Newsletter de promoções de viagem:

  • Júlia Orige

Guia de viagem low cost de Porto | Portugal



guia de viagem porto

O que você vai encontrar nesse guia de viagem do Porto | Portugal:

1. Sobre Porto

2. Como chegar ao Porto + mapa dos transportes

3. O que ver no Porto

3.1 Passeios gratuitos

3.2 Passeios pagos

4. Quando ir ao Porto

5. O que você precisa provar em uma viagem ao Porto

6. Onde ficar em Porto - dicas de acomodação low cost

7. Quanto custa uma viagem ao Porto?

Sobre

Porto é a segunda cidade mais famosa de Portugal, a seguir a Lisboa. Fica no norte do país, onde é mais frio, e é muito mais antiga do que a capital. Isso porque Lisboa sofreu um terremoto em 1755 e teve de ser reconstruída, perdendo boa parte da arquitetura anterior a esse período.

A cidade do Porto é conhecida pelo vinho do Porto, uma bebida forte e adocicada e pelas belas pontes que cruzam o Rio Douro. Porto tem muito mais “cara” de cidade medieval, cheia de ruelinhas e construções de pedra, o centro histórico foi considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO.


Aqui nesse guia de viagem vou mostrar como visitar o Porto da forma mais barata, aproveitando ao máximo a cidade!

Como chegar ao Porto + mapa dos transportes

Você pode ir para o Porto de avião, de ônibus ou de trem. O aeroporto fica um pouco distante da cidade, mas tem metrô e é bem tranquilo para ir pro centro de transporte público. Veja onde ficam as rodoviárias, estações de trem e o aeroporto:


Todas as vezes que eu fui ao Porto foi partindo de Lisboa, de trem ou ônibus. As passagens de trem podem ser compradas no site da CP (de 25 a 30 euros ida) e de ônibus no site da Rede Expressos (19 euros ida).

Dica Porto low cost: viajando de trem ou de ônibus, pergunte sobre descontos. Existem descontos para jovens com menos de 25 anos, para crianças e idosos.

Dica Porto low cost (2): Se você for precisar utilizar o transporte público enquanto estiver na cidade, aconselho a comprar um passe Porto Card, que dá acesso livre aos transportes, entrada gratuita em uma adega de vinho do Porto e em vários museus pela cidade. Investigue também os descontos.

 

O que ver no Porto

Passeios gratuitos:

Ponte D. Luís


ponte D luis no porto

Sabe aquela ponte que é o cartão postal clássico do Porto? Você pode andar em cima dela! A ponte D. Luís é fechada para carros, mas aberta a pedestres e ao metro (o que é um pouco caótico, mas tudo bem). Aqui você tem uma vista linda do Rio Douro e da Ribeira. Logo depois de atravessar a ponte, chegando em Vila Nova de Gaia, há um mirante que pode ser uma ótima opção para ver o pôr do sol.


ponte d luis vista

Vista da Ponte D. Luís no Porto - Guia de viagem Porto Low Cost

Ribeira


ribeira porto

Guia de viagem Porto Low Cost

Mesas à rua, movimento sempre, barcos passando, a Ribeira é com certeza o ponto mais turístico do Porto. Uma visita ao Porto tem que incluir um passeio pela beira do Douro, não é mesmo?

Do lado de lá, Vila Nova de Gaia, com as caves de vinho do Porto, do lado de cá o Porto. A Ribeira é um ótimo lugar para você ter aquela experiência gastronômica da viagem, beber um chopp ou só sentar na beira do rio e observar os barcos passando.

Avenida dos Aliados


guia porto low cost

Guia de viagem Porto Low Cost

É a principal avenida do Porto, fica bem no centro da cidade e conta com uma arquitetura exuberante. Fica perto da Torre dos Clérigos e da livraria Lello e Irmãos, recomendo que visitem no mesmo dia de viagem. E aqui você também vai encontrar o Mc Donald's mais bonito do mundo (de verdade, é lindo)!

Sé do Porto