Newsletter de promoções de viagem:

  • Júlia Orige

Guia de viagem de Córdoba | Espanha



ROTEIRO DE CORDOBA ESPANHA

Nesse guia de viagem de Córdoba na Espanha você vai encontrar:

1. Sobre Córdoba

2. Como chegar em Córdoba

3. O que fazer em Córdoba?

3.1 Passeios gratuitos

3.2 Passeios pagos

4. O que comer em Córdoba

5. Quanto tempo ficar na cidade?

6. Onde se hospedar em Córdoba?

7. Quanto custa?

Sobre Córdoba na Andaluzia

Córdoba é uma cidade no Sul da Espanha, na região de Andaluzia, que foi de domínio árabe durante toda a Idade Média. Essa região da Espanha é inconfundível, resultado de uma mistura de culturas milenar. O ponto mais conhecido da cidade é uma prova disso, a Mesquita-Catedral de Córdoba foi construída no século 10 pelo povo muçulmano que vivia ali, mais tarde, em vez de ser destruída após a conquista cristã, foi transformada em uma catedral católica.

Andaluzia é a parte mais quente da Espanha, mesmo no inverno você vai encontrar temperaturas amenas. E no verão, pode esperar pelos 40 graus. Por isso, as cidades do sul tem sistemas de irrigação construídos pela cidade. Há fontes em todos os cantos, canaletas de água corrente e bebedouros de modo a tornar a temperatura mais suportável.

Uma das cidades mais antigas do mundo, Córdoba pertenceu ao Império Romano, recebeu diversas imigrações bárbaras e depois foi conquistada pelos mouros (árabes), no início da Idade Média. Mais tarde, conquistada pelos reis cristãos, Córdoba se tornou a primeira sede da Inquisição Espanhola.

Córdoba é muito agradável, hospitaleira e charmosa. É uma cidade pequena, praticamente todo o turismo pode ser feito a pé.

 

Como chegar em Córdoba

O aeroporto mais perto de Córdoba é em Sevilha, depois o trajeto tem de ser feito de trem, carro ou ônibus. Mas é tranquilo também, e mais barato, ir de Madri para Córdoba diretamente por terra.

Eu fiz o trajeto Lisboa-Córdoba de ônibus, com a Flixbus. Esse trecho custa a partir de 10 euros.

Dica: Para descobrir como chegar a Córdoba a partir de qualquer cidade do mundo (e a forma mais econômica de fazer isso) use o site ou app Rome2Rio.

Se está procurando passagens aéreas em promoção, dê uma olhada no site Passagens Promo!

 

O que fazer em Córdoba na Espanha?

Passeios gratuitos

Mesquita-Catedral


mesquita catedral de córdoba

Interior da Mesquita de Córdoba


mesquita catedral de cordoba

Vista da Ponta Romana de Córdoba

Esse é o ponto turístico mais famoso de Córdoba e o motivo pelo qual a maioria dos turistas vai. A construção do século 10 é impressionante, gigantesca e linda. São dezenas de arcos e séculos de história. Ela é chamada de Mesquita-Catedral porque dentro da construção original da Mesquita muçulmana foi erguida uma catedral, são dois tipos de arquitetura completamente diferentes no mesmo prédio.

A Mesquita é murada, com um pátio interno de livre acesso. Só a visita ao interior que é cobrada, são 10 euros. Mas é possível ir lá de graça!

Como entrar na Mesquita-Catedral de Córdoba de graça?

Para não pagar pela entrada da Mesquita é só chegar lá as 8:30 da manhã! Até as 9:30 (de segunda à sábado) a entrada é grátis, mas você só pode permanecer nesse período lá dentro.

Ponte Romana


Há dois mil anos a Península Ibérica fazia parte do Império Romano e a ponte romana de Córdoba fazia parte da Via Augusta, um caminho que cobria 1500km da Espanha, indo dos Pirineus até Cádiz.

Essa ponte foi construída no século 1 e se conserva até hoje!

Dica: as fotos mais bonitas e emblemáticas de Córdoba podem ser tiradas na ponte, com a Mesquita de fundo.

Templo Romano


Também é da época do Império Romano o Templo Romano de Córdoba, que fica perto da praça principal da cidade, a Plaza de Las Tendillas. Mas o templo que nós vemos hoje é em parte uma reconstrução. Ele foi escavado no século 20 e remontado como as pesquisas mostram que seria na época em que foi erguido.

Plaza de Las Tendillas

É a praça central de Córdoba, onde você vai encontrar barraquinhas de comida e artesanato. Além dos mercados em épocas especiais como o Natal.

Dica: é na Plaza de Las Tendillas, em uma casinha de informações turísticas, que você pode comprar as passagens de ônibus até Medina Azahara (compre sempre no dia anterior ao passeio)

Juderia


patio interno de cordoba

Juderia é o bairro que rodeia a Mesquita-Catedral e onde você pode encontrar os famosos jardins internos de Córdoba. As ruas em si são super charmosas e é onde eu me hospedei, no Hostel Option Be.

Passeios pagos

Medina Azahara


Vista superior de Medina Azahara



Porta do ministro | Medina Azahara

A alguns km de Córdoba fica Medina Azahara, uma cidade árabe construída no século 10 pelo Califa Abderramão III. A cidade durou menos de 1 século e foi destruída em uma guerra civil. Hoje é considerada um dos sítios arqueológicos mais importantes da Espanha, em sua época podia abrigar 12 mil pessoas e era um símbolo de poder do califado.

O projeto era muito bem planejado, contando com um sistema de abastecimento de água e de coleta de esgoto. Além disso ostentava toda a riqueza do Califa, com superfícies revestidas em mármore, ouro, pátios, jardins e banhos.

Como chegar a Medina Azahara:

Você precisa pegar um ônibus turístico, que custa 9 euros (ida e volta) e tem de ser reservado no dia anterior. Você pode comprar os bilhetes pro transporte na Plaza de las tendillas, em um centro de informações.

Lá eles irão te informar sobre os horários de saída do ônibus de ida e de volta. Chegando em Medina Azahara você precisa adquirir o ingresso da atração, apanhar um outro ônibus e subir para a cidade, que fica a cerca de 2km do local onde você compra o ingresso e o ônibus que vem da cidade vai te deixar.

O ingresso para Medina Azahara custa 1,50 euros. Mas para residentes na União Europeia é grátis.

Alcazar de los Reyes Cristianos


patio interno do alcazar de córdoba