top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Onde ver neve em Santa Catarina: 3 melhores pontos da serra catarinense

Atualizado: há 2 dias

Santa Catarina tem algumas das cidades mais frias do Brasil e não é tão raro nevar no inverno. Mas claro, não é o mesmo volume de neve que tem em países frios nem dura tanto tempo. Para ver as paisagens branquinhas e os flocos de neve caindo do céu é preciso ir para alguns pontos específicos da Serra Catarinense. Mesmo nas cidades que nevam todos os anos, o fenômeno não acontece na cidade inteira.


As cidades que costumam nevar em Santa Catarina ficam na serra, à cerca de 4 horas de viagem de carro partindo da capital Florianópolis. É uma viagem que é melhor aproveitada de carro (e eu aconselho a ir com um carro seguro, pneus calibrados, tem gelo na pista em alguns momentos).



Onde ver neve em Santa Catarina: 3 melhores pontos da serra catarinense

Veja alguns pontos específicos onde neva em Santa Catarina nos dias mais frios do ano. Lembre-se sempre de verificar a previsão do tempo!


1. Morro da Igreja, Urubici

Foi aqui que foi registrada a menor temperatura do Brasil na história: -17º em 1996, com sensação térmica de -40º por causa dos ventos.


Esse é um dos pontos mais altos da serra catarinense e um ótimo ponto para ver neve. A entrada é gratuita, porém para conseguir acessar o mirante você precisa de uma autorização do Parque Nacional de São Joaquim. É bem simples, é só preencher um formulário e pegar a autorização na cidade, mas as vagas são limitadas e é preciso fazer isso com alguns dias de antecedência.


Para pedir a autorização clique aqui. A entrada a pé é proibida, você deve ir num veículo.



2. Centro de São Joaquim

Uma das cidades onde neva em Santa Catarina, São Joaquim é a segunda cidade mais fria do Brasil e um dos locais mais procurados para ver neve. Aqui você consegue ver neve na cidade mesmo, sem ter que subir num morro.


Mas a neve é a atração principal de São Joaquim, não há muita estrutura para turismo nem paisagens estonteantes.


3. Morro das antenas / Morro das Torres, Urupema

Urupema é a cidade mais fria do Brasil e foi ela que eu escolhi para tentar ver a neve nessa última onda de frio (julho de 2021). Você pode ler sobre a minha viagem de última hora para serra catarinense aqui.


O Morro das Torres é o ponto mais alto da cidade (ele também é conhecido como morro das antenas, por isso os dois nomes). As paisagens são lindas e a chance de neve lá no alto é grande, ao menos uma geada você vai pegar.


Aqui não precisa de autorização para entrar e não há limite de visitantes, então pode ir sem muito planejamento.


Se for para o Morro das Antenas aconselho parar na Cascata que congela na volta, se nevou no dia com certeza a cachoeira estará congelada. E ela é linda demais!




Você ama viajar? Me acompanhe no Instagram para mais dicas de viagem


Mais dicas de viagem úteis aqui no blog:




bottom of page