• Júlia Orige

Guia de viagem low cost de Porto | Portugal



O que você vai encontrar nesse guia de viagem do Porto | Portugal:

1. Sobre Porto

2. Como chegar ao Porto + mapa dos transportes

3. O que ver no Porto

3.1 Passeios gratuitos

3.2 Passeios pagos

4. Quando ir ao Porto

5. O que você precisa provar em uma viagem ao Porto

6. Onde ficar em Porto - dicas de acomodação low cost

7. Quanto custa uma viagem ao Porto?

Sobre

Porto é a segunda cidade mais famosa de Portugal, a seguir a Lisboa. Fica no norte do país, onde é mais frio, e é muito mais antiga do que a capital. Isso porque Lisboa sofreu um terremoto em 1755 e teve de ser reconstruída, perdendo boa parte da arquitetura anterior a esse período.

A cidade do Porto é conhecida pelo vinho do Porto, uma bebida forte e adocicada e pelas belas pontes que cruzam o Rio Douro. Porto tem muito mais “cara” de cidade medieval, cheia de ruelinhas e construções de pedra, o centro histórico foi considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO.


Aqui nesse guia de viagem vou mostrar como visitar o Porto da forma mais barata, aproveitando ao máximo a cidade!

Como chegar ao Porto + mapa dos transportes

Você pode ir para o Porto de avião, de ônibus ou de trem. O aeroporto fica um pouco distante da cidade, mas tem metrô e é bem tranquilo para ir pro centro de transporte público. Veja onde ficam as rodoviárias, estações de trem e o aeroporto:


Todas as vezes que eu fui ao Porto foi partindo de Lisboa, de trem ou ônibus. As passagens de trem podem ser compradas no site da CP (de 25 a 30 euros ida) e de ônibus no site da Rede Expressos (19 euros ida).

Dica Porto low cost: viajando de trem ou de ônibus, pergunte sobre descontos. Existem descontos para jovens com menos de 25 anos, para crianças e idosos.

Dica Porto low cost (2): Se você for precisar utilizar o transporte público enquanto estiver na cidade, aconselho a comprar um passe Porto Card, que dá acesso livre aos transportes, entrada gratuita em uma adega de vinho do Porto e em vários museus pela cidade. Investigue também os descontos.

O que ver no Porto

Passeios gratuitos:

Ponte D. Luís


Sabe aquela ponte que é o cartão postal clássico do Porto? Você pode andar em cima dela! A ponte D. Luís é fechada para carros, mas aberta a pedestres e ao metro (o que é um pouco caótico, mas tudo bem). Aqui você tem uma vista linda do Rio Douro e da Ribeira. Logo depois de atravessar a ponte, chegando em Vila Nova de Gaia, há um mirante que pode ser uma ótima opção para ver o pôr do sol.


Vista da Ponte D. Luís no Porto - Guia de viagem Porto Low Cost

Ribeira


Guia de viagem Porto Low Cost

Mesas à rua, movimento sempre, barcos passando, a Ribeira é com certeza o ponto mais turístico do Porto. Uma visita ao Porto tem que incluir um passeio pela beira do Douro, não é mesmo?

Do lado de lá, Vila Nova de Gaia, com as caves de vinho do Porto, do lado de cá o Porto. A Ribeira é um ótimo lugar para você ter aquela experiência gastronômica da viagem, beber um chopp ou só sentar na beira do rio e observar os barcos passando.

Avenida dos Aliados


Guia de viagem Porto Low Cost

É a principal avenida do Porto, fica bem no centro da cidade e conta com uma arquitetura exuberante. Fica perto da Torre dos Clérigos e da livraria Lello e Irmãos, recomendo que visitem no mesmo dia de viagem. E aqui você também vai encontrar o Mc Donald's mais bonito do mundo (de verdade, é lindo)!

Sé do Porto



A catedral do Porto foi construída no século 12, com uma arquitetura românica-gótica impressionante. Ela se destaca na paisagem, entre a Estação de São Bento e a Ribeira.

