• Júlia Orige

Livraria Lello, no Porto



Uma das livrarias mais belas do mundo, a Lello é visitada por milhares de pessoas todos os dias. A livraria fica num edifício neogótico, erguido no começo do século 20. Por fora o prédio já é muito bonito, mas é por dentro que nos surpreende. São dois andares, conectados por uma bela escada com degraus vermelhos. No teto fica um vitral incrível e as janelas já são lindas por si mesmas. É uma daquelas livrarias abarrotadas de livros.

Infelizmente, também é abarrotada de visitantes. Isso dificultou um pouco as coisas, ou seja, andar e bater fotos. Como na entrada havia uma placa dizendo que era proibido tirar fotografias, eu guardei minha câmera. Mas depois de alguns minutos vi que todos que estavam ali batiam fotos desesperadamente. Resolvi não abusar e tirar fotos só com o celular. Não ficaram muito boas, a iluminação não é muito uniforme e havia tanta gente.

A placa está lá para bonito, descobri depois que a proibição das fotos foi revogada no início de 2015, porque não adiantava muita coisa. Para visitar a livraria Lello por dentro é preciso comprar um bilhete, num quiosque do outro lado da rua. Você também pode comprar o bilhete com antecedência pelo site da Livraria Lello e evitar filas. A entrada custa 3 euros, que são descontados se você comprar algum livro. Eu, particularmente, não acho que valha a pena. É quase impossível escolher um livro com calma lá dentro. A não ser que você já tenha um título em mente.

A livraria Lello e Irmão fica na Rua das Carmelitas, não muito longe da Torre dos Cléricos, um dos pontos turísticos mais famosos do Porto. É mesmo no centro da cidade, não vai lhe custar muito esforço.

Algumas fotos minhas da livraria, com direito a turistas:






E uma foto (Flickr) da livraria fechada que consegue mostrar melhor a sua beleza.


Já foi a livraria Lello e Irmão? O que achou?


Navegue pelo Quem vai e quem fica:
Receba dicas de viagem por email:
  • Instagram
  • YouTube
  • Pinterest
Páginas principais:
Atalhos: