top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Caverna torrinha: como visitar a caverna mais completa do Brasil


gruta da torrinha
Interior da Caverna Torrinha

Na cidade de Iraquara, Chapada Diamantina, está a caverna mais completa do Brasil: a Caverna Torrinha. Hoje tem 8km mapeados debaixo da terra, mas ainda está longe de ser completamente mapeada.


Essa região da Bahia está repleta de grutas e cavernas, outra sugestão de passeio para quem vai viajar para a Chapada Diamantina é a Gruta da Lapa Doce.


A Caverna Torrinha foi descoberta em 1850 e nessa época foram mapeados apenas 600 metros do seu interior, a parte mais aberta e alta, logo quando você entra para fazer o roteiro.


Só em 1992 que começou a se fazer o mapeamento do restante, quando uma espeóloga francesa descobriu uma passagem de ar e com ela os grandes salões da caverna.


Como chegar na Caverna Torrinha?

A caverna fica em Iraquara, a 64km de Lençois, que é a cidade principal da Chapada Diamantina. Foi onde eu me hospedei, fiquei no HI Hostel Chapada. Gostei bastante da localização, Lençois é bem charmosa e tem uma ótima gastronomia.


Todas as atrações da Chapada Diamantina ficam bem distantes entre si, para conseguir fazer os passeios muitas vezes é necessário contratar um guia, que inclui o transporte e a assistência para poder fazer as trilhas. Ou então alugar um carro.


Algumas atrações não é possível fazer sozinho (pelo menos se você quiser voltar inteiro), então para fazer as trilhas mais difíceis é preciso contratar um guia de qualquer forma, mesmo que você esteja de carro.


No caso da Caverna Torrinha, é tranquilo visitar sem o guia da agência de viagem, porque a própria caverna já oferece apenas o tour guiado. Afinal você vai para um local a até 8 metros debaixo da terra, com apenas uma entrada e zero iluminação, convém ter alguém especializado.


Então caso você esteja viajando de carro, compensa mais ir até a caverna com o seu carro e deixar para contratar o passeio guiado para outras atrações.



Informações para visitar a Caverna Torrinha:

A caverna torrinha fica aqui nesse endereço e funciona todos os dias das 8h às 17h30.


Existem 3 roteiros disponíveis para você fazer o passeio. O roteiro que eu fiz durante minha viagem para a Chapada Diamantina foi o número 3, que é o mais completo. Ele estava custando 60 reais quando eu fui, em dezembro de 2020. Esse roteiro durou cerca de 3 horas.


Caso você precise de assistência pode entrar em contato com a equipe da caverna por esse Instagram aqui.


Veja algumas fotos da Gruta da Torrinha:


Como é a experiência de visitar a Caverna Torrinha?

Eu gravei esse IGTV aqui embaixo contando um pouco da minha experiência dentro da Caverna Torrinha, dá uma olhada:


O passeio para a Caverna Torrinha foi feito no mesmo dia do Poço do Diabo, na minha viagem. Eu fui numa época de chuvas, o roteiro tradicional para completar o Poço do Diabo seria a Gruta Azul, mas infelizmente não pude conhecer.


Gravei um vlog de viagem desse dia pro YouTube, veja aqui:



O que levar para o passeio na Caverna Torrinha?

Para entrar na caverna você vai ganhar um capacete e uma lanterna especial, não é aconselhado levar nada consigo. Nem bolsa nem nada. Eu levei a câmera e uma pochete com o celular.


Até me arrependi de levar a câmera, acabei tendo que fazer todas as fotos e vídeos com o celular por causa da falta de luminosidade. A única iluminação lá dentro vem das lanternas do seu grupo.


Aconselho a ir com sapatos bem confortáveis, como tênis ou sandálias esportivas. O percurso não é difícil, mas como tem muitas pedras e buracos e está escuro, pode machucar os pés. Além disso são cerca de 3 horas dentro da caverna.


Alerta: nesse roteiro que eu fiz, o número 3, há uma parte que você precisa engatinhar. É pequena, segura e tranquila no sentido físico, mas pode dar medo.



Você gosta de viajar? Me acompanhe no Instagram, estou sempre compartilhando minhas dicas de viagem pelo mundo por lá.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page