Newsletter de promoções de viagem:

  • Júlia Orige

Receita de francesinha pra fazer no Brasil | Portugal | Volta ao mundo em 80 receitas


receita francesinha

A Francesinha é um prato típico português da cidade do Porto. Resumidamente é um sanduíche de carne, coberto por queijo e um molho maravilhoso. O segredo para fazer esse prato está no molho, que é a parte mais complexa da receita. Para conseguir fazer a francesinha aqui no Brasil (e não gastar um rim) eu precisei fazer algumas adaptações.


O resultado ficou muito bom e bem parecido com as francesinhas que eu comi no Porto.


Tem vontade de viajar para o Porto? Dá uma olhada no meu Guia de Viagem Low Cost do Porto


História da receita de Francesinha

A Francesinha tradicional do Porto nasceu das mãos de um Chef de cozinha que havia trabalhado em França e resolveu adaptar o Croque Monsier para os gostos portugueses. E claro, isso precisava envolver vinho e pimenta.


A receita de Francesinha é dos anos 50 e logo se tornou um sucesso. Em Portugal dizem que não se come boas francesinhas fora do Porto, mas eu encontrei uma incrível em Lisboa, no restaurante Marco.


Claro, no Porto encontra-se boas francesinha em qualquer esquina.


Adaptações na receita de Francesinha

O molho da francesinha é tratado como um grande segredo culinário e encontra-se algumas variações. Para conseguir reproduzir aqui no Brasil, precisei mudar alguns ingredientes como o vinho do Porto e o Chouriço.


Eu misturei algumas receitas que encontrei online e fui provando até que chegasse num gosto parecido com as Francesinhas que eu já comi. Gostei bastante do resultado, espero que você também goste!


Ingredientes para a Francesinha:

Receita completa:


✨Molho

1 cebola grande

2 dentes de alho

1 lata de cerveja

1 tomate

100ml de molho de tomate

1/2 copo de vinho tinto seco

1/2 copo de conhaque

Sal

Pimenta malagueta/calabresa

2 colheres de maisena


✨Sanduíche

Pão fatiado sem casca

Bife

Calabresa cortada ao comprido (adição minha)

Pode ser colocado também: mortadela, salsicha, presunto e chouriço.

Queijo para cobrir


Atenção: eu coloquei o molho fervendo direto em cima do sanduíche, mas descobri depois que o certo seria colocar um pouco no forno para derreter o queijo antes, assim fica mais quentinho na hora de comer.


Essa receita de Francesinha faz parte da minha série Volta ao mundo em 80 receitas, onde eu reproduzo receitas do mundo todo dentro de casa. Você pode acompanhar aqui no meu Instagram, ou no TikTok.

Posts Relacionados

Ver tudo