top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

Como chegar no Morro da Igreja em Urubici?


O Morro da Igreja em Urubici é o cartão postal da Serra Catarinense, mais especificamente a Pedra Furada, da foto acima. Essa é a vista do mirante do Morro da Igreja, aonde eu vou te ensinar a chegar aqui nesse post.


Além do passeio para ver a vista do Morro da Igreja existem também as trilhas que passam pela Pedra Furada, mas é uma aventura para quem está realmente acostumado com trilhas.


Esse é um dos lugares mais frios do Brasil, em dias de temperatura negativa com chance de neve é o Morro da Igreja a opção número um dos turistas para ver neve. Ele deve ficar lindíssimo branco, né?


Quando eu fui ver a neve na Serra Catarinense as vagas para visitar o Morro da Igreja já estavam esgotadas, então eu optei pelo Morro da Antena em Urupema, que também tem uma vista fantástica.


A grande atração do Morro da Igreja em Urubici é a vista, o mirante é bem estruturado e está bem novo, para chegar lá de carro é bem tranquilo, tudo asfaltado. O Morro da Igreja fica a 1822 metros de altitude, em relação ao mar, além da Pedra Furada você consegue ver ao fundo a Serra do Rio do Rastro e em dias de boa visibilidade, sem neblina, dá para ver até o mar ao fundo.


A cadeia de montanhas atrás é impressionante, são várias camadas, que vão mudando de cor por causa da distância, é lindo demais.


Agora deixa eu te contar tudo que você precisa saber para visitar o Morro da Igreja em Urubici:




Como visitar o Morro da Igreja?

O Morro da Igreja fica dentro do Parque Nacional de São Joaquim, é uma área federal e precisa de autorização para subir lá. Mas a entrada é gratuita, só precisa se lembrar de pedir a autorização antes e pegar o papel.


O número de visitantes diários é limitado, então é bem possível que você vá pegar a autorização e já não tenha vagas. Recomendo entrar no site do Parque Nacional de São Joaquim com cerca de uma semana de antecedência, que é quando abrem os pedidos de autorização.


Só é permitido subir ao Morro da Igreja com um veículo, não dá para ir a pé. Você pode subir de carro, de van, moto ou triciclo. É proibido subir com animais de estimação.


Autorização para o Morro da Igreja

O pedido de autorização para subir precisa ser feito aqui nesse site,. É um formulário do Google, que deve ser preenchido com a placa do seu veículo, seu nome e quantas pessoas estarão com você.


Depois de preencher o seu pedido de autorização é preciso ir pegar a autorização de fato, é um papelzinho, esse aqui:


autorização morro da igreja urubici

Ele precisa ser retirado no centro de Urubici, não é no mesmo local de entrada do Parque.


Esse aqui é o endereço para retirada da autorização: Av. Pedro B Warmeling, 1542 - Urubici, SC, 88650-000


Mas eu deixei um Pin no Mapa Mundi de dicas de viagem com o local para retirada da autorização e com o local do parque, pra ficar mais fácil de você chegar lá. É só dar um zoom na região de Urubici que você vai ver todos os dados que precisa e mais algumas dicas de viagem úteis.


O endereço da entrada do parque para subir o Morro da Igreja é: Estr. Geral do Morro da Igreja - Santa Teresinha, Urubici - SC, 88650-000


Horários:

Você pode ir ao Morro da Igreja das 8hrs até as 17hrs, com a última entrada no parque meia hora antes do fechamento.


Diz na autorização que a permanência máxima é de 15 minutos, mas é humanamente impossível ficar só 15 minutos lá. Não só porque é muito lindo, mas porque só pra subir de carro toda estrada até o mirante eu levei 20 min e sem trânsito nenhum, com um Jeep. É que é bem inclinado e cheio de voltinhas (tinham umas vacas no meio do caminho também) e é longe.


Eu adorei essa foto que eu tirei lá no Morro da Igreja, com ajuda do meu lindo tripé. Se você gosta de seguir conteúdos de viagem no Instagram, me acompanhe por lá, é @juliaorige.



O que fazer no mesmo dia que visitar o Morro da Igreja em Urubici?

A sua visita ao Morro da Igreja provavelmente vai durar cerca de 2h, considerando dirigir até lá, pegar a autorização e apreciar a vista. Então ainda tem muito tempo pra você aproveitar a sua viagem pra Urubici!


No meu roteiro de Urubici eu coloquei no mesmo dia do Morro da Igreja essas atrações:

Veja também o meu roteiro de viagem completo para 3 dias em Urubici, tem orçamento nele também! Assim você já consegue saber quanto vai gastar com tudo.


Meu vlog de viagem de Urubici:

bottom of page