top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png

Roteiro para Londres: 5 dias na terra da Rainha (2026)


roteiro londres

Londres é aquela cidade que a gente cresceu vendo em filmes. Do Harry Potter aos clássicos romances de Notting Hill, a capital inglesa mexe com o imaginário de todo mundo. É um prato cheio pra quem gosta de história, de cinema, de teatro ou de museus.


Mas, vamos ser sinceros: Londres pode assustar.


É uma cidade gigante, com uma das moedas mais caras do mundo e um sistema de transporte que parece um labirinto. Se você chegar sem planejamento, a chance de gastar libras à toa e perder horas dentro do metrô é enorme.


Para te ajudar, montei este roteiro de Londres para 5 dias (com opções de dias extras). Ele foi pensado de forma lógica, agrupando atrações por região para você fazer quase tudo a pé e economizar.


Eu já estive em Londres duas vezes, a primeira 11 anos atrás e a outra há pouco mais de um mês. Essa última foi uma viagem incrível, ficamos 10 dias e aproveitamos muito, apesar dos preços altos. Londres é uma cidade enorme e tem muitas coisas pra fazer.


Navegue pelo conteúdo | Roteiro para Londres


Colinha de viagem - para saber antes de viajar

Dicas práticas pra sua viagem, resumindo de forma direta pra você não se perder:


  • Você precisa pedir o ETA antes da viagem! É uma autorização online que você preenche um formulário e paga uma taxa (16 libras). Ele serve como uma pré-imigração.

  • Londres funciona muito bem cashless, não precisa tirar dinheiro. Pode ir só com o cartão internacional. Eu usei o cartão da Nomad para tudo (código de convidado JULIAEUROTRIP).

  • A tomada é bem diferente, tem que ter um adaptador. Esse é o adaptador baratinho (quebra galho mas ele não encaixa muito bem na tomada, pode ficar meio solto). E esse é o que eu realmente gosto e uso (cupom JULIAORIGE), ele é mais caro mas dá pra conectar 3 coisas ao mesmo tempo e tem muito mais aderência nas tomadas.

  • A água da torneira em Londres é potável, pode beber tranquilo.

  • Fique pelo menos 5 dias inteiros para ver tudo, Londres é muito grande.


Quantos dias ficar em Londres?

Mínimo: 4 dias inteiros. Dá para ver o básico correndo.


Ideal: 5 a 7 dias. Com esse tempo, você visita os museus com calma, curte os parques e ainda consegue fazer um bate e volta para ver castelos ou pedras milenares.



Onde se hospedar em Londres?

Londres é cara, não tem jeito. Eu priorizaria sempre ficar perto de uma estação de metrô. Mais do que uma localização perto de algum ponto turístico, porque a cidade é muito grande e você vai precisar usar transportes de qualquer forma. Não é uma cidade que dê pra explorar tudo à pé.


Eu recomendo pegar um local que seja dentro das zonas 1 ou 2 de Londres, para não exceder nos gastos de metrô e não levar muito tempo para chegar nos pontos turísticos.


Nessa minha última viagem para Londres eu fiquei no Palmers Lodge Swiss Cottage, que é um hostel dentro de um palacete. Eu amei a minha estadia, achei um local super confortável (dentro das possibilidades de um hostel, claro), tem cortininha nas camas, vários banheiros, bebedouro e aquecimento central.


Senti falta de ter uma cozinha maior, porque a deles é minúscula. Mas deu pra me virar.


Esse hostel fica na Zona 2 de Londres, então ainda dentro das zonas mais baratas de circular de metrô.


Veja o mapa das zonas de Londres


Outras sugestões de hospedagem para cada perfil de viajante em Londres:

Econômico: 69TheGrove

roteiro para londres
Hostel Palmers Lodge Swiss Cottage

Como usar o transporte público em Londres?

O metrô de Londres (The Tube) é o mais antigo do mundo e te leva para qualquer lugar.


Esqueça o Oyster Card: antigamente, a gente comprava aquele cartão azulzinho (Oyster). Hoje em dia, não precisa mais.


Use o Contactless: basta encostar seu cartão da Nomad, Wise ou cartão de crédito brasileiro (habilitado para uso internacional) direto na catraca amarela. O valor é o mesmo do Oyster, mas sem pagar pelo próprio cartão.


O "Daily Cap" (o pulo do gato): Londres tem um sistema inteligente de teto de gastos. Você pode usar o metrô e ônibus quantas vezes quiser no dia (nas zonas 1 e 2), e o sistema vai te cobrar no máximo um valor fixo (cerca de £8 a £9). Passou disso, as viagens saem "de graça".


