Newsletter de promoções de viagem:

  • Júlia Orige

Guia de viagem low cost de Porto | Portugal



guia de viagem porto

O que você vai encontrar nesse guia de viagem do Porto | Portugal:

1. Sobre Porto

2. Como chegar ao Porto + mapa dos transportes

3. O que ver no Porto

3.1 Passeios gratuitos

3.2 Passeios pagos

4. Quando ir ao Porto

5. O que você precisa provar em uma viagem ao Porto

6. Onde ficar em Porto - dicas de acomodação low cost

7. Quanto custa uma viagem ao Porto?

Sobre

Porto é a segunda cidade mais famosa de Portugal, a seguir a Lisboa. Fica no norte do país, onde é mais frio, e é muito mais antiga do que a capital. Isso porque Lisboa sofreu um terremoto em 1755 e teve de ser reconstruída, perdendo boa parte da arquitetura anterior a esse período.

A cidade do Porto é conhecida pelo vinho do Porto, uma bebida forte e adocicada e pelas belas pontes que cruzam o Rio Douro. Porto tem muito mais “cara” de cidade medieval, cheia de ruelinhas e construções de pedra, o centro histórico foi considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO.


Aqui nesse guia de viagem vou mostrar como visitar o Porto da forma mais barata, aproveitando ao máximo a cidade!

Como chegar ao Porto + mapa dos transportes

Você pode ir para o Porto de avião, de ônibus ou de trem. O aeroporto fica um pouco distante da cidade, mas tem metrô e é bem tranquilo para ir pro centro de transporte público. Veja onde ficam as rodoviárias, estações de trem e o aeroporto:


Todas as vezes que eu fui ao Porto foi partindo de Lisboa, de trem ou ônibus. As passagens de trem podem ser compradas no site da CP (de 25 a 30 euros ida) e de ônibus no site da Rede Expressos (19 euros ida).

Dica Porto low cost: viajando de trem ou de ônibus, pergunte sobre descontos. Existem descontos para jovens com menos de 25 anos, para crianças e idosos.

Dica Porto low cost (2): Se você for precisar utilizar o transporte público enquanto estiver na cidade, aconselho a comprar um passe Porto Card, que dá acesso livre aos transportes, entrada gratuita em uma adega de vinho do Porto e em vários museus pela cidade. Investigue também os descontos.

 

O que ver no Porto

Passeios gratuitos:

Ponte D. Luís


ponte D luis no porto

Sabe aquela ponte que é o cartão postal clássico do Porto? Você pode andar em cima dela! A ponte D. Luís é fechada para carros, mas aberta a pedestres e ao metro (o que é um pouco caótico, mas tudo bem). Aqui você tem uma vista linda do Rio Douro e da Ribeira. Logo depois de atravessar a ponte, chegando em Vila Nova de Gaia, há um mirante que pode ser uma ótima opção para ver o pôr do sol.


ponte d luis vista

Vista da Ponte D. Luís no Porto - Guia de viagem Porto Low Cost

Ribeira


ribeira porto

Guia de viagem Porto Low Cost

Mesas à rua, movimento sempre, barcos passando, a Ribeira é com certeza o ponto mais turístico do Porto. Uma visita ao Porto tem que incluir um passeio pela beira do Douro, não é mesmo?

Do lado de lá, Vila Nova de Gaia, com as caves de vinho do Porto, do lado de cá o Porto. A Ribeira é um ótimo lugar para você ter aquela experiência gastronômica da viagem, beber um chopp ou só sentar na beira do rio e observar os barcos passando.

Avenida dos Aliados


guia porto low cost

Guia de viagem Porto Low Cost

É a principal avenida do Porto, fica bem no centro da cidade e conta com uma arquitetura exuberante. Fica perto da Torre dos Clérigos e da livraria Lello e Irmãos, recomendo que visitem no mesmo dia de viagem. E aqui você também vai encontrar o Mc Donald's mais bonito do mundo (de verdade, é lindo)!

Sé do Porto



A catedral do Porto foi construída no século 12, com uma arquitetura românica-gótica impressionante. Ela se destaca na paisagem, entre a Estação de São Bento e a Ribeira.

Eu não cheguei a entrar na Sé do Porto, mas se você tiver um tempinho a mais recomendo a entrada. O altar e a estrutura da catedral são fantásticos!

Estação de São Bento


hall da estação de são bento

O hall de entrada da Estação de São Bento é coberto pelos tradicionais azulejos azuis com pinturas. Os azulejos contam histórias de reis a princesas. É provável que você encontre a estação lotada de turistas, mas mesmo assim vale a pena!

Jardins do Palácio de Cristal


jardins do palacio de cristal

O Palácio de Cristal é palco de concertos, circos, congressos e outros tipos de evento, mas mesmo que você não tenha interesse em nenhum dos espetáculos que acontecem ali, tem que dar uma chance pras vistas estonteantes dos jardins.

Do alto você tem uma vista panorâmica do Douro, de Vila Nova de Gaia e da Ribeira. Além disso é um ótimo espaço para um piquenique ou para passar um tempo tranquilo!

Rua de Santa Catarina


shopping via catarina porto

A Rua de Santa Catarina é a mais movimentada do Porto, ali você pode encontrar um centro comercial com uma praça de alimentação linda (Via Catarina) e a maioria das lojas de departamento internacionais. Um ótimo local para um passeio e para quem deseja fazer compras.


praça de alimentação do shopping via catarina

Praça de alimentação do shopping via catarina

 

Atrações low cost no Porto:

Rio Douro:


Faça um cruzeiro no Rio Douro e passe pelas pontes, é uma vista incrível e um passeio muito gostoso por 15 euros. Compre o seu ingresso com antecedência aqui.

Dica: caso você tenha pouco tempo de viagem no Porto, experimente um passeio em ônibus turístico Hop-on Hop-off. Assim você consegue ver todos os pontos da cidade e não perde tempo.

Tour pelas caves do vinho do Porto