Newsletter de promoções de viagem:

  • Júlia Orige

Ubatuba: 10 melhores praias para conhecer + dicas de viagem

Atualizado: 12 de ago.


ubatuba praias
Ilha do Prumirim, praia em Ubatuba - SP

A quatro horas de estrada de São Paulo capital, Ubatuba surpreende com suas águas límpidas, florestas preservadas e montanhas. As paisagens de Ubatuba são de tirar o fôlego. É um ótimo destino de viagem para quem quer descansar e curtir a natureza de verdade.


São 102 praias catalogadas, entre a costa e as ilhas. Elas estão distribuídas ao longo de cerca de 80km de litoral e dificilmente você vai conseguir conhecer todas em uma única viagem. São lindas praias, algumas mais propícias para o surf, outras que mais parecem uma lagoa, sem uma única onda e algumas perfeitas para mergulhar.


Com certeza pelo menos uma das melhores praias de Ubatuba vai tomar o seu coração. Talvez o mais difícil seja dizer qual é a sua preferida. Pra mim foi com certeza a Santa Rita, que é calminha, fica dentro de um condomínio e dá até pra fazer stand up de tão parada que é a água.


Nesse post eu separei as 10 melhores praias de Ubatuba para você conhecer na sua viagem - e mais algumas dicas para a sua viagem ser ainda melhor!


Como circular entre as praias de Ubatuba?

O maior desafio que eu encontrei ao viajar pra Ubatuba foi o transporte por lá. Fui de ônibus saindo de São Paulo, mas numa próxima vez eu pretendo alugar um carro.


Ubatuba é bem grande e as praias são espalhadas, acabei não conseguindo ver tudo o que gostaria por causa do transporte. O Uber é bem ruim na cidade, tem poucos motoristas e acontece com alguma frequência de esses motoristas quererem cobrar a mais para o trajeto. Eles não aceitam fazer as corridas apenas pelo valor do app.


Comigo aconteceu umas 3 vezes, pedi um Uber no app e o motorista mandou mensagem dizendo que se eu quisesse que ele fosse tinha que pagar um valor a mais por pix. Cancelei todas as vezes. Depois consegui um que era normal e peguei o Whatsapp dele, fiquei andando só com ele durante a minha viagem. Daí eu chamava ele por whats mesmo e pagava por pix, que vale mais a pena pro motorista e eu já conhecia ele, me senti mais segura do que pedindo um novo Uber que poderia cancelar várias vezes.


Esse motorista que eu fiz amizade me salvou demais, mas não consegui fazer alguns passeios porque não compensaria pra ele ficar me levando pra corridas pequenas no meio do dia. Escolhi alguns mais importantes e foi isso. Os Ubers não aceitam corridas curtas, então não consegui outro carro pelo app. E o transporte público é bem escasso.


Eu com certeza alugaria um carro numa próxima visita, nem só pelo conforto mas pela segurança. Ouvi algumas histórias bem esquisitas sobre motoristas de aplicativos cobrando muito de um jeito coersivo, parando no meio do mato e dizendo que não iria continuar a corrida a não ser que pagasse por fora.


Onde alugar um carro para ir pra Ubatuba?

Eu gosto de cotar o aluguel na Mobility, que é um site comparador de alugueis, ele vê em várias plataformas e te mostra a mais barata. Você consegue fazer a cotação do aluguel e a reserva pelo site e paga depois na agência na hora de retirar o carro.


Recomendo já ir de carro de São Paulo para Ubatuba, caso você esteja chegando de avião.


Gosta de viajar? Conheça meus roteiros de viagem completos com orçamento (tudo grátis)


10 melhores praias de Ubatuba

Ubatuba tem muitas praias, mas é impossível conhecer todas elas na sua viagem. Então fiz uma seleção de algumas das melhores praias, que você pode encaixar num roteiro de Ubatuba.


1. Praia do Português

Pequena praia entre rochas, ao lado da praia do Félix. Aproveite para visitar as duas no mesmo dia. A praia do Português é bem pequena mesmo, tem águas super clarinhas e costuma ser mais calma, justamente por estar entre pedras.


melhores praias ubatuba sp
Praia do Português em Ubatuba

O mais impressionante é a vista, dali você tem uma visão que parece tirada de um quadro, com as montanhas ao fundo. A vista aérea é surreal também, mas essa a gente só vê por vídeos né? Vou deixar aqui um vídeo curtinho que eu fiz com o drone por lá:


Como chegar na Praia do Português?

Você vai chegar na praia do Português saindo da praia do Félix. No canto direito da praia você vai ver um costão de pedras, a trilha é por ali. Ande um pouco na água e depois suba nas pedras para atravessar para a prainha.


É mais seguro fazer essa trilha na maré baixa. Ela é bem curta, mesmo, leva menos de 5 minutos. Mas é chatinho porque você está em cima das pedras e da água, pode molhar bolsas etc. Pra ajudar eu fiz um desenho no mapa:

Esse é um print do meu mapa mundi de dicas de viagem, onde você pode navegar por todas as minhas dicas, dando zoom e clicando nos ícones. Ele é atualizado toda semana, com locais novos conforme eu vou conhecendo mais do mundo.


2. Praia do Félix

Também muito bonita, com a mesma paisagem de montanhas e ilhas atrás. A praia do Félix é de fácil acesso, dá pra chegar quase até na praia de carro. Tem algumas barraquinhas que servem comida se quiser almoçar por ali.


Daqui saem passeios pra Ilha do Prumirim, que é linda demais! Eu fiz o passeio saindo do Félix por volta das 11h e voltando às 16h.


3. Praia da ilha do Prumirim

A Ilha do Prumirim fica a menos de 10min de barco da praia do Félix, é bem tranquilo de chegar. A ilha é linda demais, e é habitada por uma família, que tem o quiosque da praia. Ali você consegue pedir comida, eles servem almoço e petiscos (aviso já que tem muitas abelhas voando na cozinha deles).


Na ilha tem bastante sombra, mesinhas e cadeiras do quiosque e banheiro. A água é bem clarinha e no verão dá pra fazer snorkel por ali. Foi um dos passeios mais bonitos que eu fiz em Ubatuba. Paguei R$ 50 pelo transporte de barco.


Veja meu vídeo sobre a Ilha do Prumirim:


4. Praia da ilha das Couves

É o passeio de barco mais popular em Ubatuba, ele costuma sair da praia do Picinguaba, mas também rola sair do Félix ou do Prumirim (a praia, não a ilha). O passeio saindo de Picinguaba custa a partir de R$ 70 por pessoa.


A Ilha das Couves é famosa pelas águas cristalinas, boas para mergulho.


5. Praia de Santa Rita

A praia de Santa Rita parece uma lagoa, ela fica no litoral sul de Ubatuba, virada para a continente. É tão paradinha que dá até para andar de stand-up. Ela fica dentro de um condomínio de casas, tem uma escadaria bem bonita para acessar à praia pelo lado direito.


Eu gostei muito dessa praia, achei bem calma e segura. Todas as praias de Ubatuba eu achei seguras na verdade, mas essa em especial nem me preocupei de deixar as coisas na areia para entrar na água.