Eu não cheguei a entrar na Sé do Porto, mas se você tiver um tempinho a mais recomendo a entrada. O altar e a estrutura da catedral são fantásticos!

Estação de São Bento


O hall de entrada da Estação de São Bento é coberto pelos tradicionais azulejos azuis com pinturas. Os azulejos contam histórias de reis a princesas. É provável que você encontre a estação lotada de turistas, mas mesmo assim vale a pena!

Jardins do Palácio de Cristal


O Palácio de Cristal é palco de concertos, circos, congressos e outros tipos de evento, mas mesmo que você não tenha interesse em nenhum dos espetáculos que acontecem ali, tem que dar uma chance pras vistas estonteantes dos jardins.

Do alto você tem uma vista panorâmica do Douro, de Vila Nova de Gaia e da Ribeira. Além disso é um ótimo espaço para um piquenique ou para passar um tempo tranquilo!

Rua de Santa Catarina


A Rua de Santa Catarina é a mais movimentada do Porto, ali você pode encontrar um centro comercial com uma praça de alimentação linda (Via Catarina) e a maioria das lojas de departamento internacionais. Um ótimo local para um passeio e para quem deseja fazer compras.


Praça de alimentação do shopping via catarina

Atrações low cost no Porto:

Rio Douro:


Faça um cruzeiro no Rio Douro e passe pelas pontes, é uma vista incrível e um passeio muito gostoso por 15 euros. Compre o seu ingresso com antecedência aqui.

Dica: caso você tenha pouco tempo de viagem no Porto, experimente um passeio em ônibus turístico Hop-on Hop-off. Assim você consegue ver todos os pontos da cidade e não perde tempo.

Tour pelas caves do vinho do Porto


Uma viagem ao Porto merece uma tour pelas caves do Vale do Douro (com degustações incluídas, é claro). Esse pacote aqui te dá um tour pelas caves, um cruzeiro pelo Rio Douro e um almoço! São 90 euros, mas muito bem gastos.

Livraria Lello


A livraria Lello foi a inspiração para a Floreios e Borrões, de Harry Potter. É uma das livrarias mais lindas do mundo e por isso recebe milhares de turistas por dia, tantos que passou a cobrar a entrada. Porém, se você adquirir um livro lá dentro, consegue descontar o valor do ingresso! Apesar de ser um ponto turístico bem cheio, eu recomendo um pulinho por lá!

Dica: Há duas filas para entrar na livraria Lello, uma que fica na porta (para quem vai pagar direto na entrada da livraria) e uma dentro de uma papelaria, na esquina da livraria Lello (um pouco acima). A fila de dentro costuma ser menor e lá você fica protegido do sol e da chuva. Depois, com o ingresso comprado, você entra direto na Lello, sem passar pela fila gigantesca do lado de fora.

Torre dos Clérigos


Quando foi construída, no século 18, era a torre mais alta de Portugal. São 240 degraus para apreciar uma vista fantástica da cidade do Porto. A vista é panorâmica, 360º para toda a vida que passa lá embaixo.

Compre aqui o ingresso antecipado para a Torre dos Clérigos (valor: 5 euros)

Quando ir ao Porto

A melhor época para fazer uma viagem para Porto é no verão (de maio a setembro), que é quando está mais sol e calor, mas mesmo assim tenha em conta que as temperaturas podem cair bastante durante a noite.

Ainda assim, qualquer época é válida para ir ao Porto! Só prestar atenção na roupa :)

Se estiver procurando passagens aéreas em promoção, dá uma olhada no Passagens Promo! Os preços são incríveis e não aparecem em outros buscadores

O que você precisa provar em uma viagem ao Porto

Toda viagem para ser completa tem de incluir a gastronomia local. O Porto é conhecido principalmente pelo vinho do Porto, apesar de na verdade as vinícolas ficaram em Vila Nova de Gaia do outro lado do rio. Além do vinho, eu recomendo provar a Francesinha, é um prato típico da cidade. Basicamente consiste em um sanduíche de pão de forma, bife, presunto e linguiça, coberto com queijo e molho. O diferencial aqui é o molho, feito com cerveja e carne. Só provando para entender. Geralmente é acompanhada de batatas fritas.


