é servido nos restaurantes à beira-mar, junto com muito peixe frito. Ele é uma mistura das duas tradições mais enraizadas de Floripa: farinha de mandioca e pesca.


Ele é feito com caldo de peixe, temperos e farinha de mandioca escaldada. Ele fica com uma textura diferente, meio elástica. Costuma vir junto com uma refeição de peixe ou camarão nos restaurantes à la carte.


2. Tainha frita

A tainha é um peixe gorduroso e muito saboroso que é pescado durante o inverno. Nem sempre se encontra tainha nos restaurantes, já que a pesca é sazonal e ela só é boa e fresca no inverno mesmo.


A forma mais tradicional é a tainha frita em postas, mas há também assada, escalada e recheada.


3. Pastel de Berbigão

Florianópolis tem ótimas pastelarias, principalmente no centro histórico da cidade. Um dos pratos típicos de Floripa é o pastel de berbigão.


O berbigão é um molusco que dá na região litoral de Santa Catarina. Os pasteis são geralmente servidos como entrada das refeições ou como lanches.


Se você é fã de pastel eu recomendo experimentar o pastel com massa de fubá do Mercado Público e o Pastel do Dino, que fica na Gama Deça, também no centro.


4. Caldo de cana

O acompanhamento perfeito para os pasteis é o caldo de cana, segundo qualquer manezinho da ilha! E eu não posso discordar.


Em Florianópolis você vai sempre encontrar o pastel e o caldo de cana na mesma barraquinha ou lanchonete. Já é tradição. Tem inclusive ótimos combos com preços mais em conta se você pedir os dois.


5. Ostras

Florianópolis é a capital nacional da ostra, com mais de 3 milhões de dúzias produzidas por ano. Por essas e ostras coisas elas são um dos pratos típicos da ilha.


O lugar ideal pra provar essa iguaria é o Ribeirão da Ilha, é lá que elas são produzidas e tem vários restaurantes especializados (em ostras e em trocadilhos). Você pode comer no Ostradamus ou no Umas e Ostras, por exemplo.


Agora, se você quiser economizar, saiba que no Mercado Público uma dúzia de ostras custa 14 ou 15 reais. Claro, daí você tem que cozinhar, mas é bem fácil.


Se quiser uma receita típica de Florianópolis vê esse vídeo aqui:



6. Anchova grelhada e escalada

Ok, esse é o meu prato típico de Florianópolis favorito. Eu amo anchova grelhada com alcaparras em cima. A minha preferida costumava ser no Carlinhos na Lagoa, mas o restaurante fechou na pandemia.


Para o peixe ser escalado ele é aberto pela barriga e as espinhas são retiradas antes de assar. A anchova funciona muito bem nessa receita, porque tem a carne bem firme.


7. Siri

O siri é servido em Florianópolis de várias formas, em bolinhos, ensopado ou casquinhas. A escolha é sua! Ele já não é tão onipresente quanto a Anchova grelhada mas você vai encontrá-lo principalmente em bares manezinhos como o Boteco da Ilha.



7 restaurantes incríveis para conhecer em Florianópolis:

Agora que você já conhece os pratos típicos de Florianópolis, deixa eu te mostrar alguns restaurantes muito bons pra comer na cidade.


1. Bar do Vadinho

Comida caseira feita com muito amor há vinte anos! O Bar do Vadinho é um restaurante na praia do Pântano do Sul que serve um cardápio fixo. Você paga um valor para a sequência. Da última vez que eu fui lá estava R$ 46 reais por pessoa e você come à vontade.


Nesse vídeo aqui da Lagoinha do Leste eu mostrei o Bar do Vadinho:


2. Bela Ilha

O restaurante Bela Ilha fica na Costa da Lagoa, local que é só acessível de barco ou via trilha. O Bela Ilha oferece um barco gratuito para os clientes, eles buscam as pessoas no Canto dos Araças e levam até o restaurante.


A comida é bem típica de Florianópolis: peixe frito, camarão, pirão, feijão e batata frita.


3. Ostradamus

O Ostradamus é o restaurante mais tradicional de ostras do Ribeirão da Ilha, ele tem um deck lindo e serve ostras divinas. O preço é bem salgado, vá preparado.


4. Santo Apetito

Em Santo Antônio de Lisboa, atrás da Casa Açoriana (loja de artesanatos) fica o Santo Apetito. É um bistrô com mesas no jardim. Muito fofo, com donos que são uns amores. A comida aqui não é a mais típica, é uma gastronomia mais requintada e inovadora.


Tudo é maravilhoso, pode pedir qualquer coisa do cardápio. Recomendado especialmente para encontros românticos.


5. Rancho Açoriano

Pratos típicos de Florianópolis com um quê de sofisticação. O Rancho Açoriano está na mesma categoria do Ostradamos, são restaurantes mais chiques que servem comida tradicional.


Tem um Rancho Açoriano no Ribeirão da Ilha e um na via gastronômica de Coqueiros. A comida é maravilhosa, mas também prepare o bolso.


6. Pastel do Dino

Essa é uma dica de comida rápida, barata e divina. O Pastel do Dino é uma pastelaria na Gama Deça, em frente ao Hospital Celso Ramos. É uma portinha, com poucas mesas. Recomendo que você pegue os pasteis e vá comer na Beira-mar.


São os melhores pasteis que eu já comi.


7. Quintal Açoriano

O Quintal Açoriano fica no Mercado Público, que é uma ótima opção de rolê gastronômico em Floripa. Eles servem pratos de peixes, frutos do mar e ostras. Comida muito boa por um preço razoável.



Tenho certeza de que com essas dicas não vai te faltar comida boa em Florianópolis! Veja mais conteúdos com dicas de viagem de Floripa:

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page