top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png

O que fazer em Cape Town: roteiro de 3, 5 ou 7 dias na cidade mais incrível da África do Sul

Atualizado: 25 de jun.

o que fazer em cape town
Vista da Clifton

Cape Town é uma daquelas cidades que te surpreendem em cada esquina. Entre montanhas imponentes, praias com vistas surpreendentes e uma história marcante, ela mistura natureza, cultura, gastronomia e experiências únicas de um jeito que poucos lugares no mundo conseguem.


Se você está planejando sua viagem para lá, esse post vai te ajudar a montar um roteiro completo para Cape Town, com sugestões para 3, 5 ou 7 dias. Separei passeios, dicas práticas e sugestões econômicas pra você montar a melhor viagem possível.


Cape Town é uma cidade de vibe boa. Me lembra um tanto o Rio de Janeiro, onde as pessoas sabem se divertir - em trilhas pra ver o pôr do sol, vôlei na praia, almoços preguiçosos em vinícolas... tem opções de lazer pra todos os gostos.


Navegue pelos post | O que fazer em Cape Town?

Como chegar em Cape Town

O jeito mais comum de chegar em Cape Town saindo do Brasil é voando até Joanesburgo e pegando uma conexão. A maioria das cias aéreas faz esse trajeto. Também é comum combinar Cape Town com outras regiões do país, como o Kruger National Park.


O meu roteiro da África do Sul foi: Joanesburgo - Kruger Park - Joanesburgo - Cape Town. E fui de avião de Joburg pra Cape Town. É a forma mais barata e segura.


Dica: os voos entre Joanesburgo e Cape Town são bem em conta mas eles costumam ficar mega baratos um ou dois dias antes. Eu comprei meu voo literalmente no dia anterior e paguei cerca de 200 reais por trecho pela companhia aérea Lift.


Outra opção também é alugar um carro e fazer esse trajeto de carro, mas são cerca de 15 horas de estrada.


Onde se hospedar em Cape Town?

Cape Town é uma cidade grande e tem regiões mais seguras que outras. Eu me hospedei em Green Point e gostei bastante, consegui andar tranquila - até mais ou menos tranquila durante a noite. Mas tem sua cota de moradores de rua.


Regiões legais para se hospedar:

  • City Bowl – é o centro da cidade, tem muitos restaurantes e fica perto de vários pontos turísticos. Pode ser menos seguro pra andar a pé.

  • Sea Point e Green Point – regiões seguras e bem localizadas, com fácil acesso ao Waterfront e à praia.

  • Camps Bay – para quem quer acordar com vista para o mar.


Se você quer ficar em hostel eu indico o Curiocity de Green Point, ele é incrível. Mas atenção, se for pra Joanesburgo NÃO se hospede no Curiocity de lá. O hostel é legal, mas a região é péssima pra andar à pé. Em Joanesburgo fique na região de Soweto se for ficar em hostel ou prefira algo perto do Rosebank Mall ou do Sandton Mall, são regiões bem mais seguras.


o que fazer em cape town
Bolders Beach

Melhor época pra visitar Cape Town?

Cape Town pode ser visitada o ano todo, mas a melhor época vai de novembro a março, quando é verão e os dias são longos e ensolarados. Se você prefere temperaturas mais amenas e preços mais baixos, os meses de abril a maio e setembro a outubro são ótimas pedidas.


No inverno (junho a agosto), faz mais frio e há maior chance de chuva, mas ainda assim é possível aproveitar a cidade.


Apesar de ser um destino com muitas praias, a água do mar em Cape Town é geladíssima. E fica ainda mais gelada no verão (sim, é mais quente no inverno) por causa de uma corrente marítima vindo da Antártida. Não é à toa que você consegue ver pinguins na costa facilmente.


Se você quiser mergulhar - o que é muito legal por lá e eu quero muito voltar pra fazer numa época mais quente - vá no verão. Tem mergulho com tubarões e florestas de algas. É um local incrível pra ver vida marinha, mas a roupa de neoprene pode ser necessária. E talvez um chazinho depois.



Como levar dinheiro para África do Sul?

Levar dinheiro para a África do Sul é bem fácil com as soluções digitais. Durante toda a minha viagem, usei o cartão da Nomad (código de convidado JULIAORIGE20) para fazer pagamentos em lojas, hospedagens, restaurantes e até mesmo dentro do Kruger Park - absolutamente tudo aceitou cartão. A África do Sul é um país praticamente cashless, então não há necessidade de trocar grandes quantias em espécie.


Pra ser bem sincera, não precisa de dinheiro físico nenhum. Eu pelo menos não precisei, em 40 dias de viagem. Passei por muitos lugares inclusive que nem aceitam mais dinheiro, apenas cartão.


