• Júlia Orige

Hostel: 10 dicas para a sua primeira vez

Atualizado: há um dia


primeira vez em um hostel
Hostel Option Be, em Córdoba na Espanha

Hostels são acomodações mais baratas que vem se popularizando muito nos últimos anos, mas podem causar algumas surpresas para quem vai ficar pela primeira vez nesse tipo de hospedagem.


Veja esse conteúdo em vídeo aqui


A experiência de ficar em um hostel vai muito além de só economizar na hospedagem, existem um clima de hostel, uma vibe diferente que proporciona encontros diferentes entre os hóspedes e os funcionários.


É um ambiente mais descontraído e compartilhado, onde você pode fazer amigos, ter um apoio maior do staff do hostel e descobrir mais sobre o local da sua viagem.


Leia também: O que é um hostel e como funciona? Experiências pessoais


Para quem vai ficar pela primeira vez em um hostel, separei 10 dicas especiais:


1. Veja quais serviços o seu hostel oferece

Cada hostel oferece facilidades diferentes para seus hóspedes e pode ser que hajam variações maiores do que nos tradicionais hotéis.


Veja se o seu hostel tem cozinha compartilhada ou não, se todos os quartos são mistos, ou se há quartos só femininos por exemplo. Leia atentamente o anúncio.


2. Escolha o tipo de quarto que você vai ficar

O carro-chefe do hostel é o quarto compartilhado, ou seja, você aluga uma cama em um quarto com outras pessoas. Mas muitos hostels oferecem também quartos privados, com banheiro privado ou compartilhado.


Preste atenção antes de reservar para evitar surpresas.


Procure aqui o hostel perfeito pra sua viagem


3. O que você precisa saber sobre o café da manhã no hostel

Alguns hostels oferecem café da manhã incluso na reserva, outros precisa-se pagar uma taxa à parte.


De forma geral, como o hostel é uma acomodação que visa a economia e o compartilhamento, é comum que você lave seu prato, caneca e copo depois do café.


4. Regras de cada hostel

Cada hostel tem suas próprias regras, dê uma olhada nas plaquinhas e no anúncio para descobrir o que pode e o que não pode fazer.


Extra: aqui nesse mapa mundi de dicas de viagem eu sempre vou acrescentando todos os hostels que eu fico e recomendo, para que você possa se sentir mais seguro viajando pra lá


5. Check-in e check-out no hostel

Os hostels costumam ser bem flexíveis quanto à utilização do espaço comum antes do check-in e depois do check-out. Também é normal que eles cuidem das suas malas mesmo depois de você já ter saído do quarto.


Isso é bem útil quando se vai embora da cidade só a noite, por exemplo. Você pode deixar as malas na recepção e aproveitar o seu dia. Na hora de ir embora passa no hostel de novo para pegar.


6. Aproveite a proximidade com os funcionários

Por ter um clima mais informal, eu adoro aproveitar essa proximidade que se cria com os funcionários do hostel para pegar as melhores dicas locais.


Inclusive para comer barato, porque no hostel você vai receber as dicas mais raiz, de locais bem típicos e não só para turistas.


7. Seja organizado nos quartos compartilhados

Quando você se hospeda em um quarto compartilhado, precisa ter atenção às suas coisas. Não digo nem só pela segurança, mas para não misturar com as coisas de ninguém e acabar perdendo na pura desorganização mesmo.


Para se sentir mais seguro, recomendo levar um cadeado seu. Normalmente nos quartos compartilhados dos hostels existem armários tipo de escola americana, com um espaço para colocar o cadeado, mas não tem cadeado você precisa ter um próprio.


Esse cadeado aqui é ótimo e baratinho.


8. Traga a toalha

Diferente do hotel que te fornece todas as comodidades que você precisa, o hostel costuma cobrar apenas pela cama. O resto vira adicional.


É normal que a toalha seja adicional, sendo alugada caso você precise. Para evitar ter que pagar algo a mais, leve a sua.


9. Respira fundo e mantenha o bom humor

Os hostels são feitos para serem mais baratos e proporcionarem o compartilhamento. Isso significa que vai ter bagunça, barulho, falta de privacidade. Mas isso não precisa ser ruim, basta você ir consciente do que te aguarda.


Pode ser muito divertido.


10. Aproveite os momentos de confraternização dos hostels

Como o ponto forte do hostel não é o quarto, é normal que os hostel invistam em áreas comuns muito legais. Geralmente tem barzinho, às vezes restaurante, piscina, mesas, salas de jogos...


São ambientes pensados para que você confraternize com os outros hóspedes. Por isso o hostel é tão amado por viajantes solo, dá pra ter a interação social com pessoas aleatórias e encontrar aquela companhia para os passeios que exigem companhia.


Esse conteúdo foi produzido originalmente para o meu IGTV, em parceria com o Hostel A Coroa, em Arraial do Cabo:

Se você gosta de dicas de viagem me segue lá no Instagram


Mais dicas de viagem úteis aqui no blog: