• Júlia Orige

O que fazer em Santiago do Chile | Guia de viagem



Sobre Santiago do Chile:

Santiago fica do ladinho da Cordilheira dos Andes e é bem grande, tem 5 milhões de habitantes. É um destino bastante procurado pelos brasileiros, partino de São Paulo, são 4 horas de voo. Santiago do Chile atende às expectativas de quem procura uma viagem mais cultural, badalada ou de descanso.

A cidade conta com as facilidades das metrópoles, metro, lojas infinitas, gente na rua o dia todo e muitas opções de gastronomia e programas culturais. Num dia bom você consegue ver a Cordilheira dos Andes de praticamente qualquer ponto da cidade.

Além de toda a programação da área metropolitana de Santiago, você também deve considerar os passeios pelos arredores. Santiago fica bem perto de um passeio maravilhoso no meio da Cordilheira, tem vinícolas incríveis na região e esqui no inverno para os mais esportistas.

Veja neste guia de viagem o que fazer em Santiago do Chile, sempre priorizando passeios low cost e uma viagem muito bem aproveitada!


Nesse guia de viagem de Santiago do Chile você vai encontrar:

1. Sobre Santiago

1.1 Informações práticas

2. Como chegar em Santiago

2.1 Dicas de transporte dentro de Santiago

3. O que fazer em Santiago?

3.1 Passeios gratuitos

3.2 Passeios pagos

3.3 Bate e volta a partir de Santiago

3.4 Meu roteiro de viagem no Chile

4. O que comer no Chile

5. Quanto tempo ficar na cidade?

6. Onde se hospedar em Santiago?

7. Quanto custa?

Informações práticas | Guia de viagem Santiago do Chile:

Moeda: Peso Chileno

Visto: Brasileiros não precisam de visto, pode viajar só com o RG

Idioma: Espanhol

Melhor local para trocar dinheiro em Santiago:

Para conseguir a melhor cotação e fazer o câmbio em um local seguro, eu recomendo ir até a Calle Agustinas, no centro da cidade.

Dica: evite trocar no aeroporto (que tem uma cotação pior) e no shopping (é cobrada uma taxa).


Como chegar em Santiago

Você pode chegar na capital do Chile de avião direto de São Paulo ou Rio de Janeiro, são 4 horas de voo (SP) ou 4 horas e 40 min (RJ). O aeroporto de Santiago fica a cerca de 15km do centro da cidade e você pode fazer esse trajeto de ônibus, táxi ou Uber.

Dicas de transporte dentro de Santiago

Os apps de corrida, como Uber, não são regulamentados no Chile. Por isso quando for pegar um Uber, sente no banco da frente. Dentro do app do Uber preste atenção em qual opção de carro você está chamando, tem bem mais opções para escolher do que no Brasil e a tela que aparece primeiro mostra os mais caros.

O que fazer em Santiago?

Santiago é uma cidade grande, muito gostosa de se explorar. Aproveite esse guia de viagem de Santiago para aprender mais sobre a cidade e otimizar os seus passeios!

Passeios gratuitos | O que fazer em Santiago?

Paseo Bandera


O Paseo Bandera é uma intervenção artística no centro de Santiago. A rua é exclusiva para pedestres e super colorida. Não deixe de conferir toda a extensão do Paseo Bandera e tirar muitas fotos!

Plaza de Armas

Foto: Wikipédia

É a praça central de Santiago, sempre cheia de gente na rua. É cercada por edifícios importantes, como o Palácio Real que hoje é Museu de História Natural e o Correio, que é um prédio lindíssimo.

Mercado central

Foto: plataforma urbana

O mercado central de Santiago é um ponto turístico obrigatório para quem gosta de explorar os costumes das cidades. É aqui que você vai encontrar os produtos mais típicos do Chile!

Palácio La Moneda

É a sede do governo federal do Chile. O palácio abriga algumas exposições de arte e muita história. É possível fazer visitas guiadas pelo La Moneda, são gratuitas, mas é preciso agendar através do site.

Parque Bicentenário

O Parque Bicentenário fica na comuna de Providência, um pouco mais afastado do centro da cidade. É um passeio agradável e calmo, bom para um piquenique e para dias mais amenos, já que não há muita sombra. O parque é grande e conta com lagos que são habitados por Flamingos e outras aves exóticas.

Bairro Bellavista

O Bellavista é um bairro descolado, mais jovem e cool. Tem vários barzinhos legais pra tomar um pisco, tem baladas e restaurantes da moda. É bem agradável para passear durante o dia e uma ótima opção para uma noite entre amigos. Caso esteja buscando uma experiência gastronômica, vá ao Pátio Bellavista, tem vários restaurantes renomados e é lindíssimo.

Shopping Costanera Center

Localizado no prédio mais alto da América Latina, o shopping Costanera conta com uma grande variedade de lojas e serviços. É o local perfeito para fazer compras, tem lojas populares e marcas famosas. O shopping ocupa só uma parte do prédio.