Mas atenção: para o Daily Cap funcionar você precisa usar sempre o mesmo cartão e no mesmo dispositivo. Não vale passar o cartão uma vez no cartão e outra no celular, ou smartwatch, por exemplo.


Roteiro para Londres dia a dia

Organizei este roteiro por proximidade geográfica. A ideia é se locomover principalmente de metrô e à pé.


O cartão postal (Westminster)

Vamos começar pelo clássico para "cair a ficha" que você está em Londres.


Manhã: desça na estação de metrô Green Park e caminhe até o Palácio de Buckingham. Verifique os dias da Troca da Guarda (geralmente segundas, quartas, sextas e domingos às 11h, mas chegue às 10h). De lá, caminhe pelo lindo St. James Park (cheio de esquilos e pelicanos) até chegar em Westminster.


Eu particularmente não dou muita bola pra troca de guarda, não fiz questão de ver. Mas achei bem legal passear pelos jardins. E estar lá fora de horário de troca de guarda fez a região estar bem vazia.


o que fazer em londres

Tarde: você vai dar de cara com a Abadia de Westminster (onde acontecem as coroações e casamentos reais). Vale muito a pena entrar, mas recomendo comprar o ingresso antecipado para evitar filas.


O interior da Abadia é muito lindo e a lojinha de souveniers vale a pena a visita também, tem muita coisa e preços ok comparados às outras lojas da cidade.


roteiro para londres

Dando a volta na Abadia de Westminster você chega no ponto turístico mais famoso da Inglaterra: o Big Ben, que é a torre do relógio do parlamento inglês. É realmente uma construção muito bonita que rende ótimas fotos e dá aquela sensação de "viagem feita" que todo bom cartão postal dá.


Te aconselho a dar uma caminhada na região pra ver de todos os ângulos. Atravesse a ponte sobre o rio tâmisa pra ver do outro lado também.


roteiro para londres

Final do dia: aqui da frente do Big Ben você já vai ver a London Eye, a roda gigante de Londres. Que também é um grande ponto turístico.


Dá pra ir caminhando até lá tranquilamente. Mas atenção, se você quer subir na roda gigante vai precisar comprar o ingresso com antecedência!


É uma das atrações mais concorridas de Londres, até porque a capacidade de acomodação de turistas é mais limitada, né? E eu acho que vale super a pena subir. É um passeio lindo e daqueles momentos de contemplação que a gente lembra pra sempre.


Compre o ingresso pra London Eye aqui (pra evitar filas selecione a opção Fast Track)


Dia 2: Londres Histórica e Moderna

Hoje é dia de ver a cidade romana - sim, Londres é muito antiga, foi fundada pelo Império Romano antes de Cristo - e os arranha-céus. É muito doido ver prédios moderníssimos do lado de um castelo medieval.


Manhã: comece pela Torre de Londres (Tower of London). Chegue assim que abrir! É lá que ficam as Joias da Coroa e a fila fica gigante depois das 10h. É um passeio imperdível pela história sangrenta da Inglaterra. É um a minha atração favorita em Londres, eu amo história e sou fascinada pelos reis e rainhas do passado.



Aqui você vai aprender muito sobre a vida da família real na Idade Média e Moderna. Tem histórias sobre príncipes que desapareceram e nunca foram encontrados, mudando a linha de sucessão real, a torre onde Ana Bolena ficou presa depois de ser acusada de adultério e incesto injustamente.


Tem salas só com as joias da coroa, que são passadas de monarca em monarca há centenas de anos. E ainda usadas hoje em dia quando tem eventos de governo.


Vale a pena reservar um período inteiro pra explorar a Torre de Londres, é bem grande e tem várias salas pra ver. Eu fiquei uma tarde toda!


Depois atravesse a icônica Tower Bridge a pé (é grátis atravessar, só paga se quiser subir nas torres). E se você está viajando no modo econômico ou gosta de fast food, eu recomendo almoçar no Five Guys que tem vista pra Ponte! Esse aqui é o endereço exato dele.


roteiro para londres

Fim de tarde e noite: Leadenhall Market (uma galeria vitoriana linda que serviu de cenário para o Beco Diagonal em Harry Potter).


Dica de Ouro: quer ver Londres do alto de graça? O Sky Garden e o Horizon 22 são mirantes gratuitos na região. O único problema é que precisa reservar no site deles com 2 ou 3 semanas de antecedência, pois esgota muito rápido.


Dia 3: British Museum e Compras

Se você gosta de museus, o Museu Britânico vai ser um prato cheio. Eu coloquei um dia inteiro pra ele no meu roteiro de Londres. É claro, é a central de roubos históricos e culturais do Reino Unido, com milhares de objetos trazidos dos países que eles colonizaram ao londo do tempo.



