• Júlia Orige

Como tirar fotos sozinha: todos os truques que eu uso viajando

Atualizado: Mai 14



Um dos maiores desafios de viajar sozinha e ser blogueira de viagem é tirar fotos sozinha, fotos boas de verdade. Eu me recuso a ir aos lugares mais incríveis do mundo e ficar só na selfie. Por isso tive que desenvolver alguns truques para não depender de ninguém na hora de fazer fotos.


Considerando também que eu odeio pedir para alguém desconhecido fazer fotos minhas, eu sempre acabo ficando tímida e a foto sai engessada e sem graça.


Separei aqui minhas dicas exclusivas de como tirar fotos sozinha durante as viagens (ou em casa):


Como tirar fotos sozinha

Para tirar fotos sozinha você precisa definir duas coisas principais: o enquadramento, que é dado pelo suporte e o método de captura, que pode ser um temporizador, um controle remoto ou uma filmagem.


1. Suporte e enquadramento

Uma boa foto depende do enquadramento, ou seja, dos limites da foto. Pense na foto como um quadro, tudo o que fica dentro da moldura é o que você está enquadrando. São as partes da vida real que você escolhe que apareçam nas suas fotos.


Pensando nas fotos de viagem, eu gosto de incluir o cenário sempre, me inserindo no contexto. Nessa foto aqui embaixo por exemplo, em Praga, eu posicionei meu celular de forma a pegar o relógio na parte esquerda, a catedral na parte direita e me coloquei no meio.

Antes de me posicionar para a foto eu escolhi o cenário e pensei onde eu poderia me encaixar. Isso faz toda a diferença em como tirar fotos sozinha de qualidade.


Para conseguir escolher o seu enquadramento bem e pegar o cenário que você está vendo, é preciso um suporte. Ele pode ser um tripé ou um improviso de tripé. Quando eu não tenho disponível um tripé eu costumo pendurar uma bolsa em alguma coisa disponível no local e encaixar a câmera ou celular na bolsa, de forma a pegar o enquadramento que eu imaginei.


É claro que o tripé é bem mais versátil, já que você não depende de ter algo para pendurar a bolsa por exemplo.


O tripé que eu uso durante as viagens é esse aqui, ele é pequeno, cabe em qualquer bolsa. Mas esticado fica com 1,14m, o que é mais do que suficiente para fotos incríveis. Ele é bem levinho e já vem com um adaptador para celular.


2. Modo de captura

Como tirar fotos sozinha se você está longe do celular ou da câmera? Aqui nós temos algumas opções e a melhor escolha vai depender da qualidade da sua câmera.


Vídeo + printscreen ou frame

A opção que te dá mais chances de conseguir uma boa pose é gravando um vídeo e depois retirando os quadros dele, ou com um programa de edição de vídeo (eu uso o Premiere Pro no computador), ou com um app (para Android tem o Vhoto), ou fazendo prints mesmo.


O vídeo é legal porque pega todas as poses que você faz, é mais fácil de evitar uma foto em que você está piscando por exemplo.


Mas para essas fotos retiradas do vídeo ficarem boas a qualidade da câmera tem de ser alta. Então eu recomendo isso mais se você tiver um bom celular ou uma boa câmera. Mesmo assim, indico que você se mexa devagar e cuide da iluminação, para não correr o risco de saírem fotos tremidas depois.


Nesse IGTV acima eu mostrei exatamente como fazer.


Temporizador

Outra opção é ajustar um temporizador. As câmeras já tem essa função embutida e alguns celulares também, mas é possível encontrar aplicativos que funcionam muito bem.


O temporizador pode ser programado para tirar várias fotos de uma vez, com intervalos pré-definidos. Esse modo de captura para tirar fotos sozinha costuma garantir uma qualidade de imagem melhor para câmeras não tão potentes.


Controle remoto bluetooth

Para quem gosta de ter mais domínio sobre o momento da foto, o controle remoto via bluetooth é a melhor opção. Basicamente é um pequeno controle à pilha, que você sincroniza com o seu celular e quando aperta ele tira uma foto.


Assim, mesmo que você esteja longe, pode apertar o botão quando quiser registrar a cena. É uma forma bem legal de conseguir poses mais elaboradas em mais tempo.


Como ele é somente um controle para tirar a foto, a qualidade da imagem é garantida. Não corre o risco de ficar menos nítido ou tremido como com o modo do vídeo.



Quando eu aprendi como tirar fotos sozinha eu usava somente o método do vídeo, hoje eu uso os três modos, depende do momento em que eu estou. Gosto de usar o vídeo principalmente quando estou com a minha câmera, já que ela tem uma qualidade de imagem melhor.


Com o celular eu prefiro o controle remoto ou o temporizador. Normalmente escolho o temporizador para fotos onde eu estou mais próxima da câmera, muitas vezes usando a câmera frontal.


Já o controle remoto é o meu queridinho quando eu faço fotos de viagem, onde eu estou mais longe do tripé e preciso esperar as pessoas saírem do campo da foto.


Vai viajar e quer tirar fotos de viagem incríveis? Dá uma olhada no meu Mapa Mundi de dicas de viagem. Eu sempre vou acrescentando os ângulos perfeitos para fotos em cada lugar que eu visito. Assim você pode copiar e fazer uma foto de viagem maravilhosa. É só dar um zoom na região que você vai visitar e procurar pelo ícone de foto


Salve esse post no Pinterest para não perder:

como tirar fotos sozinha
Como tirar fotos sozinha

0 comentário