Gramado e Canela: as melhores atrações da região - e como não falir na viagem
Atualizado: há 2 dias

Se você está planejando uma viagem para a Serra Gaúcha, já deve ter percebido uma coisa: a lista de atrações em Gramado e Canela parece não ter fim. A região cresce em um ritmo impressionante - parece que todo mês abre um novo parque, um museu interativo ou um restaurante conceito.
São experiências temáticas nível Disney, parques naturais de tirar o fôlego e, claro, aquela culinária típica da serra que a gente ama. Eu mesma já perdi as contas de quantas vezes fui para lá e nunca me canso, porque sempre tem algo novo para descobrir.
Claro, todo esse progresso tem um preço e nas pesquisas você já deve ter se assustado um pouco. Vou ter que ser sincera, Gramado e Canela são lugares caros. Mas dá pra aproveitar muito se você souber usar os descontos certos. Muitos turistas vem desavisados pra Serra Gaúcha e acabam gastando muito mais do que é necessário de verdade.
Gramado e Canela são cidades vizinhas (apenas 7 km as separam) e funcionam como um destino único. Neste guia, vou te mostrar o que é imperdível, o que é cilada e como montar um roteiro Gramado e Canela de respeito.
Quais são as melhores atrações de Gramado e Canela?
Montei uma lista com as atrações mais imperdíveis da região, pra você poder fazer sua própria seleção de lugares do seu roteiro de viagem.
Separei as atrações de Gramado e Canela em: atrações gratuitas, atrações temáticas, atrações gastronômicas e atrações de natureza. Assinalei em cada uma das atrações se tem descontos disponíveis e onde encontrar. Muitas estão no Prime Gourmet, outras no Laçador de Ofertas e outras tem promos próprias.
De forma geral a forma de economizar o máximo em Gramado e Canela é assinando o Prime Gourmet. Mas nem sempre isso se aplica pra todos os roteiros de viagem, vai depender em quantas pessoas você está viajando, quanto tempo vai ficar na Serra Gaúcha e o que quer fazer. Porque como o Prime Gourmet é pago a assinatura tem que valer a pena.
Saiba mais sobre o Prime Gourmet aqui (cupom JULIAORIGE)
Dica da Jú: Se você está em dupla e vai ficar mais de 2 dias, o Prime se paga logo no primeiro jantar temático. Use o cupom JULIAORIGE para garantir o melhor preço na assinatura.
Gramado e Canela: atrações gratuitas
A Serra Gaúcha é um destino caro, mas também tem algumas atrações gratuitas que valem muito a pena colocar no seu roteiro. É uma forma de diluir os gastos e também de aproveitar mais a cidade.
Você não pode deixar de conhecer o Lago Negro, um parque no meio da cidade com um belo lago no meio. As pessoas costumam ir lá fazer caminhadas, apreciar a natureza e andar de pedalinho - esse já não é grátis.

