Júlia Orige
Caverna torrinha: como visitar a caverna mais completa do Brasil

Na cidade de Iraquara, Chapada Diamantina, está a caverna mais completa do Brasil: a Caverna Torrinha. Hoje tem 8km mapeados debaixo da terra, mas ainda está longe de ser completamente mapeada.
Essa região da Bahia está repleta de grutas e cavernas, outra sugestão de passeio para quem vai viajar para a Chapada Diamantina é a Gruta da Lapa Doce.
A Caverna Torrinha foi descoberta em 1850 e nessa época foram mapeados apenas 600 metros do seu interior, a parte mais aberta e alta, logo quando você entra para fazer o roteiro.
Só em 1992 que começou a se fazer o mapeamento do restante, quando uma espeóloga francesa descobriu uma passagem de ar e com ela os grandes salões da caverna.
Como chegar na Caverna Torrinha?
A caverna fica em Iraquara, a 64km de Lençois, que é a cidade principal da Chapada Diamantina. Foi onde eu me hospedei, fiquei no HI Hostel Chapada. Gostei bastante da localização, Lençois é bem charmosa e tem uma ótima gastronomia.
Todas as atrações da Chapada Diamantina ficam bem distantes entre si, para conseguir fazer os passeios muitas vezes é necessário contratar um guia, que inclui o transporte e a assistência para poder fazer as trilhas. Ou então alugar um carro.
Algumas atrações não é possível fazer sozinho (pelo menos se você quiser voltar inteiro), então para fazer as trilhas mais difíceis é preciso contratar um guia de qualquer forma, mesmo que você esteja de carro.
No caso da Caverna Torrinha, é tranquilo visitar sem o guia da agência de viagem, porque a própria caverna já oferece apenas o tour guiado. Afinal você vai para um local a até 8 metros debaixo da terra, com apenas uma entrada e zero iluminação, convém ter alguém especializado.
Então caso você esteja viajando de carro, compensa mais ir até a caverna com o seu carro e deixar para contratar o passeio guiado para outras atrações.
Leia também: Orçamento de viagem para 5 dias na Chapada Diamantina
Informações para visitar a Caverna Torrinha:
A caverna torrinha fica aqui nesse endereço e funciona todos os dias das 8h às 17h30.
Existem 3 roteiros disponíveis para você fazer o passeio. O roteiro que eu fiz durante minha viagem para a Chapada Diamantina foi o número 3, que é o mais completo. Ele estava custando 60 reais quando eu fui, em dezembro de 2020. Esse roteiro durou cerca de 3 horas.
Caso você precise de assistência pode entrar em contato com a equipe da caverna por esse Instagram aqui.
Veja algumas fotos da Gruta da Torrinha:
Como é a experiência de visitar a Caverna Torrinha?
Eu gravei esse IGTV aqui embaixo contando um pouco da minha experiência dentro da Caverna Torrinha, dá uma olhada:
O passeio para a Caverna Torrinha foi feito no mesmo dia do Poço do Diabo, na minha viagem. Eu fui numa época de chuvas, o roteiro tradicional para completar o Poço do Diabo seria a Gruta Azul, mas infelizmente não pude conhecer.
Gravei um vlog de viagem desse dia pro YouTube, veja aqui:
Leia também: Onde se hospedar na Chapada Diamantina
O que levar para o passeio na Caverna Torrinha?
Para entrar na caverna você vai ganhar um capacete e uma lanterna especial, não é aconselhado levar nada consigo. Nem bolsa nem nada. Eu levei a câmera e uma pochete com o celular.
Até me arrependi de levar a câmera, acabei tendo que fazer todas as fotos e vídeos com o celular por causa da falta de luminosidade. A única iluminação lá dentro vem das lanternas do seu grupo.
Aconselho a ir com sapatos bem confortáveis, como tênis ou sandálias esportivas. O percurso não é difícil, mas como tem muitas pedras e buracos e está escuro, pode machucar os pés. Além disso são cerca de 3 horas dentro da caverna.
Alerta: nesse roteiro que eu fiz, o número 3, há uma parte que você precisa engatinhar. É pequena, segura e tranquila no sentido físico, mas pode dar medo.
Você gosta de viajar? Me acompanhe no Instagram, estou sempre compartilhando minhas dicas de viagem pelo mundo por lá.