Bruxelas é uma cidade grande em extensão mas com as atrações turísticas relativamente condensadas. Com 104 línguas sendo faladas no cotidiano, a capital belga é habitada principalmente por imigrantes. A diversidade cultural pode ser vista nas ruas, junto com as tradições belgas.
Vai chegar em Bruxelas de avião? Como chegar ao centro da cidade?
Bruxelas tem 2 aeroportos. O aeroporto principal de Bruxelas (Brussels Airport – BRU , ou Aeroporto de Zaventem), que fica a cerca de 12km da cidade e o Aeroporo Charleroi - CRL, que fica a cerca de 60km do centro de Bruxelas. Normalmente as viagens para Charleroi são mais baratas, mas considere o preço final da viagem toda antes de comprar. O que eu quero dizer é: com a distância para a cidade, você terá que pegar um ônibus que custa 14 euros (se comprar online) e 17 euros (se comprar na hora). Leva cerca de 1 hora para chegar.
Eu cheguei por Charleroi e pedi o preço de um táxi, estava dando 115 euros. E o Uber não funcionava na região, só em Bruxelas mesmo. Então acabei comprando o ônibus na hora por 17 euros mesmo.
O que fazer em Bruxelas?
Bruxelas é a capital da União Europeia, mas não ganha a mesma atenção turística que tem outras cidades europeias mais conhecidas, como Amsterdam ou Paris. Porém, mesmo que não concorra com suas vizinhas em número de atrações turísticas, Bruxelas é dona da praça mais linda do mundo e tem uma culinária maravilhosa. Também é a capital das histórias em quadrinhos.
Para esse roteiro de 3 dias em Bruxelas eu considerei o dia de chegada, um dia inteiro na cidade e o de partida. Todos os meus roteiros eu gosto de montar pensando no deslocamento também, quando a gente monta um roteiro sem pensar no tempo de chegada e de partida da cidade acaba se frustrando muito.
Então para te ajudar na sua viagem a Bruxelas, eu montei certinho pensando nesses deslocamentos, nas refeições e no tempo de só curtir o local. Aqui o objetivo não é apenas bater ponto nos locais mais conhecidos, tirar uma foto e ir embora, aproveite sua viagem!
O que fazer em Bruxelas? Roteiro de 3 dias na capital da Bélgica:
Dia 1 | Chegada + Delirium Café + Galerie de la Reine
Para o seu primeiro dia em Bruxelas reserve apenas a noite para um passeio organizado. Instale-se primeiro na sua hospedagem e explore um pouco os arredores.
Onde se hospedar em Bruxelas?
Para a escolha de hospedagem eu recomendo ficar no centro, perto da Grand Place. A cidade é pequena e boa parte das atrações desse roteiro são visitáveis à pé. Com exceção apenas do Atomium.
Eu fiquei no Urban Centre City Hostel, gostei bastante da localização e do serviço. Mas você pode ver outros hotéis na região aqui:
Noite | Galerie de la Reine + Delirium Café
Nessa primeira noite de roteiro de Bruxelas, comece passeando pela Galerie de La Reine, que é uma das galerias Saint Hubert. Um dos primeiros shoppings do mundo.
Construído em 1847, para a rainha da época que gostava de fazer compras sem pegar chuva, as Galerias Saint Hubert continuam hoje a exibir seu luxo.
Esse é um shopping de grandes marcas, não vai encontrar Zara ou HM por aqui.
A Galerie de la Reine fica nas proximidades do Delirium Café, que oferece uma carta de mais de 2 mil tipos de cerveja.
As duas atrações ficam bem próximas. Aproveite também para dar uma volta ao redor, a cidade é super histórica e tem uma arquitetura deslumbrante.
Delirium Village
A Delirium Village é um complexo de bares, incluindo o famoso Delirium Café, que é conhecido por oferecer uma longa carta de opções em cerveja. São 2004 tipos de cerveja no cardápio, incluindo, é claro, muitas opções belgas.
Se você gosta de cerveja tem que incluir essa parada no seu roteiro de Bruxelas. Os preços aqui variam de 2,90 euros à 10 euros o copo de cerveja, depende da variedade que você escolher.
Ele não é o tipo de bar com comida, então recomendo tomar uns copos e depois achar um lugar para jantar por ali. Mesmo que você não goste muito de cerveja, uma passadinha pras fotos não faz mal. O ambiente é bem legal.
E na rua do Delirium Village fica a Jeanneke-Pis, que é a versão feminina do famoso Manneken Pis. É uma estátua/fonte de uma menina fazendo xixi.