É um lugar bem gostoso para um passeio romântico ou em família.
No centro de Gramado você tem que montar o seu roteiro de viagem incluindo a Rua Torta, muito famosa, a Praça das Etnias, onde você deve parar para comer uma cuca e um pão com linguiça saídos direto do forno - é maravilhoso e a coisa mais barata que você vai comer em Gramado. Ainda na Praça das Etnias tem também 3 casas que são originais da imigração. Uma casa no estilo da imigração portuguesa, uma italiana e uma alemã.
A casa alemã é uma lojinha de produtos coloniais típicos. Onde você pode comprar linguiças, geleias e queijos.
Descendo a Av. Borges de Medeiros, você vai chegar na Rua Coberta, onde tem vários restaurantes e lojinhas. Nas épocas de festas - Natal Luz, Páscoa, etc - tem eventos por ali, que são gratuitos também.
Em frente à Rua Coberta tem a Igreja de São Pedro - que é grátis para entrar - e a Fonte do Amor Eterno. Ali do lado tem também o museu do Palácio dos Festivais, que é um museu sobre a história do cinema no Brasil. Ele não é gratuito, mas o ingresso é bem barato, eu paguei 20 reais e acho que vale super a pena.
Outra atração gratuita em Gramado que vale a pena conhecer é o Vale do Quilombo, um mirante lindíssimo. Mas precisa dar sorte para o tempo estar limpo, porque Gramado e Canela tem muita neblina e se estiver com neblina não dá pra ver nada.
Em Canela você não pode deixar de visitar a Catedral de Pedra, muito famosa e lindíssima. É uma catedral gótica, que lembra muito catedrais europeias. A entrada é gratuita, a única coisa paga é a subida na torre dos sinos - mas eles aceitam descontos com o Prime Gourmet.
Veja meu vídeo de coisas gratuitas para fazer em Gramado e Canela:
Leia também: 7 melhores malas de bordo para comprar
Gramado e Canela: atrações temáticas
Um dos maiores diferencias de Gramado são as atrações temáticas, que fazem muito sucesso e trazem turistas do Brasil inteiro.
Veja meu vídeo mostrando algumas das atrações temáticas de Gramado:
Mini Mundo - parque de miniaturas
Este é um dos parques mais antigos e amados de Gramado. É uma cidade em miniatura, com réplicas perfeitas de prédios de várias partes do mundo, tudo 24 vezes menor que o tamanho real. O que eu mais gosto como jornalista é que eles criam "histórias" para os pequenos habitantes da cidade: tem casamentos acontecendo, bandidos sendo presos e até celebridades escondidas.
É um passeio muito divertido, mesmo pra adultos. Eu gostei muito de ficar procurando os personagens famosos (tem o homem aranha fazendo um resgate no metrô, os personagens de Stranger Things, os Beatles atravessando a rua e váriooos outros).
Pra comprar os ingressos pro Mini Mundo com desconto eu indico comprar pelo Laçador de Ofertas. Pra usar o Laçador com mais eficiência - e mais descontos - sempre abra os stories do perfil oficial deles pra ver se tem algum cupom valendo no dia. E você pode usar sempre nosso cupom JULIAORIGE que dá 5% de cashback em qualquer compra no site e é cumulativo com outros cupons, esses que você encontra nos stories deles, por exemplo.
Space Adventure
Para quem curte o espaço, esse museu da NASA em Canela é imperdível. Eles têm o maior acervo de itens originais da NASA fora dos Estados Unidos (incluindo roupas de astronautas e pedaços de foguetes). A experiência é super imersiva e a gente aprende muita coisa.
Tem desconto? Sim, 2 por 1 com o Prime Gourmet (cupom de desconto JULIAORIGE). Não precisa reservar nem comprar pelo app com antecedência, esse é só chegar lá e usar o voucher na bilheteria, lendo um QR Code.
Compre aqui com desconto - cupom JULIAORIGE
Tem também pelo Laçador de Ofertas (cerca de 25% de desconto), cupom de cashback JULIAORIGE.
Snowland
O primeiro parque de neve indoor das Américas. É o lugar para patinar no gelo e descer nas boias gigantes. É uma experiência interessante pra quem nunca viu a neve, pra quem já viu pode ser um pouco chato.
Dica da Jú: Vá com meias térmicas e roupas extras, porque o frio de -10°C não é brincadeira. Se você quer saber se realmente vale o investimento, leia meu post completo sobre o Snowland aqui.
Desconto: 2 por 1 no Prime Gourmet (cupom JULIAORIGE) ou com desconto menor no Laçador de Ofertas (cupom de cashback JULIAORIGE)
]]o no site - cupom JULIAORIGE

Vila da Mônica e Mundo Criamigos
Se você viaja com crianças, esses dois são paradas obrigatórias. A Vila da Mônica é um bairro do Limoeiro em tamanho real e totalmente coberto (salvação para dias de chuva!). Já o Mundo Criamigos é uma experiência lúdica de "dar vida" ao seu próprio pelúcia.
Desconto: Ambos costumam estar no Prime Gourmet. O Criamigos geralmente oferece o benefício na oficina de criação do urso.
Desconto Vila da Mônica - compre aqui (cupom JULIAORIGE)
Desconto Criamigos - compre aqui (cupom JULIAORRIGE)
Gatzz
O Gatzz é para quem busca um jantar-show estilo Broadway. Foi uma das experiências de teatro mais incríveis que eu já tive e pra mim é o melhor show de Gramado. Mas o jantar - que antigamente eram pratos mais sofisticados - foi substituído por fondue e não é um fondue maravilhoso. Ele é médio. Eu acho uma pena, porque normalmente em uma viagem pra Gramado e Canela uma das atrações é comer fondue. E pra isso eu aconselho escolher um dos melhores fondues de Gramado, algo mais gostoso e com ambiente romântico.
Mas se você incluir o Gatzz no seu roteiro - e deve, porque é incrível - significa que ou você vai comer fondue dois dias, um maravilhoso e um médio. Ou você vai deixar de conhecer um fondue bom de verdade.

Os shows mudam ao longo da semana e são mais adultos do que os outros restaurantes temáticos. São 4 shows temáticos diferentes. Os artistas são super acrobáticos e tem bailarinos e bailarinas incríveis. Eu recomendo muito ir no Gatzz.
Desconto: pelo Prime Gourmet você consegue o desconto máximo de 2 por 1.
NBA Park Gramado
NBA Park é o primeiro parque temático da liga no mundo, com tecnologia e muitos desafios de basquete. Tem quadras, desafios de arremesso, museu com itens autografados e muita tecnologia. É um prato cheio para quem gosta de esportes.
Desconto: pelo Prime Gourmet 2 por 1 ou pelo Laçador de Ofertas.
Museu de Cera Dreamland
É o clássico dos clássicos. Você vai encontrar réplicas de celebridades e personagens de filmes. Algumas são muito parecidas, outras rendem boas risadas, mas é um passeio divertido para fotos.
Tem desconto? Sim, faz parte do Grupo Dreams, que aceita Prime Gourmet e tem combos ótimos no Laçador.
Pizzaria Navio Cara de Mau e Porto Cara de Mau
Aqui o papo é sério: é a atração mais concorrida de Gramado. O rodízio de pizza é maravilhoso, mas o show dos piratas é o que realmente vale o ingresso. Saiba tudo sobre o Cara de Mau aqui.
Tem desconto? Aceita Prime Gourmet (2 por 1), mas ATENÇÃO: as vagas esgotam muito rápido. Se você quer comer aqui com desconto, assine o Prime e reserve logo. Se não conseguir no Prime, verifique o Laçador de Ofertas.

Se quiser saber se ainda tem vagas no Cara de Mau pelo Prime Gourmet antes de assinar o app pode mandar uma DM no meu Insta que eu te ajudo. Manda a data da sua viagem e a atração que você quer que eu confira as datas.
Hector Pizzaria e Hector Hamburgueria
Inspirado no universo de Harry Potter - beirando levemente o plágio - mas com personagens próprios, como o dragão Hector, é uma experiência de magia. Na pizzaria, você entra em uma escola de magia separada por "ordens" que regem diferentes disciplinas e tem cores diferentes. É um rodízio de pizzas super premium, muito gostosas e com sabores diferenciados.

Ao longo do rodízio você vai assistindo pocket shows com bruxas, fadas, o próprio Hector e outros personagens mágicos.
Os personagens também passam nas mesas interagindo com os clientes.
A pizzaria Hector é o restaurante mais famoso deles, mas o mesmo universo tem também uma hamburgueria. Em vez da Escola de Magia, a Hamburgueria é uma ferrovia secreta. A comida também é excepcional, muito boa. E o show é diluído ao longo do almoço ou jantar. Você paga um valor fixo e vem entrada, um hamburguer à sua escolha, um drink e sobremesa pra dividir. Tudo é temático!
Tem desconto? Sim, o Prime Gourmet funciona em ambos os restaurantes, tanto na pizzaria quanto na hamburgueria com o maior desconto disponível, de 2 por 1, mas também exige reserva antecipada pelo app! Reserve assim que puder, as vagas esgotam fácil.
Hollywood Dream Cars e Super Carros
Para os amantes de motores. O Hollywood foca em carros clássicos e antigos, com aquela vibe de cinema. O Super Carros é focado em máquinas modernas (Ferrari, Porsche) e você pode até contratar um "drive" para dirigir um deles.
Tem desconto? Aceitam Prime Gourmet e têm ótimas ofertas no Laçador.
Se for assinar o Prime Gourmet use nosso cupom de desconto JULIAORIGE e se for comprar algo no Laçador de Ofertas use nosso cupom JULIAORIGE, que dá cashback e é cumulativo com outros cupons.
Kongo Pizzaria
Outra pizzaria temática incrível, dessa vez com o tema de selva, inspirado no Rei Leão. As pizzas são muito boas e o show é bem divertido, mas é mais infantil.
Tem desconto? Sim. Compre aqui com desconto - cupom JULIAORIGE
Alice e o Chapeleiro
Um restaurante totalmente inspirado no País das Maravilhas. Tem shows, personagens e uma decoração que te faz sentir dentro do filme. O show é dividido em duas partes e é basicamente a história do filme mesmo. A gente paga um valor fixo e escolhe o prato principal e sobremesa. Os drinks são pagos à parte, mas valem super a pena. Eles são lindíssimos e temáticos - além de gostosos.
Tem desconto? Sim, Prime Gourmet (2 por 1) ou Laçador de Ofertas.
Gramado e Canela: atrações gastronômicas
A Serra Gaúcha é famosa por seus pratos típicos coloniais, cucas fofinhas, noites de fondue e churrasco gaúcho. Tem muitas delícias pra experimentar e eu separei aqui uma listinha de coisas pra você provar e onde provar cada uma delas.
Tour e degustação na Prawer
A Prawer foi a primeira fábrica de chocolate artesanal do Brasil. O tour pela fábrica é super interessante para ver como o chocolate é feito de verdade e provar um pouco de cada tipo. É um tour rápido, mas eu gostei bastante. Depois recomendo ter um tempinho na loja de chocolates pra comprar algumas guloseimas. A Prawer tem um chocolate caramelisado que é perfeito, não deixe de provar.
Desconto: exclusivamente pelo site do Laçador de Ofertas (cupom cashback JULIAORIGE)
Café Colonial Bela Vista
É o primeiro café colonial do Brasil. São mais de 80 itens na mesa (pães, geleias, carnes, bolos, sucos). Vá com muita fome e use o café colonial como uma refeição - almoço ou janta - nunca como café da tarde. É realmente muita coisa, vai por mim.
Desconto: pelo Laçador de Ofertas

Fondue em Gramado
A refeição mais famosa de Gramado é o fondue. Uma sequência especial de creme de queijo, carnes e creme de chocolate com acompanhamentos. É um jantar muito tradicional da região, de inspiração suíça.
O fondue que eu mais gosto em Gramado é o Versoi, que tem desconto pelo Prime Gourmet, direto no site com cupom JULIAORIGE e pelo Laçador de Ofertas. Mas se quiser mais algumas opções eu tenho um post só sobre os melhores fondues de Gramado.
Outras comidas típicas de Gramado e Canela
Além do tradicional fondue, você deve experimentar uma sequência de galeto, que é bem gostoso também. Eu gosto muito do Galeto D'Nase. É uma sequência de comida italiana, com frango assado, polenta, massas e risotos.
Um doce que faz muito sucesso em Gramado é o Royal Trudel, ele é um doce típico do leste europeu, mas em uma releitura abrasileirada. É um pãozinho doce assado em um espeto grosso. Ele pode ser recheado com vários toppings. Tem também na versão salgada, com catupiry, que é uma delícia.
Se você não é do sul, provavelmente também vai querer experimentar uma churrascaria. Eu gosto bastante da Garfo e Bombacha, a comida é muito boa! Porém ela não é no estilo de espeto corrido, tem que ir buscar no buffet.
Não deixe de experimentar outros chocolates artesanais de Gramado, além da Prawer. A Florybal tem lojas super interessantes para conhecer, bem lúdicas, e a Lugano também tem opções super legais - experimente o chocolate quente
Gramado e Canela: atrações de natureza
Parque do Caracol
Esse é o cartão-postal mais clássico de Canela. Do parque você vai ter um mirante perfeito para a famosa Cascata do Caracol, com seus 131 metros de altura. O parque é lindo, tem trilhas no meio da mata e um mirante reformado que dá uma vista espetacular da queda d'água.

As trilhas são tranquilas, não precisa se preocupar, é tudo bem gourmet.
Desconto: você encontra ingressos com desconto aqui (cupom JULIAORIGE).
Le Jardin
Sabe aquele lugar que parece que você foi transportado para o sul da França? É o Le Jardin. É um parque focado em lavandas e flores exóticas. O cheiro desse lugar é uma coisa de outro mundo! Além dos jardins impecáveis para fotos, eles tem uma estufa e uma lojinha com cosméticos e presentes feitos com a lavanda de lá. É um passeio mais contemplativo, ótimo para uma tarde tranquila.
Esse não tem descontos em lugar nenhum.

