top of page
Quem vai e quem fica - Marca.png
  • Foto do escritorJúlia Orige

BRATISLAVA: roteiro de viagem completo de 1 dia (com preços)


roteiro de bratislava

Bratislava é a capital da Eslováquia, uma cidadezinha nas margens do rio Danúbio, perfeita para uma parada entre Praga e Budapeste, ou para um bate e volta de Viena. Mas a maioria dos viajantes deixa Bratislava fora do roteiro de viagem do Leste Europeu, o que é uma pena.


É uma cidade muito bonita, pequena e fácil de ser explorada à pé. Além disso é uma região bem barata, que você pode aproveitar bons hotéis e boas refeições por preços baixos.


Nas duas viagens que eu fiz para o Leste Europeu fiz questão de parar para um dia em Bratislava. Na primeira viagem eu dormi um dia no hotel Tatra, que foi uma ótima pausa no meu mochilão de 20 dias direto em hostel.


Passei uma noite de princesa nesse hotel, com um café da manhã incrível.


Nesse post aqui eu fiz um roteiro completo para 24 horas em Bratislava, com orçamento de viagem no final, assim você sabe quanto precisa levar dependendo do seu perfil de viajante.



Como incluir Bratislava no seu roteiro de viagem do Leste Europeu?

Bratislava fica no meio do caminho entre Praga e Budapeste, e também numa distância pequena de Viena. Então você pode incluí-la no seu roteiro como uma parada entre Praga, Budapeste e Viena. Ou como um bate e volta de uma dessas cidades.


Eu fiz a parada indo de Praga para Budapeste. Em vez de pegar um trem direto eu peguei dois e passei um dia em Bratislava. Achei bem perfeito, assim a viagem fica menos cansativa e você consegue adicionar uma cidade no roteiro sem grandes deslocamentos da rota.


Como eu prefiro andar de trem ou ônibus à pegar um avião, esse trajeto já estava nos meus planos de qualquer forma.


Também é uma boa parada no meio dessas cidades porque nem Praga nem Budapeste usam euros como moeda oficial, o que significa que se você precisar sacar dinheiro nos caixas eletrônicos vão ter taxas e uma cotação bem triste.


A melhor forma de trocar dinheiro no Leste Europeu, que não é euro, é levando euros e trocando pela moeda local. Como eu não gosto de andar com muito dinheiro na mão, eu preferi adicionar essa parada e usar esse dia para sacar dinheiro em euros também.


Na época eu morava em Portugal, então tinha uma conta no Santander de Portugal que já era em euros. Mas você pode usar uma conta e cartão da Wise, por exemplo. Você deposita na conta passando de reais para euros e depois consegue sacar lá em qualquer caixa eletrônico sem taxas.


Como chegar em Bratislava:

De ônibus você consegue bilhetes a partir de 7,99 euros, saindo de Budapeste, por exemplo. Essa simulação eu fiz no site da Flixbus, que é uma companhia de ônibus que liga a Europa inteira. Já viajei muito com eles e super recomendo, é muito prático e fácil de usar.


Se for de trem eu recomendo comprar os bilhetes no site da RegioJet, que oferece preços super em conta e tem o site todo em inglês. Esse mesmo trecho sai pelo exato mesmo preço que o ônibus, dai vai da sua preferência.


A estação de trem fica perto do centro da cidade, dá para fazer esse caminho à pé. Eu não cheguei a pegar nenhum tipo de transporte em Bratislava. Assinalei a estação de trem aqui no mapa mundi de dicas de viagem para você poder se situar, só dar um zoom na região de Bratislava e navegar pelas dicas usando os ícones.



Quanto tempo ficar em Bratislava?

A cidade é bem pequena, dá para conhecer tranquilamente em um dia ou como bate e volta. Mas caso você queira conhecer o interior da Eslováquia, você pode ficar mais uns dias para ver os lindos castelos ou fazer uma degustação de vinhos nas vinícolas.


Onde ficar em Bratislava?

Como a cidade é pequena e dá para conhecer à pé, eu recomendo que você escolha um hotel no centro de Bratislava. Assim não vai precisar usar nenhum tipo de transporte.


Quando eu fui eu fiquei no Hotel Tatra e amei, foi uma experiência perfeita. Achei um preço bem justo considerando a qualidade do serviço. Mas aqui embaixo você consegue ver algumas ótimas opções de hospedagem em Bratislava:


Roteiro de 1 dia em Bratislava:

Estou supondo que você vai para Bratislava de manhã, saindo de Viena, Budapeste ou Praga. Ou seja, a uma distância de até 3hrs. Como ninguém precisa madrugar muito em viagem e nem tem porque, montei esse roteiro pensando que você vai chegar em Bratislava para o almoço.


roteiro de bratislava

Final da manhã/almoço

Praça Hlavné Namestie e Portão de S. Michael

Comece a explorar Bratislava pela praça principal da cidade e o Michalská Brána (ou Portão de São Miguel).


Bratislava, assim como várias cidades europeias medievais, era uma cidade murada, para proteger de ataques estrangeiros. Esse portão é uma das poucas partes intactas dessa muralha que cercava a cidade.


O Portão de São Miguel era a entrada leste de Bratislava e a torre possui 51 metros de altura, você pode subir para ver a vista. A entrada custa 4,5 euros.


roteiro de bratislava
Michalská Brána - Portão de São Miguel

Vai ser fácil de encontrá-lo, é uma torre bem fofa e Bratislava é minúscula. Passe por dentro do portão, passeie pelos arredores e ande até a Praça Hlavné Namestie.


A praça é cercada por prédios históricos do século 19 pra baixo, e a fonte que fica no meio da praça foi construída em 1572 sob o governo do rei Maximiliano II. Durante séculos essa foi a fonte principal de água potável de Bratislava, o povo ia buscar água para beber ali.


Ali nessa região você vai encontrar diversos restaurantes agradáveis, com mesinhas na rua. Aproveite para almoçar! A comida de Bratislava é bem parecida com seus vizinhos do Leste Europeu. São comidas quentes, com muita batata, sour cream e carnes ensopadas.


Começo da tarde

Museu da cidade / Old Town Hall

Numa das esquinas da praça principal de Bratislava está o Old Town Hall, que é a antiga prefeitura da cidade. É a prefeitura mais antiga da Eslováquia e um dos edifícios mais velhos da cidade. Além de o prédio ser bem bonito - e ter um pátio interno fofo - o Old Town Hall abriga o museu de Bratislava, que conta a história da cidade desde a idade média.


Torre do Old Town Hall

Se você não quiser visitar o museu todo, pode pagar o acesso apenas à torre, que é um mirante e te oferece uma vista privilegiada da cidade. O ingresso para o museu custa 5 euros, e a entrada da torre 1 euro.


Essas fotos do post acima foram feitas de cima da torre.


Castelo de Bratislava

Depois de conhecer o centrinho de Bratislava vá para a atração principal: o Castelo de Bratislava. Ele com certeza rouba a cena nas fotos da cidade e o passeio pelos jardins é gratuito, você só paga se quiser entrar no museu.


Eu acabei não entrando, tinha lido alguns posts falando que não tinha muita graça e resolvi não entrar. O Castelo de Bratislava abriga o Museu Histórico Nacional Eslavo, que é a parte paga. Ele tem exposições de arte, não é um castelo com móveis ou instrumentos da realeza.


O Castelo de Bratislava como vemos hoje é bem diferente do seu projeto original, ele foi erguido no século 10, há mais de mil anos atrás, mas já passou por várias reformas. A maioria das modificações foi feita porque o castelo passou por ataques e foi destruído em partes, quando chegou o momento de remendar os mestres de obra incluíam elementos daquele momento histórico.


A sua última reforma foi na década de 1960. O Castelo de Bratislava sofreu muito nas guerras napoleônicas e permaneceu parcialmente destruído até 60 anos atrás.


Por isso também não foram conservadas as mobílias e aspectos reais do interior do castelo.


Dizem que vale muito a pena entrar no museu para subir até a torre e ver a vista lá de cima, em dias claros você pode ver paisagens de 3 países diferentes: Eslováquia, Áustria e Hungria.

castelo de bratislava

Para entrar no museu o ticket custa 10 euros. Se você tiver o Bratislava Card, a atração sai de graça.


O acesso ao castelo pode ser feito por um dos seus 4 portões, cada um tem suas características. Mas eu diria que o mais belo é o Portão de Sigsmundo, que foi construído no século 15 e é o mais bem conservado. É o portão de quem vem do centro histórico.


Passear pelo Castelo de Bratislava foi uma das partes mais gostosas do meu dia na capital da Eslováquia, recomendo a experiência! A vista é lindíssima lá de cima.


dicas de viagem bratislava

Do pátio do castelo você pode ver o Rio Danúbio que corta também Budapeste e Viena.


