top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png

O que fazer em Maceió? 16 passeios incríveis pra colocar no roteiro


o que fazer em maceio

Maceió é uma das capitais mais bonitas do Nordeste - e também uma das mais completas. Com praias urbanas de mar azul-piscina, piscinas naturais, beach clubs, passeios de buggy e falésias cinematográficas, é um destino que combina com quem quer sombra e água fresca, mas também curte bater perna, comer bem e fazer bons passeios.


Se você está planejando sua viagem e quer saber o que não pode faltar no roteiro, separei aqui 16 passeios imperdíveis em Maceió, com dicas práticas, links pra reservar os melhores passeios e truques pra economizar bastante.


Como planejar o roteiro em Maceió?

Antes de tudo: Maceió é um destino em que a maré manda no roteiro. Isso porque as piscinas naturais, que são um dos principais atrativos da região só aparecem na maré baixa.


  • Dica: consulte a tábua de marés e programe os passeios aquáticos para os dias com maré menor ou igual a 0.4.

  • O ideal é ficar pelo menos 5 dias na cidade, para conseguir distribuir os passeios entre dias de sol e maré favorável.

  • Eu não recomendo ir pra Maragogi como bate e volta, se quiser incluir no seu roteiro sugiro pegar pelo menos 1 pernoite, ou duas se quiser fazer o passeio de buggy também.


O que fazer em Maceió? 16 atrações imperdíveis

o que fazer em maceio
Pajuçara - O que fazer em Maceió

1. Praia de Pajuçara

É aqui que tudo começa! A orla de Pajuçara tem calçadão, quiosques, feirinhas de artesanato e o mar mais calmo da capital, ótimo para banho. É também ponto de saída das jangadas que vão até as piscinas naturais.


2. Piscinas Naturais de Pajuçara

Na maré baixa, o mar recua e forma piscinas cristalinas onde dá pra nadar com peixinhos. O passeio de jangada dura cerca de 20 minutos e vale muito a pena.


3. Feira de Artesanato da Pajuçara

Fica na própria orla e é o melhor lugar pra comprar lembrancinhas e produtos locais (rende ótimos presentes de viagem).


4. Praia de Ponta Verde

Uma das mais bonitas da cidade, com mar azul e vários quiosques charmosos à beira-mar. Vale alugar cadeira e passar o dia por ali.


5. Praia de Jatiúca

Mais movimentada e com ondas moderadas, é ideal pra quem gosta de fazer caminhada ou tomar um drink de frente pro mar.


6. Mirante da Sereia

Um dos pontos altos do litoral norte. A vista é incrível e, na maré baixa, você ainda pode andar até a famosa estátua da sereia.


Você pode fazer esse passeio com carro alugado ou com excursão, indico essa aqui.


Ipioca - O que fazer em Maceió

7. Praia de Ipioca

Mar azul caribenho, areia branca e clima de exclusividade. É mais afastada (cerca de 30 min do centro), mas vale muito a pena.


8. Hibiscus Beach Club

Localizado em Ipioca, é um dos beach clubs mais famosos de Alagoas. Ambiente lindo, estrutura ótima, comida gostosa - e o mar, azul turquesa.


🌊Se estiver sem carro na viagem, recomendo pegar esse tour que vai até Ipioca e inclui o Hibiscus Beach Club


9. Praia de Paripueira

Famosa por suas piscinas naturais rasas e quentinhas. Dá pra fazer passeio de barco até os recifes e mergulho com snorkel.


🌊 Reserve aqui: Excursão a Paripueira


10. Passeio de caiaque transparente

Um dos passeios mais legais que eu fiz nessa viagem pra Maceió foi a canoa havaiana, ou caiaque transparente. O passeio é na praia de Ponta Verde na orla de Maceió e dura cerca de 40 minutos, com direito à fotos e vídeos de drone!



Eu peguei ele pelo Prime Gourmet com o 13milhas. Pagamos 100 reais pra duas pessoas usando o voucher do app. Se for assinar o Prime Gourmet use nosso cupom de desconto JULIAORIGE.


11. Praia do Francês

Fica em Marechal Deodoro, a 30 minutos de Maceió. Tem boa estrutura, mar tranquilo e é ótima pra passar o dia. Inclusive o centrinho histórico de Marechal Deodoro super vale a pena visitar, é bem fofo.


12. Praia do Gunga

Eleita uma das mais bonitas do Brasil. Tem falésias, mirante, banana boat, passeios de quadriciclo e coqueiral a perder de vista.


🚤 Reserve aqui: Passeio ao Gunga


13.  Excursão ao Quilombo dos Palmares – história, cultura e resistência

Se você quer ir além das praias e conhecer a fundo a história e cultura de Alagoas, essa experiência é imperdível. A excursão leva até a Serra da Barriga, em União dos Palmares, onde ficava o lendário Quilombo dos Palmares - maior símbolo de resistência negra das Américas e terra de Zumbi dos Palmares.


A visita inclui o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, que conta com espaços cenográficos e culturais reconstruídos em meio à natureza da serra. É uma vivência forte, educativa e emocionante, ideal pra quem valoriza história afro-brasileira.



14. Centro histórico de Maceió e Catedral

Pouco explorado, mas muito bonito. A Catedral Metropolitana, o Museu Palácio Marechal Floriano Peixoto e o centro têm arquitetura histórica e vistas para o mar.


5. Comer pratos típicos da região

Sururu, tapioca, bolinhos de peixe, macaxeira com carne de sol, caldinhos… a culinária de Maceió é deliciosa.



Com o Prime Gourmet economizamos R$ 1592 entre refeições e passeios durante nossa viagem por Maceió e Maragogi! O aplicativo tem descontos 2 por 1 em dezenas de lugares - dos mais simples aos mais famosos.


🎁 Use o cupom JULIAORIGE na ativação pra garantir desconto.


Recomendo muito ir na churrascaria Sal e Brasa, um dos melhores churrascos da minha vida, sem brincadeira - e eu sou do sul, ok? Também AMEI a Casa de Mainha, que é um buffet livre. Tudo muito gostoso e bem preparado.


E a Budega do Zito, não deixe de ir! Eu comi um escondidinho de carne de sol (da foto em cima) com queijo coalho que tava de comer rezando. É um restaurante com um clima super típico e todo decorado.


Um restaurante que repetimos na viagem foi o Parmeggiano, fomos em Maceió e em Maragogi!


Esses foram meus favoritos da viagem, usei o Prime Gourmet em todos eles - e mais alguns.


Mais dicas de viagem que você pode gostar:

IMG_3225.jpg

Júlia Orige

Blogueira de viagem, formada em Jornalismo e apaixonada pelo mundo.

 

Buscando sempre te dar o caminho mais fácil pra conhecer cada lugar da melhor forma. 

Me conheça mais aqui

bottom of page