Olivas de Gramado
Na minha opinião, este é o lugar com o pôr do sol mais bonito de Gramado. O parque fica em cima de um cânion, então a vista é surreal. O foco aqui é o turismo rural: tem plantação de oliveiras (eles produzem o próprio azeite), uma fazendinha com mini animais que as crianças amam e a "Trattoria", um restaurante com vista panorâmica.
Dica da Jú: chegue no começo da tarde, peça uma cesta de piquenique, vá fazer os passeios dentro do parque e volte pra pegar sua cesta, fique até o sol se pôr. Tem DJ e uma vibe muito gostosa.
Desconto: Aceita Prime Gourmet (ingresso 2 por 1) ou descontos no Laçador de Ofertas. Lembre que ele fica afastado do centro, então considere o tempo de deslocamento. Não aconselho vir aqui sem carro ou transfer, é bem difícil de conseguir o Uber de volta.
Mátria Parque de Flores
Esse fica tecnicamente em São Francisco de Paula, mas é pertinho de Canela e vale o "pulo". É um parque gigantesco, com um paisagismo super moderno e milhões de mudas de flores. A arquitetura do lugar é premiada e é um passeio para quem gosta de caminhar e respirar ar puro. O restaurante de lá, que fica na beira de um lago, serve um almoço delicioso e também faz cestas de piquenique, que eu recomendo.

Desconto: você encontra ingressos mais baratos pelo Laçador de Ofertas (cupom JULIAORIGE) e 2 por 1 no Prime Gourmet
Vinícola Jolimont
Você não precisa ir até o Vale dos Vinhedos (que fica um pouco longe) para ter uma experiência de enoturismo. A Jolimont fica em Canela e é uma das pioneiras no estado. O tour é muito completo: você passeia pelos parreirais, aprende como o vinho é feito e, claro, participa de uma degustação generosa no final. Eles também têm a experiência da "pisa da uva", que é super divertida e rende ótimos vídeos
Desconto: tanto pelo Prime Gourmet como pelo Laçador de Ofertas. Lembrando que o Laçador tem ótimos descontos, mas o maior desconto sempre vai ser pelo Prime, porque ele é exclusivo por assinatura.
Skyglass
Esse é para quem tem coração forte! Eu não tenho. O Skyglass é uma plataforma de vidro (uma das maiores do mundo) que avança 35 metros sobre o Vale da Ferradura. Você caminha olhando para o precipício lá embaixo. Para os mais corajosos, tem o brinquedo "Abusado", um monotrilho de cadeiras suspensas que te leva para passear literalmente pendurado sobre o vale.
Desconto: compre aqui pelo link - cupom JULIAORIGE
Vale dos Dinossauros
Embora seja temático, ele fica no meio da mata nativa, o que dá um clima muito mais "Jurassic Park" real. São réplicas de dinossauros animatrônicos (que se mexem e fazem barulho) em tamanho real espalhados por uma trilha na floresta. Ele é um passeio infantil e as crianças ficam malucas! Ele faz parte do grupo Dreams (o mesmo do Museu de Cera).
Desconto: aceita Prime Gourmet (2 por 1) e tem também no Laçador de Ofertas.
Roteiro Gramado e Canela: Como organizar tudo isso?
Agora que você já tem a lista de atrações, o segredo é agrupar por região para não perder tempo no trânsito (que pode ser intenso em alta temporada).
Dia de Canela: junte o Parque do Caracol, Skyglass e a Catedral de Pedra no mesmo dia.
Dia de Natureza: tire uma tarde exclusiva para o Olivas de Gramado, porque você não vai querer sair de lá correndo.
Dia de Centro: faça a Rua Coberta, Igreja e Mini Mundo no mesmo dia.
Se você for pra Gramado e Canela e assinar o Prime Gourmet com o meu cupom JULIAORIGE eu mando como bônus um pack de conteúdos exclusivos via email. Em até 24hrs úteis depois de assinar você vai ganhar um mapa personalizado da região, roteiros exclusivos e ebooks para te ajudar e usar o Prime pra economizar.
Caso não valha a pena pra você assinar o Prime Gourmet, eu tenho o mapa de Gramado e Canela à venda aqui.
Vai viajar pra Gramado e Canela? Entra aqui no meu grupo de descontos que eu te ajudo a economizar até 50% na sua viagem. Nesse canal eu mando os cupons que estão valendo mais a pena no momento, novidades da região e vou avisando conforme abrem vagas com desconto para as atrações mais concorridas (Cara de Mau, Hector….) pra você conseguir reservar antes que esgotem as vagas.
Post atualizado dia 24/08/2026





Comentários