Veja meu vídeo sobre dinheiro na África do Sul:



O que fazer em Cape Town? Roteiro dia a dia

Cape Town é uma cidade com muitas possibilidades. Então mesmo que você fique apenas 3 dias, vai sair de lá apaixonado. Mas se tiver mais tempo, dá pra explorar trilhas, vinícolas, praias e até fazer um bate e volta.


Eu fiz tudo de Uber + ônibus hop on hop off + passeios pelo Get Your Guide. Mas sinceramente, se eu fosse de novo eu alugaria um carro por alguns dias para poder conhecer o Cabo da Boa Esperança, Bolders Beach e outras praias com mais calma.


Roteiro de 3 dias em Cape Town

Dia 1: Centro e Table Mountain

  • Subida à Table Mountain, uma das sete maravilhas naturais do mundo (de bondinho ou trilha). Vá cedo, o clima muda rápido!

  • Passeio pelo V&A Waterfront, com lojas, restaurantes e o belíssimo pôr do sol. Tem um shopping fechado e várias lojas ao ar livre. Tem também um Time Out Market, tipo uma praça de alimentação super gourmet, caso te interesse.

  • Se gostar de vida marinha, visite o Two Oceans Aquarium, é um passeio incrível e imersivo. Separe duas ou três horas da sua tarde pra isso.

  • Aproveite para jantar em Waterfront mesmo, que tem vários restaurantes interessantes,


Dia 2: Robben Island + The Rock

  • Tour para a Robben Island, a ilha onde Nelson Mandela ficou preso. Os guias são ex-prisioneiros e o passeio é emocionante.

  • Depois vá ver o pôr do sol no The Rock, que é um ponto incrível! Esse local não é super conhecido, mas vale super a pena e não requer uma trilha difícil que nem a Lion's Head


Dia 3 – Pinguins em Boulders Beach + Chapman's Peak Drive + Cabo da Boa Esperança

Para esse passeio na Península do Cabo você vai precisar ou contratar um passeio guiado ou alugar um carro. As coisas são bem longe umas das outras e vai levar o dia inteiro para fazer essa rota.

Eu fui com esse passeio aqui.


Se estiver de carro alugado faça a rota:

  • Clifton View

  • Hout Bay - parada pra ir num passeio de barco para ver as focas, compra lá mesmo o passeio

  • Chapman's Peak Drive

  • Boulders Beach - colônia de pinguins

  • Cabo da Boa Esperança


Roteiro de 5 dias em Cape Town

Dia 4 – Vinícolas e Red Bus

  • Pegue o ônibus vermelho para explorar as vistas da cidade e conhecer mais da história. Eu fiz isso e achei uma ótima forma de circular e de ter acesso à vinícola

  • Tour pela vinícola Groot Constantia, que é a mais antiga da África do Sul e a única onde você pode andar entre os vinhedos. Dá pra fazer a degustação de vinhos ou só passear pela vinícola de graça.

o que fazer em cape town
Groot Constantia

Dia 5 – Kirstenbosch + Lion's Head

  • Passeio pelo Kirstenbosch Botanical Garden, é o jardim botânico deles, aos pés da Table Mountain com trilhas e vistas incríveis. Eles fazem sessões de música e de cinema ao ar livre, vale conferir a programação.

  • Subida ao Lion’s Head para ver o pôr do sol (trilha de nível médio - inclui uma escalada segurando numa corrente - leve lanterna para a descida).

o que fazer em cape town
Lion's Head

Roteiro de 7 dias em Cape Town

Dia 6 – Camps Bay e mercados

  • Curta as praias de Camps Bay ou Clifton.

  • Explore mercados locais como o Oranjezicht City Market ou o Mojo Market

  • Aproveite o dia para descansar, almoçar com calma e experimentar mais da culinária sul-africana.


Dia 7 – Extra ou bate e volta

  • Se ainda quiser mais aventura, faça um tour de mergulho com tubarões brancos em gaiola

  • Outro passeio muito legal é andar de kayak com os golfinhos, mas depende da época do ano

  • Ou vá visitar outra colônia de pinguins em Betty's Bay

o que fazer em cape town
Foca em Hout Bay

Colinha de viagem para Cape Town

  • Leve roupas para todos os climas. O tempo em Cape Town muda bastante!

  • Green Point é um bom lugar para se hospedar, se for ficar em hostel eu recomendo o Curiocity

  • Use cartão da Nomad (código de convidade JULIAORIGE20) para economizar com câmbio e pagamentos no cartão.

  • Faça seu seguro viagem com o cupom de desconto JULIAORIGE na Seguros Promo.

  • Para internet, use o eSIM da Airalo, simples e rápido. Ou compre um chip na Vodacom, tem várias lojas espalhadas, inclusive no aeroporto.




Comments


IMG_3225.jpg

Júlia Orige

Blogueira de viagem, formada em Jornalismo e apaixonada pelo mundo.

 

Buscando sempre te dar o caminho mais fácil pra conhecer cada lugar da melhor forma. 

Me conheça mais aqui

bottom of page