Mas pra gente como turista é muito interessante ver tanta coisa reunida. Tem muitas múmias egípcias, artefatos e impérios ancestrais, esculturas e uma quantidade bem impressionante de gente morta há milhares de anos. Além disso é aqui que estão a Pedra de Roseta e os mármores do Partenon.


O British Museum é uma parada obrigatória (e a entrada é gratuita!).


Atenção: apesar de entrada ser gratuita ela não é livre, tem que pedir pelo site. Você emite um ingresso grátis, mas tem que emitir antes de chegar.


Depois caminhe até a Oxford Street, a rua de compras mais famosa da Europa.


Onde ir: Primark (para roupas baratas), Selfridges (para ver o luxo), Uniqlo e Lush. Recomendo também a TKMax uma loja que é tipo um outlet, com várias coisas de marca mas por preços bem mais em conta do que o normal. Eu comprei várias coisas legais super baratas.


Noite: Termine o dia no Soho e Chinatown. É a melhor região para jantar barato e ver a vida noturna vibrante da cidade.


Dia 4: Museus, Dinossauros e teatro

Vamos para a região chique de South Kensington.


Manhã: Escolha seu museu (ambos são grátis e vizinhos):

  • Natural History Museum: famoso pelo esqueleto de baleia no hall e a ala dos dinossauros. Imperdível para crianças e adultos.

  • Victoria & Albert (V&A): o maior museu de arte e design do mundo. O café do museu é lindíssimo.

roteiro londres
Museu de História Natural de Londres

Tarde: Relaxe no Hyde Park. Se for época de Natal, é aqui que acontece o Winter Wonderland.


Noite: você não pode sair de Londres sem ver um musical na West End. É nível Broadway! Os clássicos são O Rei Leão, O Fantasma da Ópera, Wicked e Mamma Mia. Compre com antecedência porque esgota.


Outras opções muito legais são as peças de Harry Potter e de Stranger Things. Precisa comprar com alguns dias de antecedência mas não precisa ser suuuuper antes.


Links para comprar ingressos pros espetáculos em Londres:


Atenção: se você quer ver o espetáculo de Harry Potter tem que reservar um dia inteiro pra isso. Ele tem duas partes e começa às 14h. Os outros são mais curtos e dá pra encaixar no roteiro como sugerido de noite.


roteiro londres

Dia 5: Notting Hill e Arte

Um dia mais tranquilo e charmoso.


Manhã: vá para Notting Hill. Se puder, vá no sábado, quando acontece a feira de antiguidades na Portobello Road. Mas se quiser fotos tranquilas nas casinhas coloridas, vá durante a semana. Procure a livraria que inspirou o filme!


Tarde: Volte para o centro e vá até a Trafalgar Square (a praça dos leões). Entre na National Gallery (grátis) para ver obras de Van Gogh, Monet e Da Vinci.


Final: Ali do lado fica a Leicester Square, onde estão a loja gigante da M&Ms World e a maior loja da Lego do mundo. É de graça para entrar e super divertido. Se for em época de natal aqui eles fazem uma feirinha de natal bem fofa, com pista de patinação no gelo no meio.


Ideias de bate e volta saindo de Londres

Sobrou tempo? O sistema de trens da Inglaterra é fantástico e você pode usar isso ao seu favor para fazer bate e voltas saindo de Londres no seu roteiro de viagem.


Harry Potter Studios (Warner Bros): se você é fã, é obrigatório. Você vê os cenários, figurinos e toma cerveja amanteigada. É um passeio de dia inteiro, que tenho certeza que você vai amar. É super imersivo e interessante, porque você vê por trás das câmeras do cinema: como aqueles processos super criativos levaram a filmes incríveis que a gente nem imagina como foram produzidos.


Atenção: tem que comprar os ingressos com antecedência, eles esgotam fácil.



Windsor Castle: O castelo habitado mais antigo do mundo, onde a Rainha passava os fins de semana. Fica pertinho de Londres de trem.


Stonehenge: O círculo de pedras misterioso. É mais chato de ir de transporte público, recomendo pegar um tour que tenha transporte incluído.



Oxford ou Cambridge: As cidades universitárias mais famosas. Arquitetura gótica, livrarias incríveis e passeios de barco. Pesquise pelos trens no app Trainpal, que dá tarifas mais baratas.



Comentários


IMG_3225.jpg

Júlia Orige

Blogueira de viagem, formada em Jornalismo e apaixonada pelo mundo.

 

Buscando sempre te dar o caminho mais fácil pra conhecer cada lugar da melhor forma. 

Me conheça mais aqui

bottom of page