Para o jantar eu recomendo esse restaurante Italiano aqui. Chama Ricota and Parmesan e você pode comer por cerca de 15 euros por pessoa.
Dia 2 | Grand Place + Atomium + centro histórico
Manhã | Atomium
O Atomium é a atração mais fora de mão de Bruxelas, para quem está fazendo um roteiro rápido pela capital belga.
Como chegar no Atomium:
Ele fica a cerca de 1hr à pé do centro de Bruxelas, por isso recomendo ir de ônibus ou metrô. A opção mais barata e menos confusa é o tram.
Veja aqui o trajeto do centro histórico de Bruxelas até o Atomium. Caso você esteja saindo de outro lugar, faça a simulação de trajeto nesse mesmo site.
O Atomium é uma estrutura de ferro, que representa um cristal de ferro aumentado milhões de vezes, e foi construído em 1958 para a Expo 58. É uma daquelas obras de arte que foram feitas para serem temporárias e acabaram ficando indeterminadamente, como a Torre Eiffel.
Para visitar o Atomium recomendo tirar a manhã toda, para contar com o transporte até lá. Acho mais interessante começar por essa parte da cidade, para poder aproveitar o cair da noite na Grand Place.
Preço: 15 euros para subir no Atomium (a visita aos arredores é gratuita)
Com o Brussels Card você ganha 25% de desconto!
Volte pelo mesmo trajeto e almoce no centro, perto da Grand Place há vários restaurantes para todos os gostos.
Tarde | Grand Place + Manneken Pis + Waffles + Mont des Arts
Grand Place
A praça principal da cidade é patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO e está rodeada de edifícios históricos lindíssimos. E é aqui que você deve começar a explorar Bruxelas. Dedique algumas horas à Grand Place, sente-se em um dos restaurantes por ali, ou mesmo no Starbucks da praça, e aproveite o clima do local. Sempre há apresentações de artistas de rua e muitos turistas interessados.
A beleza do local é indescritível.
Manneken Pis
Depois de sentir a vibe da Grand Place, siga para a atração mais superestimada da cidade: o Manneken Pis. É o símbolo de Bruxelas, uma estátua pequenina de um menino fazendo xixi. Durante épocas festivas ele é vestido de acordo com o tema.
Waffles, ou Gofres
Hora de provar uma comida típica da Bélgica: Waffles. O tradicional é servido apenas com açúcar em cima, mas talvez você se impressione com os toppings de frutas, nutella e chantily. Você pode encontrar bons waffles em cada esquina. O típico de Bruxelas é quadrado. Eles costumam custar por volta de 5 euros com os toppings.
Mont des Arts
O Mont des Arts tem um jardim lindíssimo, uma vista para a cidade de tirar o fôlego, barraquinhas de street food e costuma ser palco para vários eventos, como festivais de música. Ali pertinho fica o Museu de Instrumentos Musicais, onde há um restaurante com uma vista maravilhosa. Para entrar no museu é preciso pagar, mas para subir até o restaurante é só pedir para entrar. Os preços são um pouco salgados, como boa parte dos restaurantes em Bruxelas, mas a vista vale a pena!
Dia 3 | Museu de histórias em Quadrinhos + partida
Manhã | Museu de Histórias em Quadrinhos
No seu último dia de viagem em Bruxelas reserve a manhã para conhecer o museu de Histórias em Quadrinhos, veja se pode deixar as malas no seu hotel para andar mais livre e aproveite suas últimas horas na cidade.
Museu de Histórias em Quadrinhos
Além de capital da União Europeia, Bruxelas é também a capital mundial dos quadrinhos. Foi aqui que nasceu Timtim e os Smurfs. O Museu de Histórias em Quadrinhos tem mais de 6 mil obras e é bem interessante para quem gosta desse universo! A grande estrela do museu é o Timtim!
Preço: 13 euros por adulto ou gratuito com o Brussels Card
Vai ficar mais dias em Bruxelas?
Pertinho da capital da Bélgica fica Bruges, uma cidade medieval lindíssima que você tem que visitar se tiver tempo. Veja mais aqui neste link.
Sugestão de hospedagem para cada perfil de viajante:
Mochileiro: Safestay Brussels
Econômico: Olives
Conforto: Marriott Grand Place
Luxo: Rocco Forte Hotel Amigo
Todos eles são na área central da cidade, para que você faça esse roteiro de Bruxelas à pé.
Gosta de viajar e quer se inspirar? Me segue no Instagram que eu tô sempre dando dicas legais de viagem por lá!
Comments