A Serra do Corvo Branco fica em Santa Catarina e foi a primeira estrada a ligar a região serrana ao litoral catarinense. É uma construção impressionante: o maior corte de rocha no Brasil, com 90 metros de altura. O resultado é um paredão lindíssimo e uma estrada de tirar o fôlego.
Toda a região é muito bonita, apesar de perigosa. A estrada é toda de chão batido, o que torna ainda mais complicado de andar por ali.
Onde fica a Serra do Corvo Branco e como visitar?
A serra fica na ligação entre os municípios de Urubici e Grão Pará. Urubici é a cidade mais turística da Serra Catarinense, se você for passear recomendo se hospedar ali. É uma ótima opção de viagem de inverno dentro do Brasil!
Ali tem um espaço para estacionar e um food truck com café. Para tirar fotos por ali é tranquilo, todo mundo para e quem circula na região já está acostumado com os turistas.
Eu deixei o local exato dos paredões assinalado aqui no mapa mundi de dicas de viagem. Só dar um zoom na região ou pesquisar por "Serra do Corvo Branco".
Dirija com cuidado em toda a região, é tudo de chão batido e a neblina pode ser bem densa.
No dia que eu estive lá peguei uma super neblina. Tava lindo demais! Mas não deu pra ver muita coisa...
A minha expectativa era encontrar a Serra do Corvo Branco assim:
Mas minha foto ficou assim...
De qualquer forma estava super bonito e parei na subida várias vezes.
Toda o trecho de chão tem 10km, mas a Serra do Corvo Branco inteira tem 57km. A parte mais perigosa é depois da garganta onde eu tirei a foto acima, descendo para Grão Pará. Ali tem curvas de 180 graus à beira de precipícios.
A estrada funciona com duas mãos, então tome cuidado nas curvas com os carros que vem no sentido contrário.
Dicas para a Serra do Corvo Branco
A Serra do Corvo Brando e a do Rio do Rastro são as mais lindas de Santa Catarina, sem sombra de dúvidas. Ambas são perigosas e estão sujeitas à neblina.
Para visitar a Serra do Corvo Branco com menos probabilidade de neblina vá antes do meio dia. Mas se tiver neblina não desista das fotos, pode ficar legal mesmo assim!
Eu recomendo ir a partir de Urubici, o trecho não é tão perigoso e você pode parar na volta na Gruta de Nossa Senhora de Lurdes, que é lindíssima. Ou até no Morro da Igreja que fica no caminho também. Só lembre-se de que para subir no Morro da Igreja e ver a Pedra Furada é preciso pedir uma autorização aqui nesse link.
Aqui qualquer carro circula, desde que não seja rebaixado. Só recomenda-se dirigir devagar.
Essa é uma região bem fria, inclusive um dos poucos lugares que nevam no Brasil, leve um casaquinho. A Serra do Corvo Branco é bem mais fria do que o centro de Urubici, vale ter uma roupa extra no carro.
Comentarios