top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

O que é um hostel? Como funciona? Tudo o que você precisa saber antes de se hospedar

Atualizado: 1 de ago. de 2022


Você tem vontade de se hospedar em um hostel e economizar na viagem mas ainda não sabe muito bem como funciona? Nesse post eu vou te explicar o que é um hostel e tudo o que você precisa saber antes de ir pela primeira vez.


Eu inclui também ao longo do texto alguns vídeos que eu já fiz sobre hostels, eu produzo conteúdo de viagem no YouTube, Instagram e Tiktok, além do blog. Me siga na rede social que você mais gostar, estou sempre colocando novos conteúdos.


Mas vamos lá, começando pelo começo para entender o que é um hostel:


O que é um hostel?

O hostel é uma opção de acomodação mais barata para os viajantes, muito procurado por mochileiros ou nômades digitais. Eu gosto muito de me hospedar em hostels, principalmente quando estou viajando sozinha.


Ele se encaixa no modelo de economia compartilhada, sendo uma grande tendência do momento, principalmente entre as pessoas mais jovens.


O hostel é o primo divertido, jovem e meio bagunceiro do hotel. A maioria dos hostels funcionam de forma mais parecida com hotéis do que com pensões, por exemplo.


A grande diferença do hostel para o hotel é que o carro chefe do hostel é o quarto compartilhado, normalmente com beliches.


É por causa desse compartilhamento de espaço que o hostel consegue oferecer preços tão acessíveis. E assim a gente pode viajar mais com menos dinheiro.


Normalmente o valor é muitooo mais em conta. Claro, comparando o quarto compartilhado do hostel com o hotel. Alguns hostels oferecem quartos privados também, só que daí não tem essa diferença de preço tão grande. Costuma ser quase igual ao valor de um hotel simples.


Ps. Aqui nesse mapa mundi de dicas de viagem eu coloco um pin sempre que fico em um hostel ou hotel que eu recomento, tudo o que está nesse mapa é porque eu fui e testei pessoalmente. Salve a página nos seus favoritos, está sempre atualizada.


É importante que você entenda o que é um hostel antes de se hospedar pela primeira vez, porque acontece de alguns viajantes chegarem desavisados e odiarem sua estadia, simplesmente por não estarem cientes de como seria a acomodação.

Vai viajar para fora do Brasil? Abra sua conta global na Nomad e ganhe US$ 10 com o código JULIAORIGE (saiba mais aqui)


Como funciona o hostel?

Assim como o hotel, no hostel você paga por uma diária. Você pode alugar uma cama nos quartos compartilhados ou o quarto privativo.


Atenção: mesmo para os quartos privativos é bom verificar onde fica o banheiro, é possível que ele seja compartilhado também.


A maioria dos hostels oferece café da manhã, mas costuma ser mais simples do que o do hotel. Eu acho bem suficiente, não é aquele banquete mas também não é pão com margarina.


Quem já sabe o que é um hostel e gosta do modelo de acomodação costuma pegar quartos compartilhados, para economizar. E como a maioria dos hóspedes do hostel fica em quartos compartilhados, as áreas comuns geralmente são bem legais. É normal ter bar dentro do hostel, uma super sala de estar, até salas de jogos ou mesas de estudo eu já vi.


Assim você não precisa passar todo o tempo dentro do hostel no quarto. Pra mim é bem útil, já que eu viajo e trabalho ao mesmo tempo, é sempre bom ter um sofá ou mesa para editar meus vídeos.


Quartos compartilhados no hostel

Os quartos compartilhados podem ser mistos (homens e mulheres), femininos ou masculinos. Nem todos os hostels tem essa opção e normalmente quando tem é um pouco mais caro ficar nos quartos exclusivos para um gênero só.


Eu nunca fiquei em quartos só femininos, só nos mistos ou privados. Nunca tive nenhum problema real assim, só uns caras esquisitos dando em cima de mim.


Para as mulheres viajando sozinhas eu recomendo ficar em quartos compartilhados com muitas camas. A única vez que eu fiquei com um pouco de medo foi quando eu estava em Praga, num quarto só com mais 3 pessoas. Estava sozinha e os hóspedes mudaram durante a minha estadia, no último dia só estava eu e 3 homens que eram amigos e viajavam juntos.


Eles eram bem esquisitos e ficaram insistindo para eu ir beber absinto com eles e dando em cima de mim de uma maneira bem nojenta.


Eu acabei pedindo pra trocar de quarto e deu tudo certo.


Mas recomendo ficar em quartos com mais pessoas, assim você sempre vai ter mais supervisão social e a probabilidade de ter várias outras mulheres no mesmo quarto. Eu acho menos desconfortável do que um quarto de 4 camas que é possível que você fique com um grupo de amigos.


Essa pergunta apareceu muito no meu TikTok, depois que eu expliquei o que é um hostel, respondi em vídeo:


Não dá medo de dormir em quarto compartilhado com homens?

Outra pergunta que apareceu muito:

Como guardar suas coisas em segurança no hostel?

Cozinha compartilhada

Um recurso muito bom para quem quer economizar nas viagens é a cozinha compartilhada que muitos hostels possuem. Quando a cozinha é aberta para os hóspedes, você tem acesso à uma geladeira para guardar suas compras, fogão e utensílios para cozinhar sua comida.


Lembrando que como é um espaço compartilhado é preciso lavar tudo o que você utilizar.


É ótimo para quem quer comer mais saudável ou economizar, assim você consegue levar seus próprios lanches para os passeios.


A informação de se existe cozinha compartilhada ou não vai estar disponível no site do Hostel ou no Booking.


Como é um hostel por dentro? Tour pelo El Misti de Ipanema:

Para quem ainda ficou na dúvida de o que é um hostel, na minha primeira viagem para o Rio de Janeiro eu produzi esse vídeo em parceria com o El Misti, mostrando como é o hostel por dentro. Esse é o estabelecimento de Ipanema.

Se você for se hospedar em qualquer El Misti, reserve pelo site com o meu código e ganhe um mimo: JORIGEMISTI2019.



10 dicas para quem vai ficar em um hostel pela primeira vez:

Nesse vídeo aqui eu separei 10 dicas para quem vai pela primeira vez para um hostel, esse eu gravei no Hostel A Coroa, em Arraial do Cabo, que é uma fofura só.


Onde reservar a hospedagem no hostel?

Entendeu o que é um hostel e ficou com vontade de se hospedar em um? Você consegue encontrar hostels nas mesmas plataformas que você encontraria um hotel. O Booking é uma ótima opção, por exemplo.


Alguns hostels tem site próprio ou reservam dia Whatsapp também.





Vai viajar? Aqui no meu mapa mundi de dicas de viagem eu coloco todas as dicas para os destinos aonde eu já estive. Ele é atualizado sempre, é só dar um zoom na região que você vai conhecer que você consegue ver minhas dicas. Aqui nessa página você consegue ver a legenda de cada ícone.


Todas as informações do mapa de dicas de viagem e desse post são da minha experiência viajando, são retiradas da vida real.


Mais dicas de viagem úteis aqui no blog:


bottom of page