Passeios pagos | O que fazer em Santiago?

Cerro San Cristobal

É do Cerro de San Cristobal que você consegue ver a cidade toda! Para subir eu recomendo comprar o passeio de teleférico + funicular. Existem vários tipos de tickets para esse trajeto, eu comprei o completo, com ida e volta. Porém, acabei não utilizando a volta. Peguei o telefério na base do Cerro, até um mirante que dá para ver a cidade toda e depois um funicular, que desce para o bairro Bellavista. Como eu não sabia onde o funicular acabava, achei que era dentro do parque, comprei o bilhete de volta.

Mas acabei descendo no Bellavista e continuei o passeio por ali mesmo. Não tinha necessidade de comprar o bilhete completo, poderia ter sido só ida

O mirante fica no Parque Metropolitano de Santiago, que tem também um Zoológico, para quem quiser visitar. Eu recomendo comprar o bilhete combinado, que custa 3550 pesos para adultos.


Bate e volta a partir de Santiago

O Chile é muito rico em paisagens naturais, há vários passeios interessantes para aproveitar o interior e a Cordilheira dos Andes, é claro. Mas os dois bate e volta que você tem que fazer quando for visitar Santiago são Valparaíso e Cajón del Maipo.

Valparaíso e Viña del Mar

Valparaíso e Viña del Mar são duas cidades do litoral chileno, no Oceano Pacífico. Normalmente o passeio é feito para as duas cidades em conjunto, mas para mim é óbvio que se você tiver de escolher uma só, fique com Valparaíso.

É a cidade mais antiga do Chile, construída em morros, com muito charme. A paisagem é colorida, cheia de casinhas fofas e grafites. É mais difícil de circular do que Santiago, o relevo da cidade faz com que os carros tenham de andar devagar e dar muitas voltas. E você pode se sentir mais inseguro, porque são muitas ruelas pequenas, becos, escadarias vazias e não é propriamente uma região rica.

Mas Valparaíso é muito frequentada pelos turistas e não costumam haver assaltos, só furtos. Por isso, fique de olho nas suas coisas, mas não se estresse demais. Aproveite a vista e o charme dessa cidade maravilhosa.

Nós fizemos o passeio com a Smart Tour, desde Santiago, em uma van e com um guia turístico brasileiro. Foi muito legal pois ele nos levou exatamente nos pontos turísticos, que nós levaríamos um ano para achar. Valparaíso tem milhares de escadarias bonitinhas, é complicado tentar pedir indicações para uma específica. Decidimos ficar 2 dias em Valparaíso, então não voltamos com a excursão para Santiago e dormimos em um hostel, mas não gostamos muito por isso nem vou indicar.

O passeio com a Smart Tour de Santiago a Valparaíso e Viña del Mar custa 28 mil pesos por pessoa, cerca de R$160. Falando que veio por indicação minha você ganha 10% de desconto :)

Cajon del Maipo - Embalse el Yeso

Embalse el Yeso é um lago que fica no meio da Cordilheira dos Andes, na vila de Cajón del Maipo. É certamente um dos lugares mais lindos que eu já vi na vida. Acho que por foto não dá para ter noção da magnitude dessa paisagem, veja melhor nesse vídeo aqui.

Para visitar Cajón del Maipo você vai precisar de um guia turístico. Visitar o local sozinho não é recomendado. Na Cordilheira dos Andes a altitude pode fazer você passar mal e é um local bem deserto, apesar de muito turístico. Não há lojas perto, nem restaurantes. E fazer o trajeto a pé é praticamente loucura, se você não for um esportista de alta performance.

Tem que ser de carro/van e é bom ir em grupo. Eu fui com a Smart Tour e foi uma ótima experiência! É uma agência de brasileiros em Santiago, por isso os guias falam português e tudo fica bem mais fácil! Eles fizeram um piquenique no meio da Cordilheira dos Andes pra gente, com vinho chileno e tudo. Esse passeio que eu fiz custa 33 mil pesos chilenos, cerca de R$ 190.

Meu roteiro de viagem no Chile:

1º dia:

- Planejamento de roteiro e orçamento

- Paseo Bandera

- Plaza de Armas

- Mercado Central

2º dia:

- Cerro de San Cristobal

- Bellavista


3º dia:

- Valparaíso e Viña del Mar


4º dia:

- Valparaíso

- Santiago - Costanera Center


5º dia:

- Cajón del Maipo

6º dia:

- Parque Bicentenário

- Tatuagem

- Costanera Center


O que comer no Chile?

Para uma viagem ser uma experiência completa é preciso experimentar os pratos e bebidas típicas do país, né? Os hábitos alimentares no Chile são bem diferentes de no Brasil, mas tem muito em comum com outros países da América Latina.