Depois do passeio pelo Castelo de Bratislava desça para a beira do rio Danúbio para apreciar uma das pontes mais esquisitas que você vai ver.


Final de tarde/Jantar

Most SNP ou UFO Bridge

Uma das pontes que atravessam o rio, bem na frente do centro histórico de Bratislava. É uma ponte com um design super moderno, que lembra um OVNI. Ela foi construída em 1972 e lá em cima, onde fica o objeto quase voador não identificado, funciona um restaurante.


roteiro de bratislava viagem
UFO Bridge

Se seu orçamento estiver folgado, reserve seu jantar por lá, se não, suba para tomar um café e ver a vista.


Para finalizar seu dia de viagem em Bratislava, volte para a praça principal, ela fica linda iluminada!


Caso você vá dormir em Bratislava, sugiro que na manhã seguinte vá conhecer a Igreja de São Martin, que é uma catedral gótica, construída no século 13.


Dicas de viagem de Bratislava no mapa:

Como de costume, todos os locais e dicas de viagem faladas no texto estão assinaladas no mapa mundi de dicas de viagem. Para navegar é só dar zoom na região que você vai conhecer e clicar nos ícones. Ali você encontra informações essenciais, dicas, alertas e fotos. Clique na estrelinha para salvar na sua conta Google e poder acessar pelo app do Maps no celular. Assim você sempre fica por dentro das dicas novas que eu vou adicionando. Esse mapa é atualizado quase diariamente.


Orçamento de viagem para esse roteiro de Bratislava:

Para fazer os cálculos de quanto custa esse roteiro de Bratislava eu levei em conta todos os passeios mencionados aqui no post e 4 perfis de viajante, que eu uso sempre aqui no blog: mochileiro, econômico, conforto e luxo.


Cada um desses perfis tem hábitos de consumo diferentes e por isso variam muito nos gastos com alimentação, hotéis e passeios. Os valores foram pesquisados e atualizados (fevereiro de 2022). E todos os valores são para 1 pessoa.


Entenda os perfis de viajante:

  • Mochileiro: viaja o mais barato possível, está sempre buscando promoções e cupons, dorme em hostel, compra comida no mercado, fast food e restaurantes baratos, usa somente o transporte público se houver essa opção

  • Econômico: gosta de economizar mas não divide quarto, fica em hotéis simples, se alimenta de restaurantes baratos e fast food, mistura transporte público com Uber

  • Conforto: fica em hotéis confortáveis, geralmente 3 estrelas, divide a alimentação entre restaurantes baratos e restaurantes caros, só usa Uber ou aluga carro

  • Luxo: só fica em hotéis 4 ou 5 estrelas e come em restaurantes caros, usa Uber ou aluga carro

Para esse roteiro de viagem de Bratislava eu considerei:

  • Mochileiro: 1 noite num hostel com café da manhã + ingressos para as atrações do roteiro + 1 refeição piquenique (mercado) + 1 refeição num restaurante local barato

  • Econômico: 1 noite num hotel simples + ingressos + 2 refeições em restaurantes locais baratos

  • Conforto: 1 noite num hotel 3 estrelas + ingressos + 2 refeições em restaurantes bons

  • Luxo: 1 noite num hotel de alto padrão + ingressos + 2 refeições em restaurantes de luxo

O transporte eu zerei porque todos os hotéis que eu indiquei ali embaixo são bem no centro e para esse roteiro não tem necessidade de pegar nenhum tipo de transporte, dá para fazer tudo à pé.


Atenção: nesse orçamento eu não considerei seguro de viagem porque é um passeio de 1 dia que você vai encaixar na sua viagem. Mas o seguro de viagem é obrigatório na Europa inteira. Eu recomendo que você cote o seu na Seguros Promo, que é parceira aqui do blog. Temos um cupom de desconto pra qualquer seguro do site, é só usar QUEMVAIEQUEMFICA no seu carrinho de compras. Lembre-se de escolher um seguro que cubra quarentena, assim você não tem que se preocupar com a remarcação de passagem ou estadia extra em hoteis caso teste positivo pra COVID.


quanto custa viajar para bratislava


Sugestão de hospedagem nesses preços:


Gostou desse roteiro de viagem pra Bratislava? Me acompanhe no Instagram para mais dicas de viagem



bottom of page