Francesinha - Guia de viagem Porto Low Cost

Dica: experimente essa excursão gastrônomica (incluso degustação de vinho do porto e comidas)

Onde ficar no Porto: dicas de acomodação low cost

A maior parte dos pontos turísticos no Porto dá para fazer a pé, por isso se você conseguir ficar em uma acomodação perto do centro, quase não vai precisar usar transporte público. Eu recomendo ficar perto da Praça dos Aliados, ou da Ribeira, ou da Rua Santa Catarina.

Nessa região aqui:


Caso você queira algumas dicas de acomodação mais específicas, fiz uma listinha aqui embaixo. Separei alguns hotéis que não são caros pro que oferecem, alguns tem uma mini cozinha, alguns hostels bem legais e um link de desconto pro Airbnb:

Hotéis/pousadas:

Ribeira 24


O hotel Ribeira 24 tem uma localização maravilhosa, pertinho da Ribeira, e instalações confortáveis, com uma mini cozinha e tudo. Para duas pessoas uma noite fica por volta de 50 euros. Veja mais sobre o Ribeira 24 aqui.

Oporto Invite - Cléricos


Outra acomodação que fica numa localização maravilhosa e tem cozinha. Oporto Invite tem ainda café da manhã todos os dias! Esse é um pouco mais caro, fica por volta dos 70 euros para duas pessoas. Veja mais sobre Oporto Invite aqui.

Hostels:

The Passenger Hostel


Esse hostel fica dentro da estação de trem de São Bento! Melhor localizado impossível. Tem opções de cama em dormitório compartilhado, a partir de 19 euros, e quartos privados, a partir de 50 euros. Veja mais sobre The Passenger Hostel aqui.

Best Guest Porto Hostel


Se o seu orçamento está muito baixo, aqui tenho um hostel pra você a partir de 12 euros a cama, com café da manhã incluído! A localização é muito boa, a 200m do centro histórico, então você também vai economizar em transportes e tem quartos pequenos, com 4 e 6 camas. Veja mais sobre Best Guest Porto Hostel aqui.

Airbnb

Você já se hospedou em um Airbnb? É um aluguel de casas, apartamentos e quartos por dia. Costuma ser mais em conta se você está viajando em grupo. Com esse link aqui você consegue R$ 130 de crédito pra usar na sua primeira reserva :)

Cálculo geral: quanto custa uma viagem ao Porto

Eu expliquei aqui nesse post como eu calculo o gasto diário em uma viagem, mas já montei uma tabelinha aqui pra vocês do Porto:

Café da manhã: 6,00

Almoço: 12,00

Jantar: 16,00

Café: 0,60

Água no mercado: 0,18

Água no restaurante: 1,20

Diária num hotel 2 estrelas: 30,00

Diária num hostel: 12,00

Diária num hotel 4 estrelas: 70,00

Preços em euros

Para quem quiser ver um cálculo geral recomendo acessar esse site aqui, o Quanto Custa Viajar.

Atenção: na maior parte dos restaurantes, assim que você senta na mesa lhe trazem aperitivos sem que você solicite. Tudo isso será cobrado mais tarde, se você não tem a intenção de pagar/consumir, avise antes!

Dica restaurantes: acesse o Zomato para ver os menus dos restaurantes, preços e tudo detalhado antes de entrar! Assim você não passa pelo constrangimento de se deparar com algo muito caro pro seu bolso e ter de sair do restaurante e consegue ver reviews! Tem versão aplicativo também!

Dica extra: Aposte em calçados bem confortáveis, as ruas do Porto são em paralelepípedo e tem sempre subidas e descidas íngremes.


#lowcost #europa #guiadeviagem

Navegue pelo Quem vai e quem fica:
Receba dicas de viagem por email:
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest
Páginas principais:
Atalhos: