Newsletter de promoções de viagem:

  • Júlia Orige

Onde ver neve em Santa Catarina: 3 melhores pontos da serra catarinense

Atualizado: 19 de set. de 2021

Santa Catarina tem algumas das cidades mais frias do Brasil e não é tão raro nevar no inverno. Mas claro, não é o mesmo volume de neve que tem em países frios nem dura tanto tempo. Para ver as paisagens branquinhas e os flocos de neve caindo do céu é preciso ir para alguns pontos específicos da Serra Catarinense. Mesmo nas cidades que nevam todos os anos, o fenômeno não acontece na cidade inteira.


As cidades que costumam nevar em Santa Catarina ficam na serra, à cerca de 4 horas de viagem de carro partindo da capital Florianópolis. É uma viagem que é melhor aproveitada de carro (e eu aconselho a ir com um carro seguro, pneus calibrados, tem gelo na pista em alguns momentos).


Leia também: Lugares frios no Brasil: 7 destinos para curtir o inverno


Onde ver neve em Santa Catarina: 3 melhores pontos da serra catarinense

Veja alguns pontos específicos onde você pode ver neve em Santa Catarina nos dias mais frios do ano. Lembre-se sempre de verificar a previsão do tempo!


1. Morro da Igreja, Urubici

Foi aqui que foi registrada a menor temperatura do Brasil na história: -17º em 1996, com sensação térmica de -40º por causa dos ventos.


Esse é um dos pontos mais altos da serra catarinense e um ótimo ponto para ver neve. A entrada é gratuita, porém para conseguir acessar o mirante você precisa de uma autorização do Parque Nacional de São Joaquim. É bem simples, é só preencher um formulário e pegar a autorização na cidade, mas as vagas são limitadas e é preciso fazer isso com alguns dias de antecedência.


Para pedir a autorização clique aqui. A entrada a pé é proibida, você deve ir num veículo.


Leia também: Passagens Promo é confiável?


2. Centro de São Joaquim

São Joaquim é a segunda cidade mais fria do Brasil e um dos locais mais procurados para ver neve em Santa Catarina. Aqui você consegue ver neve na cidade mesmo, sem ter que subir num morro.


Mas a neve é a atração principal de São Joaquim, não há muita estrutura para turismo nem paisagens estonteantes.


3. Morro das antenas / Morro das Torres, Urupema

Urupema é a cidade mais fria do Brasil e foi ela que eu escolhi para tentar ver a neve nessa última onda de frio (julho de 2021). Você pode ler sobre a minha viagem de última hora para serra catarinense aqui.


O Morro das Torres é o ponto mais alto da cidade (ele também é conhecido como morro das antenas, por isso os dois nomes). As paisagens são lindas e a chance de neve lá no alto é grande, ao menos uma geada você vai pegar.


Aqui não precisa de autorização para entrar e não há limite de visitantes, então pode ir sem muito planejamento.


Se for para o Morro das Antenas aconselho parar na Cascata que congela na volta, se nevou no dia com certeza a cachoeira estará congelada.



Você ama viajar? Me acompanhe no Instagram para mais dicas de viagem


Mais dicas de viagem úteis aqui no blog:




Posts Relacionados

Ver tudo
Quem vai e quem fica - Marca.png

Toda sexta na sua caixa de entrada as promoções que valem a pena de verdade, sem metade do dobro. 

Até sexta!

Júlia Orige
Blogueira de viagem
Oi gente, eu sou a Júlia e o Quem vai e quem fica é o espaço onde eu organizo todos os meus conteúdos de viagem. Pra te guiar pelas suas próximas aventuras.
Aqui eu ofereço os meus erros e os meus acertos para que você possa viajar melhor e mais fácil
Me acompanhe diariamente no Instagram
Para falar sobre parcerias e publis mande um email para juliaorige@gmail.com
  • Instagram
  • TikTok
  • YouTube
  • Pinterest
LRM_EXPORT_35580727204464_20191104_21194