Você vai encontrar muito comércio de rua e isso inclui barraquinhas de comida, com empanadas (uma versão frita), mote com huesillos (uma bebida doce, com pêssego e grãos de trigo cozidos), frango frito e muito, muito abacate. Nos restaurantes, experimente os pratos típicos chilenos com frutos do mar, o pastel de choclo (tipo um escondidinho com purê de milho) e o lomo a lo pobre (lombo de porco, com ovo frito e batata frita).


Bebidas típicas do Chile | Guia de viagem Santiago do Chile

Os vinhos chilenos estão entre os mais famosos do mundo, junto com os mais tradicionais como os portugueses. Se você gosta de vinhos e tem interesse em saber mais sobre o processo de fabricação, ver as lindas paisagens das vinícolas e provar as melhores garrafas, faça um passeio guiado a vinícola da Concha y Toro. Essa é a produtora de vinhos mais tradicional e conhecida do país!

Além dos conhecidos vinhos tintos, para riscar toda a lista o que fazer em Santiago você precisa provar o Pisco. É uma aguardente de uva, tradicionalmente bebida em um coquetel com limão (Pisco sour).

Quanto tempo ficar na cidade?

A capital do Chile tem muitos atrativos, eu recomendo no mínimo 5 dias para conhecer adequadamente a cidade. Se estiver interessado nos passeios bate-e-volta, acrescente 2 dias, 1 para Vaparaíso e Viña del Mar e 1 para Cajón del Maipo.

Eu passei 7 dias no Chile, 6 em Santiago e 1 em Valparaíso. Ainda pretendo voltar porque não consegui ver todas as atrações da cidade e não cheguei a ir em nenhum museu!

Onde se hospedar em Santiago?

São várias opções de bairros para se hospedar, cada um com uma "cara" diferente. O Bellavista é mais badalado, cheio de barzinhos, baladas e um ar mais descolado e jovem. No centro de Santiago você vai encontrar mais restaurantes baratos, supermercados e fica perto de tudo.

Outra opção interessante é o Providência, perto do Costanera Center. É uma área de Santiago mais moderna, com prédios altos e envidraçados.

Dicas de hotel em Santiago:

Nativa Hotel Boutique

O Nativa Hotel Boutique fica no Bellavista, uma área muito charmosa de Santiago. Perfeito para quem quer curtir um barzinho e ficar numa hospedagem bonitinha. Ele custa cerca de R$ 150 para duas pessoas por diária, com café da manhã incluído.

CLH Suites Santiago

Essa acomodação fica perto do Cerro de Santa Lucia, no centro de Santiago. O CHL Suites Santiago tem quartos privados e compartilhados. Uma suite privada custa cerca de R$ 260 por noite para 2 pessoas, com café da manhã incluído. E uma cama em um quarto compartilhado custa R$ 50, com café da manhã.

Ibis Santiago Estacion Central

Esse Ibis fica perto da estação central de Santiago, custa por volta de R$ 230 por noite para 2 pessoas, com café da manhã.

Dicas de hostel em Santiago:

Hostels são acomodações mais econômicas, onde você divide o quarto com outros viajantes.

Hostal Providencia

O Hostal Providencia tem cozinha equipada para todos os hospedes, recepção 24hrs e fica no centro de Santiago. Uma cama em um quarto compartilhado fica por cerca de R$ 50 por pessoa por noite, com café da manhã incluído.

Happy House Hostel

Esse hostel fica numa mansão do século 20, no centro de Santiago, perto do La Moneda. No Happy House Hostel você encontra quartos compartilhados e privativos, piscina, salas de integração e salão de jogos. A cama no dormitório fica por R$ 55 e um quarto privativo por cerca de R$ 120.


Quanto custa viajar para Santiago?

O orçamento de viagem depende muito do seu estilo de passeio, mas nesse post aqui eu mostrei todo o meu orçamento de viagem para o Chile. Expliquei quanto gastei em cada item da viagem, incluindo passagem, comida, hospedagem etc. Assim você pode ver o que fazer em Santiago do Chile e quanto custa cada coisa.

Links para economizar na sua viagem para Santiago do Chile:

- Ganhe R$ 130 na sua primeira reserva no Airbnb se inscrevendo por este link

- Agende sua tour com a Smart Tour com 10% de desconto dizendo que veio por indicação minha ou com o cupom JULIA10

- Encontre os melhores hoteis e mais baratos aqui

- Compre seu seguro de viagem com 15% de desconto com o cupom QUEMVAIEQUEMFICA

- Ache as passagens mais baratas no Passagens Promo

- Compre seu Chip de Viagem e tenha internet durante toda a sua estadia

Acompanhe minhas viagens no Instagram e receba muitas dicas!

Mais textos sobre o Chile:


Dicas de viagem exclusivas:


#americalatina #guiadeviagem #chile

Navegue pelo Quem vai e quem fica:
Páginas principais:
Atalhos:
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest
Receba dicas de viagem por email: