top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

7 dicas de produtividade para nômades digitais



dicas de produtividade nomade digital

Trabalhar em casa já é complicado, mas trabalhar remotamente sem ter uma casa fixa é um verdadeiro desafio - que pode ser muito recompensador, é claro. Um nômade digital é uma pessoa que tem um trabalho que pode ser realizado 100% virtualmente, sem a necessidade de comparecer a um escritório, por exemplo, e escolhe viajar enquanto trabalha. Ser um nômade digital é um sonho para muita gente, mas a realidade pode ser bem desafiadora. Uma das maiores dificuldades é manter o foco e ser produtivo ao mesmo tempo que aproveita para conhecer o mundo.

Normalmente estamos programados para trabalhar em uma rotina fixa e quando viajamos entramos no "modo férias". Porém, para quem é nômade digital isso não pode acontecer. É preciso turistar e trabalhar no mesmo dia. Se você acabar trabalhando demais pode ocorrer de acabar o seu tempo na cidade e você perder a viagem. E se esquecer de produzir, bem, o prejuízo é na conta bancária.

Então, como manter o foco e aumentar a produtividade enquanto você viaja como nômade digital?


7 dicas de produtividade para nômades digitais:


1. Faça viagens longas

Quando temos um trabalho presencial as viagens sempre tem os dias contados, são dias de férias em que você precisa cobrir o maior trecho possível e aproveitar tudo que der. Mas quando o seu trabalho é distribuído durante a viagem, é um erro enorme comprar passagens para ficar pouco tempo em algum lugar.

Considere pelo menos uma semana em cada cidade, a não ser que seja uma viagem para um local sem internet, sem estrutura. Tendo uma semana na cidade, por exemplo, você consegue separar os dias para trabalhar 100%, os dias para trabalhar meio período e os dias só para conhecer o local.

Dica: planeje esses dias de trabalho e de turismo conforme a previsão do tempo

2. Determine o seu horário de trabalho

Mesmo que você não tenha um chefe deixando pilhas de papel na sua mesa e vendo a hora que você sai do escritório, ter um horário de trabalho vai te ajudar a ser mais produtivo sendo nômade digital.

Faça uma tabela com os seus horários, claro que sempre vai surgir um imprevisto e tem de ser uma coisa flexível, mas ela vai te guiar. Determine um horário para acordar mais ou menos igual todos os dias, isso vai deixar você mais disposto e aumentar a produtividade.

Escreva os dias em que você vai trabalhar e de que hora até que hora. E tente seguir!


3. Vá para cafés ou espaços de coworking

Uma das coisas que mais influencia na produtividade de um nômade digital é o espaço de trabalho. Não é legal trabalhar no hotel, muito menos se você optar por uma hospedagem low cost como um hostel.

Pesquise os cafés da cidade onde tem wifi e tomada. Se houver um Starbucks é garantido que você consiga um bom espaço de trabalho por horas a fio sem ninguém incomodar. Existem já outras redes concorrentes, como o Costa Café na Europa.

Outra opção, se você estiver em uma cidade maior, é procurar um espaço de coworking. Nesses escritórios compartilhados você vai ter toda a estrutura necessária para aumentar a sua produtividade sendo nômade digital e é possível alugar o espaço por dia, ou por mês.


4. Cuide do seu planejamento - macro e micro

Todo mundo sabe que manter o foco e a produtividade sendo seu próprio chefe é muito desafiador. A sua melhor ferramenta nessa tarefa é o planejamento. E você precisa estar atento a ele em níveis macro e micro.

Macro eu quero dizer a longo prazo. Quais são os seus objetivos a longo prazo? Seus projetos maiores, que precisam ser divididos em pedacinhos e atacados um por um. E micro é o dia a dia, o planejamento diário.

Para quem é nômade digital as melhores opções de ferramentas para se planejar são os planners e as plataformas online. Eu utilizo as duas coisas combinadas. Para planos pessoais, planejamento diário e semanal eu uso o planner físico. Também uso para planejar pautas de posts ou anotar ideias quando não estou com o computador perto.

Mas tenho o Trello como meu melhor amigo para planejar conteúdo pro blog de forma mais macro, fazendo o planejamento estratégico de marketing.

5. Faça listas para aumentar sua produtividade

Colocar as coisas no papel é uma estratégia ótima. O seu cérebro descansa, porque ele já não precisa repassar aquelas informações constantemente nem estar ansioso. Com a lista você consegue visualizar melhor o que precisa fazer, comprar ou até o que você já fez.

Eu gosto de fazer uma lista de coisas que eu consegui realizar na semana passada e uma de coisas que eu preciso fazer na semana que vem. Assim eu consigo me sentir produtiva, vendo todas as tarefas que eu consegui terminar e não com o sentimento abstrato de que eu não fiz o que precisava fazer. E a lista de semana que vem é sempre para ajudar a organizar no planner quais os dias que serão utilizados para elas.

6. Utilize ferramentas online

A tecnologia está cada vez mais avançada e precisamos utilizá-la ao nosso favor! Existem algumas ferramentas muito legais que podem ajudar a aumentar a sua produtividade enquanto viaja. Eu sou muito fã do Trello, do Google Agenda e do Evernote.

No Trello eu faço toda a minha estrutura comercial e editorial. No Google Agenda eu planejo minhas viagens e com o Evernote eu consigo guardar todas as minhas anotações em um só lugar, inclusive sites para ver depois.

7. Busque hospedagens com um bom espaço de trabalho

Se você quer mais conforto e mais espaço para trabalhar, procure por um apartamento no Airbnb que ofereça espaço de trabalho. A plataforma tem um filtro pra você escolher apartamentos que tenham estrutura pra você usar o seu computador com o maior conforto. É só você ativar o filtro "viagem de negócios" no "tipo de viagem".


desconto airbnb

Ter a liberdade de viajar enquanto trabalha é um sonho! Mas a verdade é que se trabalha muitoo do mesmo jeito.

Dicas de viagem exclusivas:


Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page