top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Autor

Os 5 melhores livros de ficção científica de todos os tempos


melhores livros de ficção científica

Futuros distópicos, robôs, aliens, realidade virtuais e muito existencialismo. A ficção científica às vezes é tratada como o filho adolescente dos romances, e muitos nem chegam perto dessa sessão nas livrarias por acharem as histórias muito fantasiosas e estranhas. A verdade é que por mais que os cenários sejam planetas distantes e os personagens tenham a pele verde, o objetivo dos autores é sempre criticar e refletir sobre a nossa sociedade, abordando conceitos filosóficos por meio de narrativas intrigantes e criativas.


Que tal dar uma chance para a ficção científica? Listamos aqui 5 dos livros mais aclamados do gênero:

1. Fahrenheit 451 - Ray Bradbury

melhores livros de ficção científica

Publicado em 1953, o livro de Bradbury se passa em um futuro distópico onde os livros são proibidos e toda forma de pensamento crítico é desencorajada. Visto por muitos como uma crítica à sociedade americana da época, cada vez mais envolta por tecnologia, e, na visão do autor, alienada, a história foca na vida de Guy Montag, um bombeiro que trabalha diariamente apreendendo e queimando os livros que ainda restam. Guy não entende por que ainda existem pessoas que infringem a lei apenas para ler. O que será que acontece então, quando ele resolve guardar um desses livros ao invés de queimá-lo?







2. Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? - Philip K. Dick

melhores livros de ficção científica

Conhecido como "o livro que deu origem a Blade Runner", foi publicado em 1968 e tem uma história um pouco diferente do filme de Ridley Scott. Ambientada em uma São Francisco pós apocalíptica, a narrativa segue Rick Deckard, um caçador de recompensas, que tem a missão de encontrar e "aposentar" seis androides fugitivos. Mais que um jogo de gato e rato, o livro lida com conceitos profundos e existencialistas, nos levando a questionar o que é ser humano e quão tênue é a linha que separa o orgânico do mecânico.












3. Encontro com Rama - Arthur C. Clarke

melhores livros de ficção científica

Um clássico da ficção científica espacial, nessa história publicada em 1972 Arthur C. Clarke relata o primeiro contato da raça humana com uma misteriosa nave alienígena batizada de Rama. O autor, que foi responsável pelo roteiro de "2001: Uma odisseia no espaço", é mestre em criar o clima de suspense e antecipação que rodeia uma descoberta dessa magnitude. A história acompanha o grupo de exploradores e todas as descobertas e revelações que eles terão ao encontrar-se com Rama.











4. Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley

melhores livros de ficção científica

Responsável por inspirar toda uma geração quando o assunto é futuro distópico, esse romance é um marco na ficção científica e previu muitas das tecnologias atuais ainda em 1932. O livro é uma dura crítica social e narra um futuro onde as pessoas nascem de incubadoras e são pré-programadas biológica e fisicamente a pertencerem a determinadas classes sociais e se comportarem de acordo com as regras impostas. Conceitos como livre-arbítrio e a real natureza do ser humano são os pilares da história revolucionária de Huxley.








5. Neuromancer - William Gibson

melhores livros de ficção científica

O livro publicado em 1984 foi um dos precursores do gênero cyberpunk, que mistura a ideia de alta tecnologia com uma vida decadente, em cidades cosmopolitas, chuvosas e cinzas. Em meio a isso, existem hackers, como o protagonista Case, que buscam dinheiro roubando e vendendo informações e para isso conectam-se fisicamente à Matrix e arriscam a vida nessa realidade virtual. O romance, além ter ajudado a moldar todo o vocabulário da era da internet, serviu de inspiração para um dos filmes mais famosos da virada do milênio: Matrix.










+1. O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams

melhores livros de ficção científica

Inicialmente lançado como uma série de rádio em 1978, a história maluca e cheia de humor sarcástico de Douglas Adams abarcou uma legião de fãs ao redor do mundo e fez com que cinco livros fossem lançados a partir dessa modesta "radionovela". A aventura de Arthur Dent - um inglês muito azarado que tem que aprender a se virar depois que a Terra é destruída para dar lugar a uma rodovia interespacial - é uma grande sátira a situações pelas quais todo mundo passa e gostaria de ter um guia à mão para dar uma ajuda.









Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page